Jogo 6

 

Sassânidas versus Búlgaros*

Filipe Soeiro

O jogo da manhã de domingo ia ser contra a Finlândia, o meu adversário era Hannu Uusitilo.

Voltei a escolher a primavera(spring) como estação do ano para o caso de ser o atacante, mas com um resultado de 3-3 nos dados, fui o invasor, mas mais uma vez, o estado do tempo foi irrelevante. Eu não coloquei qualquer peça de terreno. o meu adversário colocou 2 montes suaves e três matas. o monte suave calhou no meu sector central, mas afastado da borda, o que foi bom para mim, e também 2 matas que calharam junto do bordo da mesa, deixando apenas uma nesga de terreno para colocar a minha bagagem no sector central. A restante mata, ficou no flanco esquerdo do meu adversário junto à sua borda, não tendo qualquer influência na batalha.


Foto: Filipe Soeiro


A disposição inicial dos exércitos foi a seguinte:
Os Búlgaros (da Esquerda para a Direita - 1º Comando, Comando Aliado, 2º Comando e 3º Comando.

Os Sassânidas (da Esquerda para a Direita) - Comando Aliado, 2º Comando, 1º Comando e 3º Comando.

Neste jogo tentei fazer algo para surpreender o adversário. Como o exército inimigo não tinha Kn's, decidi colocar uma linha de Hd(O) em primeira linha, limitando a manobra dos LH inimigos e concentrando o choque da minha cavalaria. O jogo com ambos os comandos aliados, meu e adversário, a ficarem 'Unreliable', pelo que avancei tanto quanto os PIP permitiam de modo a conseguir  a desmoralização rápida de um

Foto: Filipe Soeiro
A emboscada inimiga não teve qualquer resultado, pois não se desenrolaram combates a uma distância do bosque que permitissem a influência dos Ps's emboscados. O meu adversário tentou forçar o meu flanco esquerdo com LH(S) mas a minha deslocação de dois elefantes para esse flanco, evitou males maiores. Já com um comando desmoralizado, o segundo, o meu adversário decidiu atacar frontalmente as Hd(O) que protegiam 

o flanco da minha cavalaria da direita,  conseguindo destruir 4 elementos, restando apenas o meu C-in-C e um elefante para tapar o 'buraco'. Felizmente, consegui desmoralizar o 3° comando adversário e o seu exército desmoralizou, tendo as minhas baixas sido de apenas 5 Hd(O).

O jogo durou 12 jogadas. Mas não atingimos as 3h30m.

Conclusão: As hordas não são tropas de primeira linha. Os Kn(X) são bons contra archeiros.

*Volga Bulgar, 675 a.D.

Home Up Jogo 1 Jogo 2 Jogo 3 Jogo 4 Jogo 5 Jogo 6 Jogo 7 Jogo 8

DBM PORTUGAL

 

Hosted by www.Geocities.ws

1