Rhaíssa, minha irmã nasceu com
Síndrome de Down. As crianças com Síndrome de Down vão sempre
aprender um pouquinho depois que as outras pessoas. As crianças
com Síndrome de Down precisam ser estimulados, receber um pouco mais
de atenção e respeito de todos. Se elas não forem estimulados
vão demorar para falar e andar normalmente. Por isso a Rhaíssa é
estimulada, nós damos atenção a ela, carinho, amor e respeito. A
Rhaíssa mesmo com a Síndrome de Down está se desenvolvendo e as suas
conquistas podem ser pequenas, mas são grande para nós. Ela é
brincalhona, esperta, legal, e cada vez consegue uma nova conquista. O importante não é vencer é ajudar os especiais. Rhaíssa já
alcançou as conquistas que queríamos: (tais como)andar e falar.
Nós ficamos surpresos e felizes quando a Rhaíssa deu o primeiro
passo e falou a primeira palavrinha. A Rhaíssa quando fez seu
terceiro aniversário, começou a andar de "motinha", comer coisas
diferentes, correr, mas ainda gosta de tomar sopinha. Ela já vai
para a escolinha aprender mais coisas como cantar, pintar... A
nossa família espera que ela estude numa escola, pois fará novos
amiguinhos, coleguinhas. Ela vai na APAE uma vez por semana para
fazer exercícios só para crianças especiais, com Síndrome de
Down.
Seu futuro é ser estimulada para ser uma criança normal, para
fazer cada vez mais coisas, e aprender muito mais. A família
está reagindo muito bem com a Rhaíssa, ela está falando mais
palavrinhas. Todos cercam para vê-la. Aperta as teclas do
teclado, faz o sinal da cruz, dança, monta joguinhos, gosta de
livrinhos de estória. Conclusão: A Rhaíssa vai fazer tudo no seu
rítmo, pois apesar de suas limitações tem muitas habilidades.
Rhaíssa é uma criança feliz. Nós amamos ela.
Rennar (9
anos) 4ª Série Junho 2001
(Esta
redação foi escrita em sala de aula).
|