Tocandira

Filosofia

Razão

Conhecimento

Linguagem

Política


Como surgiu Tocandira

Porque comecei estudar Filosofia

1º Capítulo - Viagem ao Desconhecido

"Filosofar é reaprender a ver o mundo"

Nivaldo Peres Bonfim

    Existem filósofos hoje em dia?

Concluir os cursos de bacharelado, mestrado e doutorado não são suficientes para que alguém seja considerado filósofo. A maioria dos filósofos são assim reconhecidos apenas após sua morte. Porque somente após estudos posteriores de suas obras, realizados, geralmente, por discípulos ou pessoas simpáticas às suas idéias, é que se pode compreender pensamentos que na sua época eram ainda incompreensíveis.               

                É o que acontece com os artistas que revolucionaram a música ou a pintura, por exemplo, criando novas formas de representação daquilo que sentiam ou que viam. O exemplo mais clássico é o do pintor Vincent Van Gog, um dos principais criadores do impressionismo, que em vida não teve sua obra reconhecida. Por que não? Porque na sua época as pessoas ainda pensavam que um bom quadro era aquele que representasse a realidade exatamente como ela é. Isto é, ainda pensavam que uma boa pintura seria aquela que reproduzisse perfeitamente a realidade.

                Van Gog irá representar a realidade como ele a vê. Com suas grossas pinceladas irá fazer com que cada olhar dirigido às suas telas componha as figuras da sua própria maneira. Van Gog revoluciona a pintura porque seus quadros passam a representar não a realidade, mas a representação da representação da realidade. Deixando claro, portanto, que toda forma de representação nunca diz respeito às coisas mesmas. Toda forma de representação diz respeito ao entendimento que temos das coisas ou da realidade.

                A compreensão dessa forma de ver e representar o mundo só foi possível algum tempo após a morte de Van Gog. Podemos dizer que, com os filósofos, ocorre algo semelhante. Pois, apesar de boa parte deles sofrerem algum tipo de perseguição durante sua vida, o conjunto de suas idéias só pode ser inteiramente compreendido após sua morte. Vem daí, portanto, a dificuldade de  se denominar este ou aquele como filósofo ainda em vida. Porque, geralmente, suas idéias estão além de seu tempo e são pouco compreendidas. Isto é, para serem melhor compreendidas, dependem de um olhar mais atento, dependem de uma leitura mais rigorosa, dependem de um debruçar-se sob suas obras, dependem, enfim, de um estudo pormenorizado de todo pensamento contido em suas obras que muitas vezes em vida encontra-se ainda inacabada.

                Alguns nomes, porém, começam a aparecer nos livros de história da filosofia. Considerados filósofos vivos por muitos historiadores têm seu pensamento ainda em processo. São eles: Jürgen Habermas (1929), Gilles Deleuze (1925), Jean-François Lyotard (1924), Jacques Derrida (1930) e Jean Baudrillard (1929).

                O século XX produziu mais filósofos que qualquer outro período da história. Alguns dos mais famosos foram: Jean Paul Sartre (1905-1980), Claude Lévi-Strauss (1908- ), Michel Foucault (1926-1984), Ludwig Wittgenstein (1889-1951), Maurice Merleau-Ponty (1908-1961), Herbert Marcuse (1898-1979), Max Harkheimer (1895-1973), Theodor Adorno (1903-1969), Walter Benjamin (1892-1940), Eric Fromm (1900-1980), Edmund Husserl (1859-1938), José Ortega y Gasset (1883-1955), Paul Ricoeur (1913- ), Martin Heidegger (1889-1976), Karl Jaspers (1883-1969).

 

Existem Filósofos Brasileiros?

                Quando ainda era estudante de filosofia, um professor, recém chegado da Alemanha onde havia ido estudar, causou revolta em seus alunos logo em sua aula inaugural. Afirmou que daquela sala de aula não poderia surgir filósofo algum. Nenhum aluno poderia admitir, naquele instante, que alguém que ficara 4 anos em outro país chegasse com uma afirmação bombástica logo em sua 1ª aula, sem conhecer aluno algum. Um outro professor da USP em palestra realizada na PUC disse que os cursos de filosofia serviam apenas para formar leitores de livros de filosofia.

                Cruéis revelações para qualquer estudante de filosofia. No Brasil a maioria dos cursos de filosofia funcionam no período noturno, indício de que os estudantes trabalham durante o dia. É certo que a filosofia sempre se ocupou do ócio e todos filósofos, provenientes de famílias abastadas, nunca precisaram trabalhar.

 
Hosted by www.Geocities.ws

1