Home
Site
Contato
Opinião
PORQUE OS MOTORES SÃO DESTRUÍDOS NO BRASIL

Perguntas DSM

1) Qual é a denominação deste Componente ?
2) Qual é sua função e como funciona ?
3) Porque A MITSUBISHI instalou esta peça no motor do Eclipse ?
4) Porque este componente produziu resultados devastadores no motor do DSM no Brasil ?
5) Qual é a solução para isto ?
6) Quais são benefícios da substituição deste componente?

RESPOSTAS DSM

1) Este componente é um trocador de calor ÓLEO/ÁGUA

2) O principio de funcionamento deste componente é a troca de calor entre dois líquidos, pela diferença de temperaturas entre eles , com isto as temperaturas tendem a igualar-se.
Para aumentar a eficiência e reduzir as dimensões, Constrói-se uma colméia, cuja função é aumentar a superfície de troca, como nos radiadores AR/ÁGUA.
A colméia tem a desvantagem de apresentar uma obstrução ao fluxo, perda de carga, por isto, como nos Radiadores constroem-se várias galerias de colméias em paralelo, minimizando a perda de carga, porém com O aumento das dimensões do trocador.

 

3) A Mitsubishi instalou este trocador de calor no motor nos EUA para atender as normas de poluição,
mais precisamente,a um item, emissão de hidrocarbonetos.

Este não é um componente de performance. Constitui uma adaptação para homologar o veiculo nas normas de poluição da Califórnia. CARB Este trocador tem a função de aquecer o óleo, na fase de aquecimento do motor, visto que, O ponto onde é coletada a água para o trocador , situa-se no ponto com maior temperatura no circuito de água, na saída do cabeçote, antes de entrar no radiador.

4) Os resultados devastadores produzidos por este trocador no Brasil.
São atribuídos aos seguintes fatos somados.

A) No Brasil com o clima tropical é realmente necessário manter a temperatura do óleo
abaixo dos 130 graus Celsius, através de um trocador apropriado.
Este não cumpre esta função pois trabalha com a água a 100 graus Celsius, Delta pequeno, para um trocador muito pequeno e com by pass.

B) Quando a Castrol descontinuou a produção do óleo indicado no manual do usuário RS 10W60 a Mitsubishi Brasil errou na indicação do novo óleo.
O óleo SLX 0W30, tem a viscosidade muito baixa para o clima tropical.
Este erro somente foi corrigido no ano de 2003, após a destruição de muitos motores.

C) Com a instalação de um turbocompressor , motor 4G63, o espaço foi reduzido.
Havia a necessidade de relocação do filtro de óleo ,para instalação de um trocador adequado água/óleo, como isto não foi feito, instalou-se, apenas um que atende ao requisito de dimensões disponíveis.
O pequeno trocador apresenta uma perda de carga, redução de fluxo, na linha de óleo que lubrifica todo o motor, não calculado no projeto original.
Em um motor novo , isto não representa redução apreciável no fluxo de óleo.
Contudo, quando o desgaste aumenta as folgas internas do motor, este necessita de um maior fluxo de óleo para manter a mesma pressão.
Para piorar os pequenos condutos do trocador são obstruídos com resíduos, principalmente os da carbonização do motor , reduzindo ainda mais o fluxo.

D) A carbonização excessiva produzida por uma TROPICALIZAÇÃO equivocada, que reduziu o avanço de ignição e enriqueceu a mistura ar/combustível , resultando em maiores temperaturas de funcionamento, derretimento de válvulas , velas de ignição e uma degradação do óleo mais rápida.

O diagnostico final da inadequação do trocador instalado pela MITSUBISHI MOTORS, esta indicado na photo, pelo furo de “passagem” BY PASS na galeria de óleo do trocador.
Demonstrando a incapacidade deste em fluir todo o óleo necessário ao motor.
Da mesma forma, o óleo que passou direto não trocou calor.

5) A solução é a retirada deste trocador e a instalação de um trocador AR/ ÓLEO adequado, como o visto na photo.

6) Resultados após instalação.

Como podemos ver na photo do painel de instrumentos, em marcha lenta, O manômetro de óleo indica mais de meia escala, impossível com o trocador original.
Com o motor a 3000 rpm o manômetro de óleo indica agora mais de ¾ da escala.
O motor também agradece, mostrando um funcionamento mais suave e robusto.
Teremos mais potencia também , pois este motor tem JET COOLER .
Agora com mais óleo e com a temperatura mais baixa, teremos menor detonação , e eficiência volumétrica maior.

O motor será mais confiável e terá uma vida útil muito maior pois à medida que as folgas forem
aumentando o maior volume de óleo disponível manterá a pressão necessária para preenche-las, evitando o contacto direto de metal com metal que destrói o motor.

Não se pode afirmar que este trocador é a causa da folga axial do virabrequim (CRANK WALK),
Porém pode-se afirmar com certeza que aumenta , acelera,potencializa, os seus efeitos.

Observe o display do EGT, digital ao centro
As temperaturas abaixaram em toda a faixa em 100 graus Celsius
Antes em marcha lenta tínhamos 450 graus
Agora temos 350 graus Celsius
Isto significa que podemos subir a pressão ou
Empobrecer a relação ar/combustível ou
Manter ambas e ganhar em confiabilidade.
Esta redução na temperatura de EGT se deve a dois fatos:
Temperatura de óleo mais baixa
Maior avanço do ponto de ignição , com novo set-up EPROM ECU

Roberto Zschaber
Batman



HomeSiteContatoOpiniãoCarro VirtualRodasSuspensãoEmbreagemAmortecedorMotorTeto
FreioFarolAlarmeMaçanetaAr CondicionadoConcessionáriaRecallInvendávelPiadas
PajeroRachadura

Hosted by www.Geocities.ws

1