|
Sassânidas versus
Búlgaros*
Filipe Soeiro
|
O jogo da manhã de domingo ia ser
contra a Finlândia, o meu adversário era Hannu Uusitilo.
Voltei
a escolher a primavera(spring) como estação do ano para o caso de ser o
atacante, mas com um resultado de 3-3 nos dados, fui o invasor, mas mais
uma vez, o estado do tempo foi irrelevante. Eu não coloquei qualquer peça
de terreno. o meu adversário colocou 2 montes suaves e três matas. o
monte suave calhou no meu sector central, mas afastado da borda, o que foi
bom para mim, e também 2 matas que calharam junto do bordo da mesa,
deixando apenas uma nesga de terreno para colocar a minha bagagem no
sector central. A restante mata, ficou no flanco esquerdo do meu adversário
junto à sua borda, não tendo qualquer influência na batalha.
|

Foto: Filipe Soeiro |
|
A
disposição inicial dos exércitos foi a seguinte:
Os Búlgaros (da Esquerda para a Direita - 1º Comando, Comando Aliado, 2º
Comando e 3º Comando.
Os
Sassânidas (da Esquerda para a Direita) - Comando Aliado, 2º Comando, 1º
Comando e 3º Comando.
|
| Neste
jogo tentei fazer algo para surpreender o adversário. Como o exército
inimigo não tinha Kn's, decidi colocar uma linha de Hd(O) em primeira
linha, limitando a manobra dos LH inimigos e concentrando o choque da
minha cavalaria. O jogo com ambos os comandos aliados, meu e adversário,
a ficarem 'Unreliable', pelo que avancei tanto quanto os PIP permitiam de
modo a conseguir a
desmoralização rápida de um
|

Foto: Filipe Soeiro |
A emboscada inimiga não
teve qualquer resultado, pois não se desenrolaram combates a uma distância
do bosque que permitissem a influência dos Ps's emboscados. O meu adversário
tentou forçar o meu flanco esquerdo com LH(S) mas a minha deslocação de
dois elefantes para esse flanco, evitou males maiores. Já com um comando
desmoralizado, o segundo, o meu adversário decidiu atacar frontalmente as
Hd(O) que protegiam |
|
o flanco da minha cavalaria da direita,
conseguindo
destruir 4 elementos, restando apenas o meu C-in-C e um elefante para
tapar o 'buraco'. Felizmente, consegui desmoralizar o 3° comando adversário
e o seu exército desmoralizou, tendo as minhas baixas sido de apenas 5 Hd(O).
O
jogo durou 12 jogadas. Mas não atingimos as 3h30m.
Conclusão:
As hordas não são tropas de primeira linha. Os Kn(X) são bons contra
archeiros.
|
*Volga Bulgar, 675 a.D.
DBM PORTUGAL
|