100% Patriota!
Conteúdo
 Católicos I
 Espíritas
 Muçulmanos
 Test. de Jeová
 Os Judeus
 Dois Batismos?
 Fund. de Religião
 Martinho Lutero
 As 95 Teses
 História de Israel
 Fim dos Apóstolos
 Testemunho
 Manus. Quram
 Ev. João Apócrifo
 Caverna Dragão
 Reportagens
 Católicos II
 Sacrifício/Oferta
 Mensagem da Cruz
 Gnósticos
Bíblia & Cia.
 Sua História
 Confiança Nela
 Presente de Deus
Pegue Tudo
 GIF's - JPG'S
 MIDI's
 E-books
HTML, JAVA &         Office
 Tutorial HTML
 Tutorial Frame
 Tutorial Java
 Comandos Office
Programas
        Essenciais
    ECONOMIA
 Agentes Econômicos
 Fluxos Real/Monetário
 Importação/Exportação
 Produto Interno Bruto
BART, Uma
Longa História
 1º Momento
 2º Momento
FALE COMIGO
Este Site é Seu! 100% Jesus

A Nova Onda dos Gnósticos

www.bartimeu.cjb.net

Gnósticos

Católicos

Espíritas

Acelere Windows XP

Os Gnósticos

      Gnosticismo vem do grego gnosis , "conhecimento". Enquanto o cristianismo se baseia na revelação de Deus ao mundo - que atinge seu ápice na vinda de Cristo ("Quem vê a mim vê ao Pai", João 14:09; "Eu e o Pai somos um", João 10:30) - , o gnosticismo é um movimento muito antigo e de largo alcance até os dias de hoje, sempre de caráter esotérico ( eso significa "dentro" em grego, e esoterikos , "iniciados"), ou seja, que creditava a uns poucos a iluminação espiritual através de estudos ocultistas. Há uma semelhança impressionante entre as filosofias gnósticas anteriores ao Cristianismo - que floresceram em Babilônia, Egito, Síria e Grécia e procuraram se amalgamar posteriormente ao ensino de Cristo (o "evangelho" de Judas é uma das muitas provas disso) - e os ensinos de Allan Kardec e Madame Blavatsky, ambos nascidos no início do século XIX, que condensaram e impulsionaram o espiritismo e o esoterismo modernos, respectivamente. De fato, as doutrinas espíritas e esotéricas atuais são ramificações do velho tronco gnóstico.

    Hipolyte Léon Denizard Rivail (Allan Kardec), fundador do Espiritismo;
                          seita onde há muitos fundamentos gnósticos.

      Logo no século I, o inimigo fortaleceu os incautos com a filosofia gnóstica como uma resposta à mensagem cristã que estava conquistando o mundo. Baseada na filosofia grega, que tem sido a religião do inimigo desde o início (seu método de questionar e desacreditar Deus tem destruído as vidas e almas de milhões de vítimas. Ele não podia tolerar que multidões acreditassem na ressurreição corporal de Jesus. Ele teria de providenciar um ensino falso para adicionar à sua crença pagã, na qual as pessoas adoram falsos deuses e ídolos. Mas o cristianismo estava tão forte que ele teria de introduzir algo que pudesse ludibriar algo os crentes e, principalmente, influenciar os céticos. Ao invés de negar o Jesus histórico, o que seria impossível, pois inúmeras pessoas o tinham visto por si mesmas, ele introduziu o gnosticismo.
      Os gnósticos não negam que Jesus viveu; eles negam que ele foi Deus em carne humana. Assim, no final do século I (85-90 d.C.), o apóstolo João encontrou Cerithus, o herético gnóstico do século I na cidade de Éfeso. Foi esse confronto com um evangelista do gnosticismo que motivou João, como a última testemunha ocular da vida de Jesus, de seus milagres e ensinamentos, a escrever o evangelho que leva seu nome. Alguns anos mais tarde ele escreveu as epístolas que são as respostas do Senhor às falsas reivindicações contra a divindade de Jesus, sem a qual não existe salvação a ninguém. É impressionante ver como Deus colocou no coração e na mente do apóstolo João, pouco antes dele morrer, a resposta perfeita às heresias gnósticas que iriam dominar os próximos três séculos.
      Todos os falsos ensinos, examinados cuidadosamente, seguem a mesma linha gnóstica, que nega a divindade de Cristo e a salvação pela graça, que são claramente ensinadas nas Escrituras. Ora, a idéia de que os quatro evangelhos foram selecionados para compor o cânon das Escrituras dentre mais de quarenta outros assim chamados "evangelhos" no concílio de Roma em 382 d.C. é historicamente ridícula. Na realidade, eles foram selecionados por terem sido aceitos pela igreja primitiva muito antes do final do século I (exceto Apocalipse, escrito em 95 d.C., mas que foi bem aceito pela igreja primitiva no século II e usado como Escritura por mais de duzentos anos antes do Concílio de Roma). O Dr. Ed Hindson, em sua exposição dos falsos e enganosos ensinamentos do campeão de vendas "O Código Da Vinci", explica claramente:
      Os Evangelhos foram escritos de 30 a 50 anos depois do tempo de Cristo. Os falsos evangelhos, os gnósticos citados em "O Código Da Vinci", foram produzidos quase 200 anos depois por aqueles que estavam tentando minar a credibilidade do cristianismo. Os Evangelhos, com nós os conhecemos, dizem muito claramente que Jesus é o Único que ousou afirmar: "Quem me vê a mim vê ao Pai" (João 14:09); "Eu e o Pai somos um" (João 10:30); "... e conhecereis a verdade e a verdade vos libertará" (João 08:32). Quando o sumo sacerdote perguntou a Jesus "És tu o Cristo, o Filho do Deus Bendito?", Jesus disse inequivocadamente: "Eu o sou..." (Marcos 14:61-62).
      O Novo Testamento contém respostas mais que suficientes às reivindicações gnósticas dos séculos I, III e IV e ao papismo (do catolicismo romano) que levou à Era das Trevas (a Idade Média). A partir do momento em que a Bíblia foi tirada dos monastérios e dos museus e impressa na linguagem das pessoas comuns é que os cristãos foram capazes de enfrentar o violento ataque do humanismo grego (assim chamada sabedoria superior dos gnósticos, que acreditam num entendimento oculto que apenas os iluminados podem compreender). Agora podemos defender com a Palavra de Deus contra os muitos novos modismos gnósticos que seitas e anticristãos propagam. O apóstolo Paulo afirma:
       "Ora, o Espírito afirma expressamente que, nos últimos tempos, alguns apostatarão da fé, por obedecerem a espíritos enganadores e a ensinos de demônios, pela hipocrisia dos que falam mentiras tendo cauterizada a sua própria consciência, que proíbem o casamento e exigem abstinência de alimentos que Deus criou para serem recebidos, com ações de graças, pelos fiéis e por quantos conhecem plenamente a verdade" ( 1ª Timóteo 4:01-03).
      Um bom ponto de partida para diferenciar cristianismo e gnosticismo é uma das questões fundamentais de toda religião: a origem do mal. Para o gnosticismo, doutrina dualista por excelência, a polarização do mundo em bem e mal era existente desde o começo. Rezava o gnosticismo que Deus, pertencente ao mundo espiritual (portanto "bom"), cria sucessivos seres finitos chamados éons, e um deles (Sofia) dá à luz a Demiurgo, deus criador, que fez o mundo material (portanto "mau"). Se o mal está na matéria, a solução lógica para o mal é a libertação deste mundo, que se dá após sucessivas passagens da alma na Terra (reencarnação). É por isso que, nas doutrinas gnósticas modernas, o corpo é invariavelmente visto como prisão do espírito. Assim, a solução para o mal no mundo é dada pelo homem, a partir do progressivo desenvolvimento espiritual, quando, tendo atingido um grau máximo de purificação, não mais precisa "rebaixar-se" ao mundo material. Vê-se claramente uma convergência entre o esoterismo moderno, o espiritismo e o gnosticismo nas seguintes considerações centrais.

    Demiurgo, deus criador, que segundo os gnósticos fez o mundo material (portanto "mau" já que eles consideram que o "mau" está na matéria).

      O fato de que todo o ensino gnóstico é contrário a Deus, à Bíblia e ao unigênito Filho de Deus é uma evidência convincente de que Cristo é o único Caminho, a Verdade e a Vida.
      Devemos agradecer a Deus pela páscoa! Ela nos relembra que o cristianismo é a única fé que Deus deu à humanidade. Ela é baseada na ressurreição de Jesus onde bilhões de pessoas se reúnem em igrejas, templos, casas de oração para comemorar a morte, o sepultamento e a ressurreição corporal de Jesus Cristo, o Filho do Deus Bendito!.

      Obs.: Nada dessa idolatria a "coelhinho", a "ovinho" e a "chocolate".



Adaptado da Revista Chamada da Meia Noite (Jul06, págs. 18-20).


Início de Página

 


No Ar
 Sites
Você Missionário
Leia a Bíblia

 

 

 

 

 

Copyright © desde 1999 - 100% JEOVÁ DOS EXÉRCITOS
BART - O EX-CEGO - DO RIO DE JANEIRO
Melhor visualizado por Internet Explorer 5.0 ou superior.  Resolução : 800 X 600.
Hosted by www.Geocities.ws

1