|
|
|
Sassânidas versus Beduínos (1)* Filipe Soeiro Jogo com Jan Chris Plaggemars (jogador da equipa holandesa em Ghent), que já
conhecia das minhas participações em torneios na Holanda, mas com quem ainda
nunca tinha jogado. Também o conhecia, pelo facto de ser reconhecidamente, o
melhor jogador holandês. Eu escolhi a primavera (spring) como estação do ano para o caso de ser o atacante, mas com um 6-2 a favor do Jan Chris, ele foi o invasor, e o estado do tempo fui irrelevante. Ele não colocou quer terreno inicial, e eu decidi que por de trás de montes, teria mais chance de resistir ao archeiros inimigos, e escolhi 3 montes suaves. Um monte suave ficou no meu flanco direito, outro, no meu flanco esquerdo, do meu lado, mas perto do meio da mesa, o terceiro ficou do lado direito adversário, face ao monte do meu flanco esquerdo. No final o meu adversário ainda colocou um RGo (mata), que calhou no seu flanco direito junto à sua retaguarda. A disposição inicial dos exércitos foi a seguinte: Os Sassânidas (da Esquerda para a Direita) - 2º Comando, Comando Aliado, 3º Comando, com o 1º Comando colocado atrás do Aliado. O jogo iniciou-se com um avanço em toda a linha do exército Beduíno,
excepto os Bw(X) e os Bd(i) montados que ficaram inicialmente em reserva. Como
foi o primeiro a jogar, conseguiuchegar primeiro ao cimo dos monte que estavam
no meu flancos, assim fui obrigado a manobrar num espaço muito pequeno o que me
restringiu as possibilidade de manobra para fa
Após uma escaramuça bem sucedida entre 2 LH(F) meus, contra 4 LH(O) inimigos, em que consegui destruir os 4 lancei a Cv(S) e os Ax(S) do centro contra o grupo do 12 Bw(I) montados que já tinha descido o monte do meu lado. Só faltavam 3 elementos para o comando desmoralizar, mas as baixas que já tinha tido, 2 Cv(O) e 2 Cv(O), também punham em risco o meu comando. O ataque quase que tinha êxito, pois consegui destruir 2 Bw(I), e o comando inimigo estava a 1 elemento da desmoralização.
No centro os Bw(X), tinham avançado apoiados nos flanco por LH's, e começaram a fazer baixas, 1 e El(O) foi vitima do seu tiro, mas nada que pude-se em causa o 1° comando. No meu flanco esquerdo as coisas complicavam-se, apenas o 2° comando contra o 1° comando e o comando aliado inimigo, os PIP faltavam, o comando começou a ser envolvido, de modo que decidi que era preferível perder o comando, mas tentar destruir o máximo de elementos adversários, pois se consegui-se desmoralizar o maior comando inimigo, isso seria muito útil para a desmoralização do exército inimigo.
Infelizmente, não
consegui destrui mais nenhum elemento do 3° comando inimigo e os archeiros
acabaram por destruir mais 1 Cv(S) e 2 Cv(O), desmoralizando o meu 3°comando,
ao mesmo tempo que a destruição numa só jogada de 2 LH(F) 3 CV(O) e do
general Cv(S), provocou a desmoralização do meu exército. Não tendo os meu
ataque de elefantes contra os Bw(X) tido qualquer resultado, nem mesmo um ataque
de flanco por LH(O) árabes contra o flanco dos BW(X) teve melhor sorte. O jogo durou 10 jogadas. Conclusão: os montes foram colocados demasiado à frente, não permitido que eu chegasse a tempo de os ocupar; faltou um pouco de sorte no final para dar a volta ao resultado. *Dynastic
Bedouin, Hamdanids de Alepo, 950 AD |
|
|