NSP

EE Nossa Senhora da Penha

Educação Física - Sandra Simi - Basquetebol

ArtesSP450HistóriaInformáticaEd. FísicaAstronomiaReligiãoXadrezMatemáticaCiências/Biologia

Estou voltando para casa

 

[Basquetebol ] [Atletismo] [Vivendo e aprendendo]

BASQUETEBOL

O basquetebol (ou basquete como é mais conhecido no Brasil, do inglês basketball, literalmente "bola na cesta"), é um desporto coletivo inventado em 1891 pelo professor de Educação Física canadense James Naismith, na Associação Cristã de Moços de Springfield (Massachusetts), EUA. É jogado por duas equipes de 5 jogadores, que têm por objetivo passar a bola por dentro de um cesto colocado nas extremidades da quadra, seja num ginásio ou ao ar livre. Os aros que formam os cestos são colocados a uma altura de 3 metros e 5 centímetros. Os jogadores podem caminhar no campo desde que driblem (batam a bola contra o chão) a cada passo dado. Também é possível executar um passe, ou seja, atirar a bola em direção a um companheiro de equipe.          O basquetebol é um desporto olímpico desde os Jogos Olímpicos de Verão de  1936 em Berlim.

 

PRINCIPAIS FUNDAMENTOS DO BASQUETEBOL

PASSE:
•Passe de peito - Trazendo já a bola junto ao peito, com o peso do corpo na perna coordenando movimento dos braços com os pulso, a bola à frente do corpo, lançá-la com as mãos na direção do movimento.
Passe picado - É idêntico ao passe de peito, com a diferença de que a bola toque no chão antes de chegar às mãos do jogador que vai recebê-la. Variação: Passe por cima da cabeça - Elevando a bola acima da cabeça com ambos os braços, lançá-la com um forte movimento dos pulsos, sem baixar os braços.
Passe de gancho - A bola é segura pela mão que vai lançá-la bem junto ao punho, dedos espalhados na bola. Com um passo atrás ou para o lado, dar um salto com um giro no ar simultâneo ao lançamento da bola através de um movimento circundante do braço.
Passe de ombro - A bola é segura com ambas as mãos, com os dedos apontados para cima. Os cotovelos devem ser flexionados, a bola se manterá junto ao corpo com o ombro alto e a execução do passe deverá ser feita pela extensão do braço, cotovelo e punho. 

DRIBLE
•Corpo abaixado, cabeça elevada, joelhos flexionadas, impulsionar a bola com a flexão do pulso, evite ao máximo olhar para a bola enquanto estiver driblando, isso dará mais velocidade ao seu drible, mas para isso é necessário muita prática. 

ARREMESSO 
Bandeja - É um arremesso em movimento que pode ser feito com passe ou driblando. Em ambos, o jogador tem direito a dois tempos rítmicos, ou seja, ao receber a bola ou interromper o drible o jogador define o pé de apoio (1º tempo rítmico), tendo direito ao segundo tempo rítmico com mais um passo. No entanto, a bola deverá ser lançada à cesta antes que o jogador toque o solo.
Com uma das mãos - Partindo da posição fundamental, com o peso do corpo na perna da frente, bola na altura do peito, o jogador flexionará as pernas simultaneamente à elevação da bola acima da cabeça. O arremesso termina com a extensão completa do braço, pulso flexionado e com o último contato da bola através das pontas dos três dedos médios da mão.
Jump, com drible e parada - Driblando em direção à cesta, parando numa posição de equilíbrio, flexionar as pernas, saltar elevando a bola acima e à frente da cabeça com ambas as mãos, executar o arremesso apenas com uma das mãos.
Gancho - O jogador de posse da bola, dribla em direção à cesta mantendo seu corpo entre a bola e o adversário. Pára, olha para a cesta, salta girando o corpo no ar com o lançamento da bola em movimento circundante do braço, caindo de frente para a cesta.

LANCE-LIVRE
•É igual ao arremesso com uma das mãos, efetuado da linha do lance-livre, sem marcação e tendo cinco segundos para a execução. É importante que o jogador mantenha o peso do corpo na perna da frente, concentre-se e bloqueie a respiração antes do arremesso.

REBOTE
•Partindo da posição de guarda, o jogador da defesa procura através de um trabalho de pernas evitar que o adversário tome a sua frente para o rebote. É importante, durante o lançamento da bola, que o defensor não olhe para a trajetória da bola, e sim o jogador que esteja marcando. 1º caso: Quando o adversário correr para o rebote pelo lado da perna de trás do defensor, basta a este fazer o giro na perna de trás. 2º caso: Quando o movimento para a cesta for feito pelo lado da perna da frente, o defensor efetuará dois movimentos de giro. O primeiro pela perna da frente e o segundo igual ao 1º caso. Se você estiver embaixo do aro poderá, se for experiente, prever caso dê rebote, onde a bola irá cair.

As Regras do Basquetebol:

O Jogo:

O objetivo central do basquetebol é fazer cesta no time adversário, ou seja, fazer com que a bola passe por dentro do cesto adversário. Você pode fazê-lo de várias maneiras como arremessando a bola (jogando a bola com as mãos), enterrando (forçando a passagem da bola, com as mão, pelo cesto) ou tapeando (dar um tapa
na bola fazendo-a cair no cesto). Mas sempre lembrando que deve-se respeitar as regras.
         
O jogo começa no círculo central quando, o árbitro, joga a bola ao alto fazendo a disputa de salto entre as equipes. O jogo, atualmente, corre em 4 períodos de 10
minutos cada. O cronômetro desse tempo deve parar a cada saída de bola ou parada do jogo (quando a bola estiver morta). O árbitro deve sinalizar à mesa a parada
docronômetro.
        
A equipe só pode começar um jogo se os padrões do mesmo forem
cumpridos.São eles:
1.Ter no mínimo 8 jogadores aptos a jogar (5 em quadra e 3 no banco.) e no máximo 12 jogadores aptos a jogar.

2.Deve ter um técnico, e se o time preferir um assistente de técnico.
3.Deve também possuir um capitão do time.
4.Deve ter um uniforme com uma cor predominante e uma segunda cor.
         

                                              AsFaltas(ContatoFísico):
No basquetebol, todo e qualquer contato físico que influencie na jogada,
sendo de ataque ou defesa, é falta. Geralmente da defesa, mas também há de
ataque.
Toda a vez que o defensor toca no atacante é falta mas a falta é dada
apenas se o toque for relevante em relação ao jogo ou se for agressiva. Para
um marcador não fazer falta ele deve ficar a uma certa distância do atacante
para prever sua jogada e deve também manter seus braços ou erguidos ou
abaixados. BRAÇOS PARA OS LADOS É FALTA !!! Ou seja se estou
atacando e correndo em linha reta e bato no braço (que no caso está para o
lado) de um defensor, isso é falta a meu favor.
Um jogador também não pode empurrar, abraçar, cotovelar, segurar ou
soquear o atacante, sendo que estes também não podem ser feitos para o
defensor.
Para todos estes tipos de faltas existe uma penalidade. Em caso de uma
falta convencional, ou seja, um simples contato físico durante o jogo; o árbitro
sinaliza a falta, o cronômetro é interrompido e é dada uma reposição de bola
de fora da quadra. Simplificando: É dado um lateral ao time que sofreu a falta.
Mas isso é apenas durante o jogo normal, durante uma troca de passes,
infiltração ou um movimento qualquer. Agora, se a falta ocorrer durante um ato
de arremesso, ai então é dada uma bonificação: Lances Livres. Se o jogador
tomar a falta durante o ato de arremesso e converter a cesta (a bola precisa ter
saído das mãos do jogador antes do apito soar), então valem os pontos e é
dado um (1) lance livre de bonificação; Se tomar a falta mas não converter a
cesta, aí são dados dois(2) lances livres; e se o arremesso for para três pontos e
não convertidos, são dados aí três(3) lances livres.
Mas nem todas as faltas são feitas pela defesa. As faltas também podem ser
de ataque - como dito antes. O jogador em posição ofensiva não pode forçar
sua passagem (provavelmente em direção a cesta) sobre o corpo do
adversário. Por exemplo, eu estou lhe marcando e você tenta passar reto por
cima de mim usa a força do corpo. Isso é uma falta de ataque, e quando ocorre
é dada uma reposição de bola pela lateral para o time adversário.
E como sempre, toda a regra tem uma exceção. Existem também as faltas
antidesportivas. São aquelas falta mais graves, que vão contra o espírito
esportivo do jogo como, por exemplo, dar um soco no adversário, jogar a bola
de propósito com força sobre um jogador, pegar a bola e chutá-la com força ...
esse tipo de coisas. Nestes casos a penalidade é diferente: São dados dois
lances livres, mais um lateral de ataque para o time que sofreu a falta.
Após 5 faltas pessoais, o jogador que as cometeu deverá ser substituído e
não poderá voltar a jogar naquele jogo. Após 4 faltas coletivas (em cada
período) todas as seguintes serão convertidas em dois lances livres.

 

    Regras de Drible:

Essa é uma regra um pouco complicada. A caminhada. A regra diz que você
pode dar 2 tempos de passos, mas há algumas regras para esta regra. Em
primeiro lugar, antes de picar a bola, ou seja, quando você recebe um passe de
bola, não se pode dar nenhum passo. Deve-se picar, passar ou arremessar a
bola. Digamos que depois de picar você pare a bola com as mãos, agora você
não pode mais picar. Você está com os dois pés no chão; pode estabelecer-se
um pé de apoio, ou seja, se você fixar um dos dois pés você poderá mover
livremente o outro. Digamos agora que você fixa o outro pé e tira do chão o
antigo apoio, VOCÊ JA USOU DOIS PÉS PARA APOIO, e se você encostar o
outro no chão terá usado três apoios, o que não é permitido! Isso é caminhar.
Se o árbitro apitar a caminhada, será dada uma reposição de fora da quadra
(lateral) para o oponente.
Mas o esquema dos passos não é a única restrição. Você também não
pode: picar a bola, pegá-la com as mão e picá-la novamente; Não pode picar a
bola com ambas as mão juntas; Não pode apoiar a bola por baixo, ou seja,
conduzir a bola levando a mão sob a bola. Todos estes aspectos são
considerados drible ilegal e tem a mesma penalidade da caminhada.

Regras de Tempo em Quadra:

                                                    
Falandosobretempo
1.No 1º,2º e 3º período pode 1 tempo de 1 min. no 4º período, 2 tempos
de 1 min.
2.Os intervalos entre cada período são de 2 minutos, mas entre o 2º e 3º
há um intervalo de 15 minutos.
3.Não é permitido ficar dentro do garrafão por mais de 3 segundos com ou
sem posse de bola.
4.Não é permitido ficar (com a bola) mais de 8 segundos na zona (lado da
quadra) de defesa.
5.Após os 8 segundos mencionados acima, você tem 24 segundos para
arremessar a bola (zona de ataque).
6.Quando há um marcador a menos de 1m de distância do atacante, o
mesmo, não pode segurar a bola por mais de 5 segundos.


[voltar]

 

 

 

1