         
 |
[Basquetebol
] [Atletismo]
[Vivendo
e aprendendo]
O basquetebol (ou
basquete como é mais conhecido no
Brasil,
do inglês basketball, literalmente "bola na cesta"), é um
desporto
coletivo inventado em
1891
pelo professor de
Educação Física
canadense
James Naismith,
na
Associação Cristã
de Moços de
Springfield
(Massachusetts),
EUA. É
jogado por duas equipes de 5 jogadores, que têm por objetivo passar a
bola por dentro de um cesto colocado nas extremidades da quadra, seja
num
ginásio
ou ao ar livre. Os aros que formam os cestos são colocados a uma altura
de 3 metros e 5 centímetros. Os jogadores podem caminhar no campo desde
que driblem (batam a bola contra o chão) a cada passo dado. Também é
possível executar um passe, ou seja, atirar a bola em direção a um
companheiro de equipe. O basquetebol é um
desporto olímpico
desde os
Jogos Olímpicos
de Verão de 1936 em
Berlim.
PRINCIPAIS FUNDAMENTOS DO BASQUETEBOL
PASSE:
•Passe de peito - Trazendo já a bola junto ao peito, com o peso do corpo
na perna coordenando movimento dos braços com os pulso, a bola à frente
do corpo, lançá-la com as mãos na direção do movimento.
•Passe picado - É idêntico ao passe de peito, com a diferença de
que a bola toque no chão antes de chegar às mãos do jogador que vai
recebê-la. Variação: Passe por cima da cabeça - Elevando a bola
acima da cabeça com ambos os braços, lançá-la com um forte movimento dos
pulsos, sem baixar os braços.
•Passe de gancho - A bola é segura pela mão que vai lançá-la bem
junto ao punho, dedos espalhados na bola. Com um passo atrás ou para o
lado, dar um salto com um giro no ar simultâneo ao lançamento da bola
através de um movimento circundante do braço.
•Passe de ombro - A bola é segura com ambas as mãos, com os dedos
apontados para cima. Os cotovelos devem ser flexionados, a bola se
manterá junto ao corpo com o ombro alto e a execução do passe deverá ser
feita pela extensão do braço, cotovelo e punho.
DRIBLE
•Corpo abaixado, cabeça elevada, joelhos flexionadas, impulsionar a bola
com a flexão do pulso, evite ao máximo olhar para a bola enquanto
estiver driblando, isso dará mais velocidade ao seu drible, mas para
isso é necessário muita prática.
ARREMESSO
•Bandeja - É um arremesso em movimento que pode ser feito com
passe ou driblando. Em ambos, o jogador tem direito a dois tempos
rítmicos, ou seja, ao receber a bola ou interromper o drible o jogador
define o pé de apoio (1º tempo rítmico), tendo direito ao segundo tempo
rítmico com mais um passo. No entanto, a bola deverá ser lançada à cesta
antes que o jogador toque o solo.
•Com uma das mãos - Partindo da posição fundamental, com o peso
do corpo na perna da frente, bola na altura do peito, o jogador
flexionará as pernas simultaneamente à elevação da bola acima da cabeça.
O arremesso termina com a extensão completa do braço, pulso flexionado e
com o último contato da bola através das pontas dos três dedos médios da
mão.
•Jump, com drible e parada - Driblando em direção à cesta,
parando numa posição de equilíbrio, flexionar as pernas, saltar elevando
a bola acima e à frente da cabeça com ambas as mãos, executar o
arremesso apenas com uma das mãos.
•Gancho - O jogador de posse da bola, dribla em direção à cesta
mantendo seu corpo entre a bola e o adversário. Pára, olha para a cesta,
salta girando o corpo no ar com o lançamento da bola em movimento
circundante do braço, caindo de frente para a cesta.
LANCE-LIVRE
•É igual ao arremesso com uma das mãos, efetuado da linha do
lance-livre, sem marcação e tendo cinco segundos para a execução. É
importante que o jogador mantenha o peso do corpo na perna da frente,
concentre-se e bloqueie a respiração antes do arremesso.
REBOTE
•Partindo da posição de guarda, o jogador da defesa procura através de
um trabalho de pernas evitar que o adversário tome a sua frente para o
rebote. É importante, durante o lançamento da bola, que o defensor não
olhe para a trajetória da bola, e sim o jogador que esteja marcando. 1º
caso: Quando o adversário correr para o rebote pelo lado da perna de
trás do defensor, basta a este fazer o giro na perna de trás. 2º caso:
Quando o movimento para a cesta for feito pelo lado da perna da frente,
o defensor efetuará dois movimentos de giro. O primeiro pela perna da
frente e o segundo igual ao 1º caso. Se você estiver embaixo do aro
poderá, se for experiente, prever caso dê rebote, onde a bola irá cair.
As Regras do Basquetebol:
O Jogo:
O objetivo central do basquetebol é
fazer cesta no
time adversário, ou seja, fazer com
que a bola passe por
dentro do cesto adversário. Você pode
fazê-lo de várias
maneiras como arremessando a bola
(jogando a bola
com as mãos), enterrando (forçando a
passagem da
bola, com as mão, pelo cesto) ou
tapeando (dar um tapa
na bola fazendo-a cair no
cesto). Mas sempre lembrando
que deve-se respeitar as regras.
O jogo começa no
círculo central quando, o árbitro,
joga a bola ao alto fazendo a disputa
de salto entre as
equipes. O jogo, atualmente, corre em
4 períodos de 10
minutos cada. O cronômetro
desse tempo deve parar a
cada saída de bola ou parada do jogo
(quando a bola
estiver morta). O árbitro deve
sinalizar à mesa a parada
docronômetro.
A equipe só pode
começar um jogo se os padrões do mesmo forem
cumpridos.São eles:
1.Ter no mínimo 8
jogadores aptos a jogar (5 em quadra e 3 no banco.) e no máximo 12
jogadores aptos a jogar.
2.Deve ter um técnico, e se
o time preferir um assistente de técnico.
3.Deve também possuir um
capitão do time.
4.Deve ter um uniforme com
uma cor predominante e uma segunda cor.
AsFaltas(ContatoFísico):
No basquetebol, todo e
qualquer contato físico que influencie na jogada,
sendo de ataque ou defesa,
é falta. Geralmente da defesa, mas também há de
ataque.
Toda a vez que o defensor
toca no atacante é falta mas a falta é dada
apenas se o toque for
relevante em relação ao jogo ou se for agressiva. Para
um marcador não fazer
falta ele deve ficar a uma certa distância do atacante
para prever sua jogada e
deve também manter seus braços ou erguidos ou
abaixados. BRAÇOS PARA OS
LADOS É FALTA !!! Ou seja se estou
atacando e correndo em
linha reta e bato no braço (que no caso está para o
lado) de um defensor, isso
é falta a meu favor.
Um jogador também não pode
empurrar, abraçar, cotovelar, segurar ou
soquear o atacante, sendo
que estes também não podem ser feitos para o
defensor.
Para todos estes tipos de
faltas existe uma penalidade. Em caso de uma
falta convencional, ou
seja, um simples contato físico durante o jogo; o árbitro
sinaliza a falta, o
cronômetro é interrompido e é dada uma reposição de bola
de fora da quadra.
Simplificando: É dado um lateral ao time que sofreu a falta.
Mas isso é apenas durante
o jogo normal, durante uma troca de passes,
infiltração ou um
movimento qualquer. Agora, se a falta ocorrer durante um ato
de arremesso, ai então é
dada uma bonificação: Lances Livres. Se o jogador
tomar a falta durante o
ato de arremesso e converter a cesta (a bola precisa ter
saído das mãos do jogador
antes do apito soar), então valem os pontos e é
dado um (1) lance livre de
bonificação; Se tomar a falta mas não converter a
cesta, aí são dados
dois(2) lances livres; e se o arremesso for para três pontos e
não convertidos, são dados
aí três(3) lances livres.
Mas nem todas as faltas
são feitas pela defesa. As faltas também podem ser
de ataque - como dito
antes. O jogador em posição ofensiva não pode forçar
sua passagem
(provavelmente em direção a cesta) sobre o corpo do
adversário. Por exemplo,
eu estou lhe marcando e você tenta passar reto por
cima de mim usa a força do
corpo. Isso é uma falta de ataque, e quando ocorre
é dada uma reposição de
bola pela lateral para o time adversário.
E como sempre, toda a
regra tem uma exceção. Existem também as faltas
antidesportivas. São
aquelas falta mais graves, que vão contra o espírito
esportivo do jogo como,
por exemplo, dar um soco no adversário, jogar a bola
de propósito com força
sobre um jogador, pegar a bola e chutá-la com força ...
esse tipo de coisas.
Nestes casos a penalidade é diferente: São dados dois
lances livres, mais um
lateral de ataque para o time que sofreu a falta.
Após 5 faltas pessoais, o
jogador que as cometeu deverá ser substituído e
não poderá voltar a jogar
naquele jogo. Após 4 faltas coletivas (em cada
período) todas as
seguintes serão convertidas em dois lances livres.
Regras de Drible:
Essa é uma regra um pouco
complicada. A caminhada. A regra diz que você
pode dar 2 tempos de
passos, mas há algumas regras para esta regra. Em
primeiro lugar, antes de
picar a bola, ou seja, quando você recebe um passe de
bola, não se pode dar
nenhum passo. Deve-se picar, passar ou arremessar a
bola. Digamos que depois
de picar você pare a bola com as mãos, agora você
não pode mais picar. Você
está com os dois pés no chão; pode estabelecer-se
um pé de apoio, ou seja,
se você fixar um dos dois pés você poderá mover
livremente o outro.
Digamos agora que você fixa o outro pé e tira do chão o
antigo apoio, VOCÊ JA USOU
DOIS PÉS PARA APOIO, e se você encostar o
outro no chão terá usado
três apoios, o que não é permitido! Isso é caminhar.
Se o árbitro apitar a
caminhada, será dada uma reposição de fora da quadra
(lateral) para o oponente.
Mas o esquema dos passos
não é a única restrição. Você também não
pode: picar a bola,
pegá-la com as mão e picá-la novamente; Não pode picar a
bola com ambas as mão
juntas; Não pode apoiar a bola por baixo, ou seja,
conduzir a bola levando a
mão sob a bola. Todos estes aspectos são
considerados drible ilegal
e tem a mesma penalidade da caminhada.
Regras de Tempo em Quadra:
Falandosobretempo
1.No 1º,2º e 3º período
pode 1 tempo de 1 min. no 4º período, 2 tempos
de 1 min.
2.Os intervalos entre cada
período são de 2 minutos, mas entre o 2º e 3º
há um intervalo de 15
minutos.
3.Não é permitido ficar
dentro do garrafão por mais de 3 segundos com ou
sem posse de bola.
4.Não é permitido ficar
(com a bola) mais de 8 segundos na zona (lado da
quadra) de defesa.
5.Após os 8 segundos
mencionados acima, você tem 24 segundos para
arremessar a bola (zona de
ataque).
6.Quando há um marcador a
menos de 1m de distância do atacante, o
mesmo, não pode segurar a
bola por mais de 5 segundos.
[voltar]
|