A Física é uma das ciências da Natureza. A palavra física provém da palavra grega "physike ", que significa " natureza ".
A Física estuda os fenómenos mecânicos, térmicos, eléctricos e luminosos da Natureza. Todos estes fenómenos se chamam físicos. A fusão do gelo, a ebulição da água, a queda de uma pedra, a luminescência do filamento incandescente de uma lâmpada, o relâmpago etc., tudo isto são exemplos de fenómenos físicos. Existem também outras ciências que estudam a Natureza como por exemplo a Astronomia, a Química, a Geografia, a Botânica, a Biologia, etc. Todas estas ciências utilizam as leis da Física por isso alguns cientistas apelidam a Física como a mãe de todas as ciências . A Física é uma das ciências mais antigas. Os primeiros físicos foram cientistas gregos que viveram vários séculos antes da nossa era. Foram eles quem pela primeira vez tentaram explicar os fenómenos da Natureza. O maior de todos os cientistas da antiguidade foi ARISTÓTELES ( 384 - 322 A.C. ) que introduziu na ciência a palavra " física ".
Todas as descobertas e estudos em Física são o resultado do trabalho
persistente de muitos cientistas dos mais diversos países
e povos.
Tópicos de interesse: