100% Patriota!
Conteúdo
 Católicos I
 Espíritas
 Muçulmanos
 Test. de Jeová
 Os Judeus
 Dois Batismos?
 Fund. de Religião
 Martinho Lutero
 As 95 Teses
 História de Israel
 Fim dos Apóstolos
 Testemunho
 Manus. Quram
 Ev. João Apócrifo
 Caverna Dragão
 Reportagens
 Católicos II
 Sacrifício/Oferta
 Mensagem da Cruz
 Gnósticos
Bíblia & Cia.
 Sua História
 Confiança Nela
 Presente de Deus
Pegue Tudo
 GIF's - JPG'S
 MIDI's
 E-books
HTML, JAVA &         Office
 Tutorial HTML
 Tutorial Frame
 Tutorial Java
 Comandos Office
Programas
        Essenciais
    ECONOMIA
 Agentes Econômicos
 Fluxos Real/Monetário
 Importação/Exportação
 Produto Interno Bruto
BART, Uma
Longa História
 1º Momento
 2º Momento
FALE COMIGO
Este Site é Seu! 100% Jesus

Diálogo entre um Católico e um Protestante

www.bartimeu.cjb.net

Gnósticos

Católicos

Espíritas

Acelere Windows XP

Católicos e Protestantes

SOBRE A SALVAÇÃO

CATÓLICO: O protestante diz que a salvação é oferecida de graça, a todos, pela fé. Não é isso, caro protestante, o que diz o texto: Somos obra dele, criados em Jesus Cristo para as boas obras que preparou Deus, afim de que marchemos por elas (Ef 2, 10). Trata-se de fazer obras de salvação, por meio da fé (ou indicadas pela fé) e não de esperar simplesmente a salvação. O que recebemos de graça é a fé, mas devemos fazer boas obras, que mereçam a salvação.
EVANGÉLICO: Sim Irmão, a Salvação é oferecida de graça e pela graça [Efésios 2:8]; e nós NÃO ficamos parados aguardando a Salvação, nós colocamos nossa Fé em prática! Este argumento em Efésios 2:10 citado por ti, se mostra mal interpretado por você quando a Escritura diz em Tito 3:5 "Não pelas Obras de justiça que houvéssemos feito, mas segundo a sua misericórdia, nos salvou pela lavagem de regeneração e da Renovação do Espírito Santo"! Leia também Irmão, em Gálatas 2:16 que diz "Sabendo que o homem NÃO é justificado pelas obras da Lei, mas pela Fé em JESUS CRISTO, para sermos justificados pela Fé de CRISTO e NÃO pelas Obras da Lei, porquanto pelas Obras da Lei nenhuma carne será justificada".

Leia em sua Bíblia Irmão, pois ela é igual a minha.

DA FÉ & DAS OBRAS

CATÓLICO: Nada a observar. O homem é justificado pelas obras e pela fé, mas não pela fé somente (Tg 2, 24).
EVANGÉLICO: O versículo usado como argumento pelo Irmão está absolutamente CORRETO. Poderia até acrescentar Tiago 2:26 "Pois a Fé sem Obras é Morta". Leia em sua Bíblia.

O CÉU & O INFERNO

CATÓLICO: O protestante crê um céu, para onde sobem os crentes, e em um inferno, onde são sepultados todos os ímpios. Nós acreditamos também no céu para onde sobem os justos, mas não tais crentes protestantes, porque a chave do reino do céu está nas mãos de São Pedro (Mt 16, 19), que não conhece tais filhos de Lutero. Cremos no inferno, onde serão sepultados os pecadores e não somente os ímpios. Vae genti peccatrici! (Is 1, 4). São pecadores todos aqueles que infringem a lei divina, ou se revoltam contra a religião de Cristo, como fazem os protestantes para seguirem as pisadas de Lutero.
EVANGÉLICO: É Irmão... Parece que você se excedeu, julgando seu próximo [Mateus 7:1]. Cremos isso tudo de Pedro, mas não fazemos Culto à ele e nem a nenhum Outro ou Outra, pois só o SENHOR deve ser adorado [Mateus 4:10], o Apóstolo Pedro deve ficar muito triste quando tais o idolatram erroneamente; mesmo assim, continuo o chamando de Irmão, mesmo tu não sendo.

PURIFICAÇÃO DO PECADO

CATÓLICO: O protestante diz (são João) que tem a purificação dos pecados pelo sangue de Jesus. O evangelho diz: "Jesus disse aos apóstolos, os primeiros padres e bispos: Aqueles a quem perdoardes os pecados, ser-lhes-ão perdoados, e àqueles a quem os retiverdes, ser-lhes-ão retidos (Jo 20, 23). O sangue é o remédio, mas tal remédio deve ser aplicado pelo médico espiritual que é o padre.
Leia bem a Bíblia, caro protestante, e reflita um pouco com sinceridade.
EVANGÉLICO: Como disseste, só o que purifica é o SENHOR JESUS! Agora falar que os Apóstolos foram os primeiros padres e bispos, fica difícil... Ainda mais quando a Bíblia nada diz sobre isso e a História conta que Pedro, o Apóstolo que os católicos um dia suspeitam ter sido Papa, foi assassinado por Nero, um Imperador Romano. É, fica difícil... eu até tentei fazer um esforço e acreditar que Pedro poderia ser, afinal, nos dois (2) primeiros séculos a Igreja de Roma era uma bênção... A missa ainda era Culto; a Hóstia ainda era Ceia; não invocavam os Mortos; etc. Mas como as escrituras não dizem nada, isto é uma imposição sem fundamentos... Quanto ao versículo, o SENHOR JESUS ensinou o citado para os verdadeiros adoradores, que podem fazer Maravilhas iguais ou até maiores que O mesmo fez; experimenta ler João 14:12 onde o próprio CRISTO afirmou isto.

E com certeza, eu leia a Bíblia, caro Irmão.

RESSURREIÇÃO & JUÍZO

CATÓLICO: Cremos nós também na ressurreição da carne e no juízo final.
EVANGÉLICO: Concordamos com base em Mateus 27:52.

O CHEFE DA IGREJA

CATÓLICO: Outra mentira, caro crente. O senhor diz não conhecer outro chefe, cabeça ou mestre, além de Jesus Cristo, como sendo ele a PEDRA sobre a qual está edificada e Igreja. Mas, então, o Cristo é o edificador e a pedra ao mesmo tempo? Como é isto?... Pode o operário ser pedreiro e tijolo ao mesmo tempo? O Cristo é o construtor e São Pedro é pedra, diz o evangelho. Leia bem, caro amigo: o erro é grave: Tu é Pedro e sobre esta PEDRA (de Pedro) EDIFICAREI minha Igreja (Mt 16, 18). O Cristo é o construtor: Pedro é a pedra sobre a qual ele edificou. Abra os olhos por favor!
EVANGÉLICO: Sim, o SENHOR JESUS é o Edificador e NÓS a Pedra! Pedra são os "Verdadeiros Adoradores que O Adoram em Espírito e em Verdade" [João 04:24]! Pedro demonstrou ser um Verdadeiro Adorador em Mateus 16:18, mas ainda assim, ele continuou sendo "Homem", sujeito a falhas, tanto é que, em outra ocasião, Pedro Negou a JESUS [Lucas 22:54-62]!

A VIRGEM MARIA

CATÓLICO: O amigo protestante tem a coragem de escrever: "Nós contamos a Virgem Maria entre as pessoas que pertecem à nossa religião", tendo em vista a parte da Bíblia que diz: Pois qualquer que fizer a vontade de meu Pai que está nos céus, esse é meu irmão, irmã e mãe. (Mt 17, 48) Que blasfêmia!
Eis Maria santíssima feita protestante! Ei-la em revolta com seu divino filho, contra a Igreja fundada por ele, e feita filha de Lutero, o bêbado, de Calvino, o impudico, de Henrique VIII, o dissoluto...! Pobre Virgem Maria! Até onde têm a baixeza de colocá-la! Não basta o insulto; é preciso lodo! Não, não, pobres protestantes! Vós nada tendes com a Virgem Maria: ela é a Mãe de Jesus; vós sois os blasfemadores de Jesus. Ela é a Mãe da Igreja Católica, vós sois blasfemadores desta Igreja. Ela é a Virgem sem mancha, e vós procurais atirar-lhe o lodo da vossa revolta, dizendo que ela teve outros filhos, que é uma criatura como qualquer outra, e ides até chamar mariólatras os católicos, porque honram e veneram a Virgem puríssima. Pobres protestantes, refletí um instante, e compreendeis que nada tendes em comum com a Virgem Maria, mas que sois seus inimigos rancorosos e seus teimosos blasfemadores!
EVANGÉLICO: Nós falamos o papel de Maria: uma mulher agraciada por DEUS para ser geradora do Nosso Salvador; e não essas invenções espalhadas por vós. Maria clamou ao SENHOR chamando-o de "MEU SALVADOR" [Lucas 01:47], então ela foi como nós, necessitava ser Salva, assim como nós necessitamos ser Salvos. Como disse, sua Bíblia é igual a minha; vá até Mateus 13:55-56 e leia o seguinte "Não é este o filho do carpinteiro? E não se chama sua Mãe Maria, e seus irmãos, Tiago, e José, e Simão, e Judas? E não estão entre nós todas as suas irmãs? Donde lhe veio pois tudo isso?" Eis então caro Irmão, o SENHOR JESUS tinha irmãos e irmãs, os quais estavam sempre com sua Mãe! Não irei nem citar Mateus 12:46-50, deixarei para o Irmão praticar um pouco. Visualize agora a situação de José, então noivo de Maria... nunca a tocou e ela aparecera gestante; o Anjo impede que ele largue tudo afirmando ser concebido do Espírito Santo [Mateus 01:20]. O SENHOR estava utilizando sua Serva, mas após a Obra Concluída (o Nascimento) e após a quarentena, o SENHOR a entregaria a seu MARIDO. A sua Bíblia é igual a minha.
É irmão, mais uma vez se excedeste, chamando seu próximo de inimigo, com certeza estarei Orando por ti!

OS SANTOS

CATÓLICO: Os santos... Eles só existem na Igreja Católica. O protestantismo nunca produziu um santo, nenhum! nenhum! Dizem acreditar nos apóstolos, evangelistas e profetas... Estes são santos católicos, e não protestantes. Dizem querer imitá-los: Pois bem, imitai-os! Eles eram católicos fervorosos, filhos submissos e devotados da Igreja Católica e de seus chefes.
Ex fructibus eorum cognoscetis eos. Conhece-se a árvore pelos frutos (Mt 7, 20). O protestantismo não pode dar a santidade a seus adeptos, porque não a possui. A Igreja Católica dá esta santidade a milhares de seus filhos, o que prova que a possui.
EVANGÉLICO: Agora o Irmão "viajou" mais ainda. Vocês não fazem "santos", vocês criam ÍDOLOS... se ajoelham perante eles...
Nós Evangélicos Protestantes, somos fiéis "imitadores de CRISTO" [Efésios 05:01-02], e mesmo sendo Homens sujeitos a Falhas, todos Tentamos ser Santos, pois a própria Escritura Sagrada ensina em 1Pedro 01:16 "Sede Santos como Eu Sou Santo"!

SAGRADA ESCRITURA

CATÓLICO: Nós também cremos na sagrada escritura, e cremos também na TRADIÇÃO, que os primeiros cristãos nos transmitiram oralmente ou por escrito, fora da inspiração divina, conforme o conselho de São Paulo: Irmãos, ficai firmes e conservai as TRADIÇÕES que aprendestes, quer por palavra, quer por escrita nossa (2 Ts 2, 15). Por que os caros protestantes não fazem isso? Está na Bíblia!
EVANGÉLICO: Desculpe Irmão, mas até a Tradição deve ser Divina! Como tu disseste, o que está "fora da inspiração divina" é no mínimo carnal, para não dizer Mundano... Sei que citou isto pelos livros apócrifos [Judite, Macabeus...] introduzidos na Bíblia que vós utilizam. Um exemplo de Tradição Divina é a Páscoa [também chamada pelos judeus de Festa dos Pães Asmos - Mateus 26:17], que se mantém sempre forte até o dia de hoje; onde os ímpios lembram do "coelhinho" e nós na Morte Substitutiva do NOSSO SENHOR JESUS!

CONCLUSÃO

CATÓLICO: Eis, querido leitor, uma resposta breve ao feixe de erros que propala tal seita, que se diz evangélica, mas que só tem do evangelho o nome. Lendo estas respostas, o leitor vê imediatamente que o protestantismo não é uma religião: é uma NEGAÇÃO, é um protesto contra o ensino do evangelho, mantido pela Igreja Católica. Para conhecer o protestantismo, basta tomar a doutrina contrária do que a Igreja Católica ensina. Quando a Igreja diz: sim! o protestante grita: não! Quando ela afirma, o protestante nega; quando ela diz: branco, o protestante diz: preto.
No protestantismo não há dogma fundamental, não há moral firme, não há culto. Há unicamente PROTESTOS, objeções e calúnias. Deus é de paz; o demônio é de briga. A Igreja é de amor, o protestantismo é de ódio. É o reino de Deus e o reino de Satã. Basta percorrer as linhas que precedem para convencer-se disto.
A Bíblia, o livro sagrado, porque contém a palavra de Deus, é para os protestantes um livro qualquer, de valor humano, que interpretam a seu talante, que rasgam, que torcem, que adaptam a seus ódios e protestos, de modo que não é a Bíblia que fala por eles, mas são eles que falam pela Bíblia. A palavra da Bíblia torna-se uma palavra humana; "é pau para todas as obras", como alimento para todos os estômagos. Estais enganados, caros protestantes! A palavra de Deus é uma... e esta palavra não pode ser torcida ao capricho de cada um, mas deve ser interpretada por uma autoridade competente. E esta autoridade é a Igreja Católica, fundada por Jesus Cristo, sobre São Pedro, o primeiro Papa, e continuada através dos séculos, sempre fundada sobre o papa - o sucessor de São Pedro. Foi à ele, e só a ele, que Cristo disse: Quem vos escuta, a mim escuta, e quem vois despreza, a mim despreza (Lc 10, 16). Menos rancor, menos prevenção, com maior desejo de descobrir e possuir a verdade, o amigo compreenderá que o protestantismo, como o seu nome o indica, não passa de um PROTESTO, de uma revolta, e não pode ser uma religião verdadeira, que é uma doutrina POSITIVA, e não o protesto contra uma doutrina existente. Protestantes, illi audire nolebant (2 Paral. 24, 19).
EVANGÉLICO: Caro Irmão, tanto temos moral firme que nos recusamos a ajoelharmos perante Imagens de Barro feitas por Homens; e PROSTESTAMOS, sim PROTESTAMOS... Somos Contra a Idolatria, Contra a Mariolatria, Contra a "Moral NÃO Firme", Contra tudo de ruim que denigre o Cristianismo. Eu lhe provo biblicamente que é uma Imposição dizer que Pedro poderia ter algum dia sido Papa, mas isto não é importante...
Importante é lembrar a ti, que um Católico fervoroso pode se Converter e tornar-se um Evangélico Protestante; mas NUNCA que um Evangélico Protestante pode se tornar um católico! Está acontecendo muito ultimamente; aos milhares, multidões de católicos estão se Convertendo tornando-se Evangélicos Protestantes! O Irmão por acaso algum dia soube de apenas Um (01) caso contrário? Eu sei que não, sabe porquê? Pois isso seria RETROCEDER!

ADORAÇÃO

CATÓLICO: Vamos lá. Concordemos primeiro com a significação de adorar, e depois, com sinceridade, examinaremos doutrinas e fatos.
Que é adorar? No sentido católico, é prestar homenagem absoluta à alguém, isto é, reconhecer este alguém como criador e soberano de tudo o que existe. É o ato de honra suprema que só pode ser prestado ao único criador. Eis o que diz o catecismo católico: Quantos deuses há? Há um só Deus e só pode haver um responde o mesmo catecismo.
Tiremos agora a conclusão com sinceridade. A adoração é a homenagem suprema e devida à Deus. Ora, Deus é um só. Logo, os católicos adoram unicamente à Deus; e adorando unicamente à Deus, onde fica a tal adoração de imagens? Só na cabeça dos tais fabricadores de objeções. Discutem sem compreender o sentido das palavras que empregam.
Para discutir com católicos, é preciso conhecer o sentido dado aos termos pelos mesmo católicos e não simplesmente o sentido que lhes atribuem os obcecados protestantes. Eis um termo definido...
EVANGÉLICO: Esta explanação pelo Irmão até agora está ganhando: Foi a mais ABSURDA de todas!
"Para discutir com católicos, é preciso conhecer o sentido dado aos termos pelos mesmo católicos". Essa foi DEMAIS ...

IMAGENS

CATÓLICO: Os católicos adoram as imagens, dizem eles. Vejamos se tal adoração é possível, e se existe deveras. Que é uma imagem? É o retrato, a representação de uma pessoa ou sinal simbólico de qualquer objeto. O retrato de nossos pais é uma imagem representativa. A bandeira nacional é um objeto simbólico da pátria. Tais imagens ou símbolos não merecem nenhuma homenagem como matéria, mas, sim, como representação. O retrato dos pais não passa de papelão, mas, a representação, referindo-se aos pais, merece, de um modo relativo, o respeito que devemos, de modo absoluto à nossos pais.
A bandeira nacional, como matéria, não passa de um pedaço de fazenda, e como tal, não merece nenhuma honra; mas, como objeto simbólico, é a imagem, a representação da pátria, e como tal merece, de modo relativo, todo o respeito e o amor que, de modo absoluto, devemos ao nosso berço natal. Eis definições que nos dão o valor das homenagens que devemos à estes objetos. Nada valem por si, e a nada tem direito, tiram, porém, todo o seu valor da pessoa ou da coisa que representam ou simbolizam.
EVANGÉLICO: Caro Irmão, imagens ou símbolos NÃO merecem homenagem NENHUMA! O argumento utilizado por ti sobre o retrato foi muito interessante, basta acrescentar que uma foto é apenas um adorno, de algo ou alguém querido, ou no caso da Bandeira, apenas um respeito a sua origem, principalmente pelos seus antepassados.
O Irmão não citou é que sua própria denominação cria [Êxodo 20:04] as imagens e se ajoelham perante elas.

ADORAR IMAGENS

CATÓLICO: Ponhamos agora, em frente um do outro estes dois termos: ADORAR e IMAGENS, e vejamos se, conforme a definição católica, é possível ajuntá-los, identificá-los numa única idéia. É absolutamente impossível! Os dois termos excluem-se completamente, como se excluem BEBER e PEDRA, COMER e ÁGUA. Não pode haver relação entre eles. Não se pode comer uma pedra, não se pode comer água. Também não se pode ADORAR IMAGENS no sentido católico.
Lembre-se do sentido das palavras: ADORAR é prestar uma homenagem ABSOLUTA à alguém. Uma IMAGEM é um objeto representativo ou simbólico, RELATIVO. Ora, sendo a adoração um ato absoluto, não pode dirigir-se à um objeto relativo, mas só à um ser absoluto.
A imagem, sendo representativa ou simbólica, não pode receber homenagens absolutas, que só podem ser dirigidas ao ser supremo. Só ele, pois, é capaz de ser adorado. E somente à Ele adoramos como Criador e Senhor supremo. Adorar imagens, no sentido católico, é, pois, uma contradição de termos, de idéias... é um absurdo, é um absurdo tão grande, que arranca aos próprios protestantes instruídos e sinceros brados de indignação contra a própria seita.
Um grande teólogo alemão, Doederlein, escreve: "Os que afirmam que os católicos adoram as imagens, não são guiados pela verdade mas pelo ódio." O ministro luterano Lavater escreve também: "Lícito lhe será dizer que é uma vergonha, em nosso século esclarecido, recriminar ao católico sua veneração às imagens, como um ato de idolatria, quem se sente incapaz de glorificar a sua própria seita de outra maneira que caluniando assim o catolicismo" (Schreiben an den Grafen Stolberg).
Pois é amigo crente, creio ter explanado muito bem algumas das verdades católicas que algumas pessoas ainda teimam em distorcer, deixem, pois, de objeções, caros evangélicos, tomem a sua Bíblia, leiam-na com sinceridade, mas leiam-na inteira... reflitam e orem para que Deus lhes mostre o erro em que laboram e a verdade que caluniam sem conhecer.
EVANGÉLICO: Eu Concordo! É Um Absurdo! Mesmo assim o Irmão e muitos Outros continuam se ajoelhando perante tais Imagens e as venerando! Realmente, é um ABSURDO! O Irmão citou o que um teólogo e o que um ministro explanaram; e eu lhe digo mais uma vez, agora palavra por palavra, o que está escrito em Êxodo 20:04 "Não farás para ti Imagem de Escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos Céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra"!
O Irmão se mostra muito irônico, principalmente quando diz para ler-mos a Bíblia ("...tomem a sua Bíblia, leiam-na com sinceridade, mas leiam-na inteira...") quando 70% das Bíblias dos católicos não tem o Velho Testamento pois os próprios católicos dizem que o mesmo é "ultrapassado"! Ora, eu tenho uma teoria particular quanto a isso: talvez vocês evitem assim o Velho Testamento para não se depararem com o próprio Êxodo 20:04, ou com Êxodo 34:14, ou Levítico 26:01, ou até Deuteronômio 27:15, ou também Isaías 44:10, ou Isaías 45:20, ou ...
Isaías 45:20 então é Ótimo!

Que o SENHOR te abençoe e te guarde!

Início de Página

 


No Ar
 Sites
Você Missionário
Leia a Bíblia

 

 

 

 

 

Copyright © desde 1999 - 100% JEOVÁ DOS EXÉRCITOS
BART - O EX-CEGO - DO RIO DE JANEIRO
Melhor visualizado por Internet Explorer 5.0 ou superior.  Resolução : 800 X 600.
Hosted by www.Geocities.ws

1