O
CAMINHO DE SANTIAGO TRIACASTELA
DIMENSAO
HUMANO-ESPIRITUAL DO CAMINHO DE SANTIAGO Todo ser
humano precisa emcontrar sentido na vida. Dar sentido aos
.porquês. que surgem no mais profundo do ser humano. As
interrogações são infinitas, como infinitas
são as respostas, quando as buscamos na autêntica e
verdadeira fonte... Cristo. Todo
ser humano necessita procurar e encontrar .seu lugar. neste
mundo. Para isso, é necessário por-se a caminho, e
um dos privilégios que temos na Espanha, e em todo o
mundo é o Caminho de Santiago = Caminho da humanidade,
numa actitude de busca e encontro. ¿Quando
é necessário vir ao Caminho de Santiago? Se
te preocupas com tua vida, com o presente e o futuro...
VEM Se
acreditas que tens que mudar o mundo... VEM Se
é difiçil fazer projetos porque te cansas... VEM Se
ainda não descobristes o quanto vales... VEM Se
te sentes sózinho/a na vida... VEM Se
queres ser e não consegues... VEM Se
não acreditas em ti mesmo e te desvalorizas... VEM Se
ainda não encontrastes o autêntico Jesus de
Nazaré... VEM Se
não podes dar respostas aos teus .porquês....
VEM Se
tua vida espiritual está adormecida e queres ressucitar a
uma nova vida...
VEM PARA O CAMINHO DE
SANTIAGO. Quando
vieres ao Caminho de Santiago estou certo que alguma resposta
encontrarás e se não a puderes encontrar sózinho,
nós, que estamos contigo no caminho, te daremos a mão.
Vem e nos apegaremos a Jesus de Nazaré que é, foi
e será o especialista em comprender o ser humano POR AMOR
E CON AMOR. O
caminho de Santiago: É
uma realidade espiritual de todos. É
um caminho de luz É
um caminho de busca e encontro. É
um caminho de paz e fraternidade. É
um caminho de vida e esperança. É
um caminho de universalidade, onde ninguém é
extranho e todos nos sentimos irmãos. Um caminho
de encontro com os irmãos, sem distinção de
raças ou culturas... A
diversidade enriquece quando nos comumicamos e empobrece quando
nos fechamos no que é nosso, acreditando que é
o melhor... Diante de Jesus de Nazaré somos todos iguais.
Aqueles que pretendem fazer com que os seres humanos sejam
diferentes, acabam por fazê-los mais pobres, humana e
espiritualmente. O
Caminho de Santiago é um caminho de UNIVERSALIDADE, sem
nacionalismos excludentes, onde todos nos sentimos um e cada um
se sente um pequeno universo caminhante.
Uma
fraternidade vivenciada desde a aceitacão do outro,
superando mesquinharias. Um caminho de convivência e
respeito. Um tempo de reencontro com o ser que somos e o que
desejamos ser, con Jesus como Guia e Esperança. Uma
abertura para o pequeno mundo de cada irmão, de cada ser
humano, para comprender la Universalidade de Jesus. O
Caminho de Santiago é um caminho interior por dentro de
nós mesmos, esquecendo os ídolos que nos
escravizam e buscando ideais que nos dignificam. Um caminho que,
no deserto de nossas incertezas, abre e clareia os nossos
horizontes, nos ajuda a ver e nos dá a luz. Ajuda-nos a
viver e nos dá a vida.
Ajuda-nos
a nos encontrarmos e a encontrar os autênticos e
diferentes caminhos que conduzem aos grandes peregrinos, Cristo
e Santiago. Um
caminho que nos ajuda a ser justos e livres diante de todos e
capaces de ser simples, esquencendo o orgulho que nos empobrece. O
caminho te ajuda a descobrir o amor de Cristo e a vivê-lo
com plenitude. É
necessário um encontro pessoal com Jesus de Nazaré. Não
podemos ser seguidores de Jesus só pelo que escutamos. É
necessaria uma experiência pessoal. No caminho temos que
orientar nossa vida. É
o momento de arriscar, porque nossas certezas nos amarran e nos
paralisam, nos inutilizam para o Amor. Às
veces, Cristo passa ao nosso lado e não queremos vê-Lo:
no pobre, na criança, no ancião, em qualquer ser
que deseja viver. Neste
caminho da vida, que é o Caminho de Santiago Cristo está.
Nós o vemos?. Não queremos vê-lo. Impedimos
que outros o possam encontrar?. Fechamos seus olhos para a
vida?. Para a ilusão?, ¿Para a Esperança?.
No caminho, com nosso folclórico ruído, os
afastamos de Jesus Amor?. Às veces, vemos a Jesus
desfigurado. É culpa de todos. No caminho, posso e devo
descobrir o Jesus verdadeiro. O
peregrino autêntico é o que se põe a caminho
guiado pela fé de nossos antepassados, que, como o
antiguo povo de Israel buscaba dar respostas. Da
fé surge la cultura que existe no caminho, que é
expressão e reflexo da fé. Toda a cultura que se
contempla no caminho é expressão da fé
cristã. Querer ser cultura no caminho, sem olhar nossas
raízes cristãs, é perda o tiempo na
dimensião espiritual. É enganarmos a nós
mesmos. O
Caminho de Santiago é um caminho de fé, não
é um caminho cultural sem fé. O caminho é
para ser vivido, não para falar dele ou contar com a
simplicidade que muitas veces utilizamos. O caminho é o
que o peregrino queira fazer dele, constatando que ao lado do
peregrino se juntam pessoas que só querem fazer do
caminho turismo, caminhadas, ou férias fora do contexto
sociológico e espiritual Mas
temos que fazer uma escala de valores neste caminho de busca,
que hoje em día fica lá no último vagão
de nossa sociedade. No trem de nossa vida pessoal. É
imprecindível que tenhamos projetos fáctiveis para
não nos sentirmos esmagados pela vida. A vida não
pode ser uma carga para o ser humano. Enxerguemos a vida com
olhos de Esperança. E con fé e Esperança
daremos vida à vida. Sejamos
crentes por AMOR, não por medo ou temor. Se Jesus é
Amor... Por que tanto medo do amor?. No caminho deves encontrar
a ti mesmo e descobrir esse mundo interior que muitas vezes não
te permite enxergar além de ti mesmo. O mundo precisa de
ti e de teus valores. Tens que ser evangelizador do Jesus Amor. Se realmente buscas a
vida, vem para Santiago, não tenhas medo da vida.
Cristo os espera de braços abertos. Ele necessita a nós
todos. Nunca é tarde. Não percas a esperança.
vem para Santiago e se procuras no silêncio e na
Eucaristia, encontrarás a Vida. Se
vieres ao caminho não venhas num rebanho. A solidão
perssoal é necessária para que ninguém
interrompa tua busca. O caminho não é uma
competição de velocidade, mas um exercício
de espiritualidade. Não
venhas com pressa e em grande velocidade, apenas como um
exercicio de espiritualidade. Não venhas com pressa e em
grande velocidade; vive as etapas na tua dimensão fé.
Saboreia o que fores encontrando no caminho; procura ser tu
mesmo sem te confundires com a massa. Pensa... Logo encontrarás
repostas. Nunca é
tarde para o encontro pessoal com Cristo. Nunca é
tarde para a felicidade. Nunca é
tarde para amar. Nunca é
tarde para sorrir. Nunca é
tarde para alegrar. Nunca é
tarde para encontrar. Nunca é
tarde para refletir. Nunca é
tarde, po rmais tarde que seja, para começar. Nunca é
tarde para te encontrares. Nunca é
tarde para aprender a viver de verdade na verdade. Nunca é
tarde para nada e muito memos para amar e sentir-se amado pelo
AMOR DE CRIST Esquece
o pasado que já é historia e vive o presente, que
é tua realidade, projeta o futuro, que é la
esperança. Não fiques paralizado na vida como a
estátua de sal; que se não se derrete, não
dá sentido á vida. Descobre-te
a ti mesmo, estarás descobrindo ao Jesus da fé. Um
cristão tem que ser luz e esperança para si e para
os demais. Sai
de ti mesmo e te encontrarás nos outros. Que
Deus os abençoe.


