Talvez seja este o momento mais esperado por todos os palestrinos deste imenso Brasil. Este momento acontecerá no próximo dia 21, feriado nacional de Tiradentes, às 18h no Estádio Palestra Itália. É lógico que estou falando da volta do Palmeiras à elite nacional.
Este jogo contra o Atlético-MG pode ser considerado uma data histórica, pois pela primeira vez um time de expressão caiu para a 2ª divisão e no campo, jogando, consegue voltar para a 1ª divisão de forma limpa, honesta e absolutamente dentro das regras do jogo.
Infelizmente eu tenho que usar este espaço para elogiar algo que a primeiro momento parece uma atitude natural, algo absolutamente comum. Mas, como todos sabem, no Brasil nada funciona como deveria.
Voltando ao Brasileirão, será muito bom ver o Palmeiras novamente jogando clássicos durante praticamente um ano. Sentimos muito a falta de grandes jogos a disputar, porque o nível das equipes que enfrentamos ano passado está muito abaixo do nível atual e principalmente histórico do Palmeiras. Além, é claro, dos estádios com péssimas instalações da 2ª divisão.
Realmente, um time como o Palmeiras tem que estar na 1ª divisão e por isso, não fez mais do que a obrigação quando ganhou o campeonato no último ano. Agora, devemos nos preocupar com a campanha que o Palmeiras fará. Não acredito, e acho que nenhum outro palmeirense pense o contrário, que o Palmeiras será rebaixado. Isso está fora de cogitação! Mas também não vejo possibilidades de alcançar o título e, por enquanto, nem de chegar à Taça Libertadores de América.
Creio que pelo menos quatro reforços devem ser integrados ao nosso elenco: um zagueiro, um lateral-esquerdo, um meio-campo de criação e um atacante. São peças fundamentais para o elenco. São setores deficitários do time e essas carências devem ser sanadas o mais breve possível. Se esses reforços vierem (reforços de peso, não qualquer coisa), aí sim o Palmeiras terá condições de brigar pela vaga na Taça Libertadores e até pelo título nacional, que já está virando um jejum muito intenso, pois há dez anos ganhamos nosso último campeonato.
Aliás, falando em título nacional, este ficará novamente entre Santos, Cruzeiro e provavelmente, São Caetano. Vejo que, hoje em dia, essas são as equipes mais bem armadas do futebol nacional e enfrentá-las não será fácil para nenhum time.
Pelo rebaixamento, podemos ter uma boa surpresa com nosso arqui-rival Corinthians, que se continuar com essas belas atuações, com certeza será rebaixado para a alegria geral da nação palmeirense. Além do Corinthians, outras equipes como Fluminense, Botafogo e Guarani também vão ter que se cuidar, porque estão a muito tempo sem ameaçar e passam fases lastimáveis.
Enfim, esperamos um ótimo campeonato. Que vença o melhor e que o melhor seja o Palmeiras, pois esse é o nosso mais ambicioso desejo. Abraço Palmeirense!