|
Mas
o que vem a ser uma essência floral? Uma essência floral é a impressão
energética da força vital de uma flor, transferida e estabilizada em
água pura. Catalisadoras,
as essências
florais, assim como as outras essências vibracionais, atuam
sobre o emocional de quem os usa, através do reequilíbrio e harmonização de
seu campo energético,
ajudando a reconhecer, resolver
e/ou liberar as várias maneiras com que fomos condicionados a perceber o
Sua utilização pode dissipar medos, inseguranças,
instabilidades emocionais, eliminar crenças negativas, desenvolver habilidades.
Elas liberam as qualidades positivas das pessoas desenvolvendo ou devolvendo o
interesse pela vida, estimulando a coragem, a alegria.
O
ser humano é mais que corpo físico, possui corpos denominados sutis (são
os corpos: astral, emocional, espiritual, mental) que são feitos de substância
energética, as essências florais, assim como as essências vibracionais
atuam, justamente nestes corpos. Segundo Sabina Pettitt o papel das
essências vibracionais é "introduzir um padrão de harmonização onde
há discordância", atuando nos corpos sutis de cada ser.
As essências
florais não têm aroma, perfume ou componente químico da
planta. Como foi dito acima, é a impressão da força vital da planta cujas vibrações sutis
não são percebidas pelos cinco sentidos. Embora usada desde tempos muito
antigos por curadores de diversas, somente nos últimos
cinqüenta anos elas se tornaram mais conhecidas no mundo moderno.
Ao utilizar uma essência floral
a pessoa entra em sintonia com o padrão energético e das qualidades da
flor e as limitações e desarmonias
começam a mudar. Não é necessário que se acredite nas essências para que se
possa experimentar seus efeitos benéficos. As essências têm sido utilizadas com êxito
não apenas por adultos e crianças, mas, também, para animais e plantas.
O
modo mais comum de usar as essências florais é tomá-las oralmente,
quatro gotas, quatro vezes ao dia. Contudo as experiências mostram,
que não
é necessário ingeri-las. Elas podem ser utilizadas através de aspersão,
de evaporação, ou ainda de muitas outras formas. Cynthia
Kemp, da Desert Alchemy (florais do Deserto do Arizona)
tem utilizado, com muito sucesso, as essências desta maneira junto a
presidiários.
As essências florais são
úteis nos mais diversos casos de desequilíbrios emocionais
e vibracionais.
Atualmente utilizadas em trabalhos com grupos, em empresas, em clínicas, no
ambiente familiar, nas escolas.
Nas escolas os florais são úteis para alunos com dificuldade de concentração,
de aprendizado, inquietação, rebeldias, ansiedade de provas e exames,
dificuldades de socialização.
No ambiente empresarial, por exemplo, sua aplicação é extremamente
indicada, afinal as pessoas passam
um terço ou mais de seu dia no trabalho, e este ambiente deveria ser
agradável e harmônico. Impossível ter um ambiente assim se as pessoas que
fazem parte deste ambiente estão intranqüilas, ansiosas, estressadas,
têm
um chefe tirano ou indeciso, ou um funcionário relapso ou mau-humorado. O ambiente de trabalho é cada vez mais
competitivo seja você empregado ou empregador, a cada dia se depara
com novos
problemas e questões, isto leva ao stress, medo, depressão,
angústia.
|
Dicas |
|
Experimente
usar 7 gotas das Essências: Esquilo
(Essências Animais) + Sorgo
(Saint Germain) + Verbena
(Saint Germain) em um vidro de spray contendo 50 ml de álcool de cereais
e 50 ml de água mineral. Esta fórmula é indicada para o ambiente
de trabalho e deve ser aspergida no ambiente pelo menos 2 ou 3 vezes
ao dia. |
As
essências podem ser usadas nas diversas situações, como por exemplo:
| Adolescência |
Agressividade |
Apego |
Falta
de autoconfiança |
Medo |
| Problemas
de relacionamento |
Problemas
sexuais |
Traumas |
Baixa
auto-estima |
Depressão |
| Pânico |
Envelhecimento |
Negatividade |
Pessimismo |
Ansiedade |
| Insônia |
Irritabilidade |
Ódio |
Ciúmes |
Teimosia |
| Inveja |
Dificuldades
de concentração |
Stress |
Indecisão |
Desânimo |
| Falta
de entusiasmo |
Sentimentos
de Culpa |
Crítica |
Tirania |
Falta
de fé |
| Vícios |
Solidão |
Falta
de perseverança |
Rigidez |
Meditação |
As essências
também têm sido
usadas com grande sucesso em plantas e em animais.
Ao primeiro contato com
um repertório de essências cada um de nós pode ter diferentes reações. Mas o mais difícil
não é
aprender a descrição de cada essência, mas sim aprender e compreender o que
cada sentimento e emoção significam para cada pessoa. Diante de determinado
fato cada pessoa sente e reage diferentemente. Compreender o que está por trás
da solidão ou da tristeza, da angústia é exatamente o que levará ao
diagnóstico e à essência corretos. É preciso paciência e perseverança, afinal estaremos lidando com energias, algo
sutil.
Como
são usadas as essências
Usualmente as essências
são usadas em gotas sob a língua, com a dosagem padrão de 04 gotas 04 vezes
ao dia. Contudo esta dosagem pode ser ampliada ou alterada de acordo com cada
indivíduo e situação. Após mais de 70 anos de pesquisa sabe-se atualmente
que quando se necessita acelerar o processo é indicado que se aumente a
freqüência e não o número de gotas ingeridas. Esta indicação de 04 gotas,
04 vezes ao dia contudo não é válida para todos os sistemas. O Australian
Bush de Ian White, por exemplo, recomenda 07 gotas 02 vezes ao dia. Mas,
há ainda outras formas de uso, como em spray, evaporação, massagem, banhos de
imersão, dentre outros.
A quantidade de
essências em uma fórmula varia de acordo com cada situação. Durante
muito tempo acreditou-se que a quantidade máxima de essências deveria ser
quatro a seis essências em uma composição. Atualmente este número tem sido
mais flexível. Mas, percebe-se que quanto menor o
número de essências, mais rapidamente percebe-se
seus efeitos.
As
essências
florais foram reconhecidas e aprovadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS)
desde 1976.
Contatos

|
|