Español

English

Deutsch

Français

Portugues



Poemas

Historia de Triacastela

Informaçao do Caminho de Santiago

Contacto

O CAMINHO DE SANTIAGO

TRIACASTELA


DIMENSAO HUMANO-ESPIRITUAL DO CAMINHO DE SANTIAGO


 

Todo ser humano precisa emcontrar sentido na vida. Dar sentido aos .porquês. que surgem no mais profundo do ser humano. As interrogações são infinitas, como infinitas são as respostas, quando as buscamos na autêntica e verdadeira fonte... Cristo.

Todo ser humano necessita procurar e encontrar .seu lugar. neste mundo. Para isso, é necessário por-se a caminho, e um dos privilégios que temos na Espanha, e em todo o mundo é o Caminho de Santiago = Caminho da humanidade, numa actitude de busca e encontro.

¿Quando é necessário vir ao Caminho de Santiago?


Se te preocupas com  tua vida, com o presente e o futuro... VEM

Se acreditas que tens que mudar o mundo... VEM

Se é difiçil fazer projetos porque te cansas... VEM

Se ainda não descobristes o quanto vales... VEM

Se te sentes sózinho/a na vida... VEM

Se queres ser e não consegues... VEM

Se não acreditas em ti mesmo e te desvalorizas... VEM

Se ainda não encontrastes o autêntico Jesus de Nazaré... VEM

Se não podes dar respostas aos  teus .porquês.... VEM

Se tua vida espiritual está adormecida e queres ressucitar a uma nova vida...

VEM PARA O CAMINHO DE SANTIAGO.

Quando vieres ao Caminho de Santiago estou certo que alguma resposta encontrarás e se não a puderes encontrar sózinho, nós, que estamos contigo no caminho, te daremos a mão. Vem e nos apegaremos a Jesus de Nazaré que é, foi e será o especialista em comprender o ser humano POR AMOR E CON AMOR.

O caminho de Santiago:

É uma realidade espiritual de todos.

É um caminho de luz

É um caminho de busca e encontro.

É um caminho de paz e fraternidade.

É um caminho de vida e esperança.

É um caminho de universalidade, onde ninguém é extranho e todos nos sentimos irmãos.

Um caminho de encontro com os irmãos, sem distinção de raças ou culturas...

A diversidade enriquece quando nos comumicamos e empobrece quando nos fechamos no que é nosso, acreditando  que é o melhor... Diante de Jesus de Nazaré somos todos iguais. Aqueles que  pretendem fazer com que os seres humanos sejam diferentes, acabam por fazê-los mais pobres, humana e espiritualmente.

O Caminho de Santiago é um caminho de UNIVERSALIDADE, sem nacionalismos excludentes, onde todos nos sentimos um e cada um se sente um pequeno universo caminhante.


Uma fraternidade vivenciada desde a aceitacão do outro, superando mesquinharias. Um caminho de convivência e respeito. Um tempo de reencontro com o ser que somos e o que desejamos ser, con Jesus como Guia e Esperança. Uma abertura para o pequeno mundo de cada irmão, de cada ser humano, para comprender la Universalidade de Jesus.

O Caminho de Santiago é um caminho interior por dentro de nós mesmos, esquecendo os ídolos que nos escravizam e buscando ideais que nos dignificam. Um caminho que, no deserto de nossas incertezas, abre e clareia os nossos  horizontes, nos ajuda a ver e nos dá a luz. Ajuda-nos a viver e nos dá a vida.

Ajuda-nos a nos encontrarmos e a encontrar os autênticos e diferentes caminhos que conduzem aos grandes peregrinos, Cristo e Santiago.

Um caminho que nos ajuda a ser justos e livres diante de todos e capaces de ser simples, esquencendo o orgulho que nos empobrece.

O caminho te ajuda a descobrir o amor de Cristo e a vivê-lo com plenitude.

É necessário um encontro pessoal com Jesus de Nazaré.

Não podemos ser seguidores de Jesus só pelo que escutamos. É necessaria uma experiência pessoal. No caminho temos que orientar nossa vida.

É o momento de arriscar, porque nossas certezas nos amarran e nos paralisam, nos inutilizam para o Amor.

Às veces, Cristo passa ao nosso lado e não queremos vê-Lo: no pobre, na criança, no ancião, em qualquer ser que deseja viver.

Neste caminho da vida, que é o Caminho de Santiago Cristo está. Nós o vemos?. Não queremos vê-lo. Impedimos que outros o possam encontrar?. Fechamos seus  olhos para a vida?. Para a ilusão?, ¿Para a Esperança?. No caminho, com nosso folclórico ruído, os afastamos de Jesus Amor?. Às veces, vemos a Jesus desfigurado. É culpa de todos. No caminho, posso e devo descobrir o Jesus verdadeiro.

O peregrino autêntico é o que se põe a caminho guiado pela fé de nossos antepassados, que, como o antiguo povo de Israel buscaba dar respostas.

Da fé surge la cultura que existe no caminho, que é expressão e reflexo da fé. Toda a cultura que se contempla no caminho é expressão da fé cristã. Querer ser cultura no caminho, sem olhar nossas raízes cristãs, é perda o tiempo na dimensião espiritual. É enganarmos a nós mesmos.

O Caminho de Santiago é um caminho de fé, não é um caminho cultural sem fé. O caminho é para ser vivido, não para falar dele ou contar com a simplicidade que muitas veces utilizamos. O caminho é o que o peregrino queira fazer dele, constatando que ao lado do peregrino se juntam pessoas que só querem fazer do caminho turismo, caminhadas, ou férias fora do contexto sociológico e espiritual

Mas temos que fazer uma escala de valores neste caminho de busca, que hoje em día fica lá no último vagão de nossa sociedade. No trem de nossa vida pessoal.

É imprecindível que tenhamos projetos fáctiveis para não nos sentirmos esmagados pela vida. A vida não pode ser uma carga para o ser humano. Enxerguemos a vida com olhos de Esperança.  E con fé e Esperança daremos vida à vida.

Sejamos crentes por AMOR, não por medo ou temor. Se Jesus é Amor... Por que tanto medo do amor?. No caminho deves encontrar a ti mesmo e descobrir esse mundo interior que muitas vezes não te permite enxergar além de ti mesmo. O mundo precisa de ti e de teus valores. Tens que ser evangelizador do Jesus Amor.

Se realmente buscas a vida, vem para Santiago, não tenhas  medo da vida. Cristo os espera de braços abertos. Ele necessita a nós todos. Nunca é tarde. Não percas a esperança. vem para Santiago e se procuras no silêncio e na Eucaristia, encontrarás a Vida.

Se vieres ao caminho não venhas num rebanho. A solidão perssoal  é necessária para que ninguém interrompa tua busca. O caminho não é uma competição de velocidade, mas um exercício de espiritualidade.

Não venhas com pressa e em grande velocidade, apenas como um exercicio de espiritualidade. Não venhas com pressa e em grande velocidade; vive as etapas na tua dimensão fé. Saboreia o que fores encontrando no caminho; procura ser tu mesmo sem te confundires com a massa. Pensa... Logo encontrarás repostas.

Nunca é tarde para o encontro pessoal com Cristo.

Nunca é tarde para a felicidade.

Nunca é tarde para amar.

Nunca é tarde para sorrir.

Nunca é tarde para alegrar.

Nunca é tarde para encontrar.

Nunca é tarde para refletir.

Nunca é tarde, po rmais tarde que seja, para começar.

Nunca é tarde para te encontrares.

Nunca é tarde para aprender a viver de verdade na verdade.

Nunca é tarde para nada e muito memos para amar e sentir-se amado pelo AMOR DE CRIST


Esquece o pasado que já é historia e vive o presente, que é tua realidade, projeta o futuro, que é la esperança. Não fiques paralizado na vida como a estátua de sal; que se não se derrete, não dá sentido á vida.


Descobre-te a ti mesmo, estarás descobrindo ao Jesus da fé. Um cristão tem que ser luz e esperança para si e para os demais.

Sai de ti mesmo e te encontrarás nos outros.

Que Deus os abençoe. 






Hosted by www.Geocities.ws

1