:Prólogo:
ABRIL / 2000
Eu me lembro
muito bem de quando ingressei no nosso querido IBILCE.
Foi no ano de 1997. Lá vinha eu direto da cidade de Ribeirão Preto - SP,
meio amedrontado e sem ter a mínima idéia dos maravilhosos anos que eu passaria
nesta vida universitária. Chegando em Rio Preto, tive a sorte de ser chamado
por um veterano para morar na república dele e não ter que pagar a fortuna
que cobram as pensões. Entretanto, se tivesse ido para a pensão da Dona
Adélia hoje faria parte da FDP... Por outro lado, aprendi, com muito sofrimento,
a me virar sem a presença do conforto e mordomia dos nossos pais. Sim, hoje
16 de abril de 2000, sei cozinhar, ir para os quatro cantos da cidade, controlar
os gastos, pagar as contas, aturar os maus tratos da imobiliária e dos bancários,
consertar os sempre intermináveis defeitos da minha república, lavar roupas
e muitas outras coisas da vida adulta... Um outro ponto é a diferença dos
estudantes Ibilceanos de 2000 para os de 1997. Assunto esse que discuti
um pouco no último churrasco, dia 1 de abril, na Estância Popular com o
meu colega Mineiro. Hoje existem muito mais mauricinhos e patricinhas no
câmpus. Quando eu entrei existia muito mais bixo grilos, aqueles tipos woodstock,
sabe? Formando, junto com as festas na GARAGEM, um clima totalmente diferente
do que é o IBILCE hoje. Hoje, as festas dentro da faculdade estão vetadas
pela diretoria e a antiga garagem, cenário de muitas xavecos, porres e rocks,
atualmente só serve para guardar o elefantinho prateado e alguns calhambeques
dos funcionários. Esses dias estava conversando com um dinossauro do IBILCE
e ele me disse que as turmas anteriores não abaixavam a cabeça frente à
desentendimentos com a diretoria. Inclusive essa pessoa me disse que para
melhorar o estado caótico em que se encontrava a Moradia Estudantil, alguns
alunos chegaram a dormir no saguão de entrada da própria faculdade. Nos
dias de hoje, ninguém faz nada para mudar alguns problemas graves da faculdade,
salvo raras exceções. Basta fazer uma comparação entre as unesp de Araraquara
e Franca. Sempre aparece um representante na sala de aula para chamar alguém
para comparecer em paralisações em São Paulo.
Bom, gente é isso!
Mês que vem tem mais.
Abraço a todos...
:As
aventuras do Filipe continuam.
Siga para o capítulo 2: