Há momentos na vida que o explicável se torna inexplicável e o lógico já não é tão certo. A ironia com que a vida nos trata é de uma amplitude imensa, chegando até a ser desleal em alguns momentos e incrivelmente benéfica em outros.
É claro que estou me referindo ao atual momento da Sociedade Esportiva Palmeiras. O momento deveria ser dos piores, pois o Palmeiras despede-se de sua grande revelação dos últimos anos, o artilheiro Vágner Love. Mas não; o futuro nos "pregou uma peça" e em dois jogos, já vemos um novo talento despontar, o jovem Kahê, que já balançou as redes quatro vezes. Seria um novo artilheiro surgindo, alguém que possa substituir à altura e, quem sabe, até acima do nível de Vágner Love?
Nunca se sabe, mesmo porque foram apenas dois jogos - bons, tudo bem - de Kahê com a camisa palmeirense, período muito curto para se avaliar a capacidade e a regularidade de um jogador. Mas a torcida palmeirense não está abatida, parece que está acreditando que Kahê possa ser a solução.
Para isso se concretizar, ele (Kahê) precisa ser humilde o suficiente para sempre querer fazer o melhor e aprimorar-se o quanto for preciso.
Todavia, se relacionarmos os fatos de o Palmeiras perder seu principal atacante, confiar em outro jovem atacante, e nisso assumir a liderança do Campeonato Brasileiro, com duas vitórias decididas pelo jovem Kahê, aí sim teremos certeza de que o destino é o "sujeito" mais irônico de que já se teve notícia.
Convenhamos, nem o mais otimista dos palmeirenses esperava que o Palmeiras fizesse uma campanha tão boa no certame nacional. Muito menos ainda, esperava que o Palmeiras assumisse a liderança isolada. E quando foi anunciada a venda de Vágner Love, deve ter perdido a esperança de vez.
Mas não, aconteceu o contrário. Foi só o Vágner deixar o time, que o Palmeiras assumiu a liderança. Têm acontecimentos nesta vida que ninguém explica.
Enfim, depois de todas estas surpresas, façamos um balanço da campanha do líder Palmeiras no Brasileirão: depois de 13 rodadas, o Palmeiras conquistou 25 pontos, com 7 vitórias, 4 empates e apenas 2 derrotas. O ataque fez 27 gols e a defesa sofreu outros 11.
O Palmeiras está a 7 jogos sem perder, possui a 5ª melhor campanha jogando em seus domínios, com 15 pontos; também tem a 2ª melhor campanha jogando fora do Parque Antártica, com 10 pontos.
Ainda é o time com o melhor ataque (27 gols), a melhor defesa (11 gols) e o melhor saldo de gols disparado (16). O aproveitamento de pontos é de 64,1%.
Além disso, é o time que mais venceu, 7 vezes, ao lado de São Paulo e Santos, e o time que menos perdeu, 2 vezes, ao lado do Figueirense.
O Palmeiras ainda está invicto contra equipes paulistas. Em 5 jogos, são 4 vitórias, sendo 3 em clássicos (a outra contra a Ponte Preta), e 1 empate, diante do São Caetano.
Juntando todas estas estatísticas, obtêm-se o líder do Campeonato Brasileiro. É pouco? Claro que não, os números não mentem e ainda mostram a superioridade.
Entretanto, não podemos nos empolgar tanto. O campeonato não está nem na metade ainda e jogos difíceis ainda virão. O Palmeiras necessita de reforços, pois se o time é bom, o banco não ajuda e o elenco é pequeno.
Por enquanto, esqueceremos dos problemas, afinal, depois de passar um ano na série B, de ser humilhado pelos rivais e de ter um time considerado fraco (me incluo nisso), o Palmeiras mostra a sua força e este momento deve ser aproveitado e cultivado, afinal, se nada é eterno, que pelo menos dure enquanto puder, ou seja, até o final da competição.