Mouse x teclado
por Luciano Wilian,
utzudos.Bluesman :: e-mail
Será que alguém além de mim notou que a maioria dos jogos vem configurados de forma que nos faz pensar que não existem canhotos? Geralmente as teclas [A-S-D-W] são as escolhidas para movimentação, o [Ctrl] para atirar, [Espaço] para pular e assim por diante.
Para não dizer que eles são inflexíveis, todos aceitam alterações nas configurações das teclas e, no caso da série Unreal, você pode definir duas teclas para cada função. Isso é bom se duas pessoas (uma destra e outra canhota) possam dividir o jogo sem muitos problemas.
Há canhotos que se habituaram a jogar com o mouse configurado para destros, assim como há os casos contrários (eu sou um deles ;-). Antigamente havia mais radicalismo: destro era destro, canhoto era canhoto e pronto. Hoje em dia acredito que cada um tem uma porção de ambidestro.
Eu sou destro, mas uso minha mão esquerda para comer e para mover o mouse. A minha lógica pessoal para isso vem de observar o teclado: você deve centralizar a parte alfanumérica (letras) com o monitor. O restante (setas e números), deve ficar mais deslocada para a direita pois, se você centralizar o teclado inteiro, vai estar digitando com os braços em posição "puxada" pra esquerda, ou seja, uma má posição pra sua postura.
Decidi um dia, por causa disso, usar o mouse com a mão esquerda. Foram dois dias complicados para me adaptar (justamente quando o fluxo de trabalho era maior, mas gosto de trabalhar sob pressão), mas me acostumei. Depois inverti os botões e hoje em dia o utilizo bem com ambas as mãos. Pelo menos para trabalhar, já que eu ainda nem jogava quando optei pela troca de mãos.
Hoje em dia, para jogar, não tem como eu me habituar à movimentação rápida que os games exigem. Foi o preço que paguei por querer me prejudicar menos durante o trabalho no passado.
A partir dali, sempre achei que todos deviam trocar o mouse para a mão esquerda e centralizar o teclado alfanumérico com o monitor. Vale a pena para quem trabalha com digitação como eu.
Isso, é claro, se sua mesa permitir, porque até os fabricantes de móveis se habituaram a esse equívoco da cultura da informática e a maioria das mesas não permite que essa opção seja utilizada facilmente, a não ser que você compre uma mesa pra canhotos. Até mesmo a forma de alguns mouses privilegia o uso da mão direita. Coisas do capitalismo versus minorias.
Voltando ao jogo, as MINHAS configurações básicas são:
[setas] --> movimentação
[Ctrl] ----> pular
[0/INS] -> agachar
O mouse (3 botões) eu inverti os botões: botão direito é o tiro primário, o esquerdo é o secundário e o botão do meio (aquela rodinha pra trocar de arma) ao ser clicado ativa o microfone para dar ordens aos bots (quem quiser saber a configuração detalhada, me envie um e-mail).
O que quero dizer afinal de contas é: você pode (deveria) procurar melhores opções para seu desempenho e saúde. Como eu disse, por mim todos usariam o mouse com a mão esquerda, a não ser que o teclado numérico fosse do lado esquerdo do teclado (alguém pode me dizer se algum louco inventou isso ?).
Se você por um acaso é novo no uso de computadores e/ou está começando a conhecer os jogos para PC, reforço minha sugestão: troque o mouse de lado! A adaptação é rápida e indolor ;-).
Quais as vantagens ? Mais conforto para digitar seus trabalhos, o mesmo desempenho para jogar (depois da fase de adaptação, é claro) e, teoricamente, algum diferencial técnico no seu estilo de jogo, simplesmente pelo fato de usar a mão esquerda. É algo como ser canhoto ou destro ter pesar sobre um jogador de futebol na hora de chutar.
E isso tudo vale também para ambidestros. Alguém falou em minorias ? ;-D
--------------
Glossário
Ambidestro: tanto faz a mão.
Canhoto: pessoa que usa mais a mão esquerda.
Destro: pessoa que usa mais a mão direita.
Indolor: não dói.