![]()
Temporada 2007
|
Calendário da Temporada |
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
*Provas canceladas |
|
Renovada, categoria inicia ano em Las Vegas
Com novos carros, pilotos, equipes e pistas, a Champ Car inicia mais uma
temporada em 2007. Sem o apoio da Ford e com um grid de apenas 17 inscritos,
a categoria procura na renovação uma maneira de continuar sobrevivendo.
O novo traçado – que nada tem a ver com aquele utilizado há décadas pela
Fórmula 1 – possui uma curva em "banking" situada atrás do Union Plaza
Hotel, localizado perto do Workd Market Center da famosa cidade do estado do
Nevada. A pista inclui ainda uma parte rápida que corre paralela à Main
Street e ao Casino Center Boulevard. De acordo com os rumores da imprensa internacional, Paul Stoddart deverá utilizar seus modelos de Fórmula 1 de dois lugares como forma de promoção da Champ Car, categoria na qual o empresário ingressou neste ano, ao comprar a CTE HVM e criar a Minardi USA Team. Os carros não participarão de provas, mas serão utilizados para permitir que convidados e fãs possam experimentar a sensação de "passear" em um carro de corrida. Os bólidos estão na sede do time, em Indianápolis, e deverão aparecer em cerca de dez GPs nesta temporada.
Categoria comunica fim de parceria com Ford A Champ Car anunciou que a Ford não será mais sua parceira a partir da temporada 2007. Em um comunicado curto, de apenas dois parágrafos, o presidente da categoria, Steve Johnson, explicou que a decisão foi tomada levando em conta objetivos estratégicos de ambas as partes. "Esta decisão não manchará, de maneira alguma, o legado de sucesso que a Ford estabeleceu na Champ Car. Agradecemos a Ford por tudo o que fizeram pela categoria, mas continuamos construindo um futuro brilhante para a Champ Car e estamos explorando uma série de outras opções para uma nova parceria", declarou Johnson. Já a montadora alegou uma série crise financeira para o fim do acordo. De acordo com a imprensa especializada, a Ford teve um prejuízo recorde de US$ 15 bilhões em 2006, sendo obrigada a "enxugar" os custos. "Avaliamos todos os nossos programas de competição e concluímos que este patrocínio não se alinha aos nosso atuais objetivos estratégicos", justificou Dan Davis, diretor de tecnologia da montadora. A Ford estava junto da categoria desde 2003, quando a Champ Car passou a ser um campeonato monomarca, após a debandada das japonesas Honda e Toyota para a rival IRL. Por sobrevivência na categoria, equipes se unem Buscando a sobrevivência, duas equipes da Champ Car resolveram unir suas forças. A Rusport e a Rocketsports iniciaram uma parceria durante os testes coletivos que serviram de preparação para a temporada 2007 da Champ Car, em Laguna Seca. A Rusport disputou o título em 2006 com Justin Wilson, mas o ex-proprietário Carl Russo vendeu seu time a Dan Pettit, co-proprietário da PKV, enquanto a Rocketsports enfrentou um campeonato difícil em 2006, com apenas um pódio e passou por sérios problemas financeiros nos últimos tempos. Paul Gentilozzi e Dan Pettit, satisfeitos com o resultado desta parceria, resolveram juntar forças em uma única equipe sob o nome de Rsports. "A junção da Rocketsports e Rusport é uma aliança estratégica e econômica", disse Gentilozzi. "Dois carros separados ficam sem uma base técnica que é com certeza necessária hoje em dia. Dois pilotos trabalhando juntos podem expandir o desempenho quando um talvez ainda esteja procurando a combinação certa. Este acordo irá ajudar nós dois e nossas equipes". As duas equipes iriam competir com apenas um carro, guiado por Justin Wilson e Alex Tagliani, respectivamente, mas decidiram unir as forças e competir com os dois pilotos. "Todos trabalhamos muito bem juntos. Com certeza, é uma grande vantagem poder contar com um companheiro de equipe, especialmente alguém experiente como Tagliani. Nós dois poderemos tirar vantagem desse trabalho em conjunto", disse Wilson. "Foram dois ótimos dias para nós", disse Tagliani a respeito dos testes em Laguna Seca. A união, no entanto, está sendo alvo de críticas. "Como proprietários da categoria, eles tem o dever de correr com dois carros. Eu e os demais proprietários estamos nos esforçando, fazendo investimentos e lutando, por que eles não fazem o mesmo? Não concordo com essa decisão", criticou Craig Gore, sócio do Team Australia, temeroso com a possibilidade de a categoria ter um grid com apenas 15 ou 16 carros. Newman Haas muda de nome A equipe mais bem sucedida na história da Champ Car passará a se chamar Newman Haas Lanigan Racing, já que Mike Lanigan, presidente da Mi-Jack Products Inc., que até ao ano passado esteve associada à equipe Conquest, comprou parte da organização e tornou-se sócio do time. A Newman Haas, de co-propriedade do ator Paul Newman e do importador do chassi Lola e empresário Carl Haas, conquistou 97 vitórias e 100 pole positions na Champ Car desde sua formação em 1982. Lanigan, que também promove os eventos da Champ Car em Houston e Cleveland, declarou: "Trabalhamos muito para construir uma boa reputação durante nossos 15 anos no automobilismo", disse o empresário. "Você analisa todas as oportunidades, mas apenas age na que sente que combina com seus objetivos, e sinto fortemente que este relacionamento com Paul e Carl é uma vitória, uma vitória para todos". Perguntado se ter um homem de negócios de Chicago se juntando à equipe era parte do plano para dar mais segurança aos membros da organização baseada na mesma cidade, Newman afirmou que sim. "Carl e eu estamos ficando velhos, e precisamos de alguém de peso e importância para se juntar a nós".
Bruno Junqueira assina com a Dale Coyne
Três vice-campeonatos, nove poles e oito vitórias. O que já é um currículo
de respeito em uma das mais fortes e destacadas categorias do automobilismo
internacional pode ganhar novos números em 2007. O mineiro Bruno Junqueira,
depois de uma longa negociação, acertou contrato com a Dale Coyne e será um dos
pilotos da equipe de Plainfield (Illinois) no campeonato da Champ Car, com
largada prevista para domingo, em um inédito circuito nas ruas de Las Vegas. Com
30 anos e dono dos títulos sul-americano de Fórmula 3, em 1997, e Intercontinental de
Fórmula 3000, em 2000, Bruno dá a partida para sua sétima temporada na série
norte-americana, disposto a repetir o bom desempenho dos testes de pré-temporada
quando, mesmo andando menos que boa parte dos adversários, esteve sempre entre
os mais rápidos.
Champ Car adia a implementação da largada estática A Champ Car resolveu adiar a implementação da largada estática, programada para a início desta temporada nas provas da categoria. Assim, o circo irá iniciar o novo campeonato com a largada lançada. Os organizadores da série alegaram um questão de segurança para explicar a decisão. Isso porque nos testes feitos com o processo no final da semana passada em Laguna Seca apresentaram resultados diversos, o que causou preocupação. "Segurança é a nossa preocupação e sentimos que precisamos afinar nosso processo de largada estática antes de implementá-la", declarou o vice-presidente de operações da Champ Car, Tony Cotman. "Nós iremos continuar trabalhando com as equipes e os construtores para encontrar a opção mais segura e confiável para o processo de largada estática, com os olhos voltados para a etapa de Portland (em junho", se possível", revelou o dirigente. A Fórmula Atlantic adotou o procedimento no GP de Cleveland de 2006. Este ano, a Champ Car testou a largada estática em Houston, no Texas, e Laguna Seca, na Califórnia. Depois dessa avaliação a organização achou prudente realizar mais testes e decidiu não utilizar a largada estática, pois o processo precisa de um tempo maior para ser aperfeiçoado. Graham Rahal quer ganhar em sua estréia A equipe Newman Haas, confirmou o norte-americano Graham Rahal como seu segundo piloto para a temporada de 2007. Graham é filho do tricampeão da Champ Car Bobby Rahal. O jovem, vice-campeão da Fórmula Atlantic em 2006, será o companheiro de equipe do tricampeão Sebastien Bourdais e substitui o brasileiro Bruno Junqueira no time. "É uma honra e um sonho guiar pela for Newman Haas", disse Rahal. "Meu pai sempre me disse que era seu sonho guiar um carro para os senhores (Paul) Newman e (Carl) Haas e eu agora passei a perna nele", brincou. "Estamos animados em trazer Graham para a Champ Car", falou Carl Haas. "Apesar de Graham ser muito jovem, ele tem muita experiência em várias diferentes áreas do automobilismo, e tem uma longa e bem sucedida carreira pela frente", encerrou.
Graham Rahal, 18 anos, disse não ver razões para não vencer a Champ Car no ano
em que estréia na categoria. Rahal acredita que tenha tudo para continuar a
série de vitórias de sua equipe, a Newman Haas Lanigan, atual tricampeã da
categoria com o francês Sebastien Bourdais.
Nova pista de Las Vegas deixa pilotos entusiasmados Os pilotos da Champ Car estão com grandes expectativas a respeito da nova pista de Las Vegas, que abre a temporada 2007. O campeão de 2003 e morador da cidade, Paul Tracy, acredita que os projetistas conseguiram criar em circuito bem interessante, apesar dos contratempos que um ambiente urbano proporciona. "Eu tive a oportunidade de ir ao local e observar a pista. Parece que vai ser muito rápida e boa de se pilotar", disse Tracy. "É complicado de avaliar algo que você só conhece no mapa, mas, o jeito que o traçado está desenhado parece muito mais rápido do que costumamos ver em circuitos de rua", disse o canadense. O novato Alex Figge também aprovou o traçado, comparando com a pista de Long Beach, usada nos anos 1970. "Eu sei que o Jimmy Vasser sabe como desenhar um traçado competitivo. Ele está no ramo há muito tempo. Pelo que eu vi e pelo que me disseram tem muitas subidas e descidas, parecendo muito com a antiga corrida de Long Beach. Por isso, acredito que seja boa", finalizou Figge.
Bourdais espera competir na Fórmula 1 em 2008 O francês Sebastien Bourdais indicou que ainda tem esperanças de competir na Fórmula 1 no próximo ano. Bourdais é o atual tricampeão da Champ Car, onde compete pela Newman Haas. No final do ano passado, ele testou um carro de Fórmula 1 da Toro Rosso, que ficou interessada no piloto, mas não pôde contratá-lo por causa do contrato que ele tem nos Estados Unidos. A preocupação de Bourdais é trocar a vaga na Newman Haas, onde foi campeão nos últimos três anos, por uma na Fórmula 1 que não lhe dê condições de andar na frente. "Ainda estou disponível para novas experiências, mas temos que esperar para falar qualquer coisa. Pode ser a Fórmula 1, mas eu gostaria realmente de ser competitivo, enquanto na Champ Car eu tenho tudo que preciso para isso", disse o francês. Newman Haas muda de nome - A Newman Haas anunciou a entrada de um novo sócio na equipe, o empresário Michael Lanigan. Agora a equipe passa a se chamar Newman Haas Lanigan. "Paul (Newman) e eu estamos muito animados em ter Mike Lanigan se juntando a nós", disse Carl Hass, um dos donos da equipe. "Mike é um advogado do automobilismo de monoposto há muito tempo e um empresário muito bem sucedido. Ele poderá contribuir não apenas com seu entusiasmo pelo automobilismo, mas por sua experiência de negócios, que irá abrir novas oportunidades para a equipe". Lanigan é presidente da Mi-Jack Products Inc., que até ao ano passado esteve associada à equipe Conquest. "Trabalhamos muito para construir uma boa reputação durante nossos 15 anos no automobilismo", disse o empresário. "Você analisa todas as oportunidades, mas apenas age na que sente que combina com seus objetivos, e sinto fortemente que este relacionamento com Paul e Carl é uma vitória, uma vitória para todos".
Veterano Paul Tracy espera por uma temporada melhor A equipe Forsythe chegou nesta quarta em Las Vegas para o início da temporada 2007 da Champ Car. A escuderia conta com o veterano Paul Tracy, que corre em casa, e com o mexicano Mario Dominguez neste ano como pilotos titulares. Paul Tracy é o piloto em atividade com o maior número de vitórias (30) e maior número de participações (250 provas). Em 2006, o canadense sofreu com diversos problemas mecânicos da sua escuderia e espera obter melhores resultados este ano. "Poder começar a temporada próximo de minha casa é fantástico. Os testes foram proveitosos e estamos bem preparados, apesar de alguns problemas durante os desenvolvimentos. Mesmo assim, mostramos a velocidade necessária para ganhar e competir pelo título", declarou. "Creio que dirigir em Las Vegas será muito divertido. A pista é muito veloz e, em geral, tem um bom aspecto. Teve grande divulgação na cidade e acredito que será um grande evento", concluiu o canadense.
|
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Copyright© 2005 Champ Car Brasil.