Entrevistas
Entrevista Comiket 1994
Pessoal, logo abaixo uma entrevista feita com Yoshihiro Togashi, publicada no doujinshi "Yoshirin de Pon", logo depois de finalizar o mangá de Yu Yu Hakusho.

Entrevistador: Seu primeiro pensamento após terminar Yu Yu Hakusho?
Togashi: Ah, que alívio!

Entrevistador: Qual foi a coisa mais dolorosa que lhe aconteceu enquanto escrevia Yu Yu Hakusho?
Togashi: Houveram dois momentos muito ruins. O primeiro foi enquanto eu desenhava as páginas coloridas durante a luta de Yuuske e Chu no Torneio das Trevas, e eu estava muito doente. O segundo foi enquanto Yuuske lutava contra Sensui, nessa época eu não queria mais desenhar mangá e me sentia nauseado só de me sentar para desenhar. Foi a primeira vez que pedi à editora para abandonar Yu Yu Hakusho.

Entrevistador: Quem é seu personagem favorito?
Togashi: Itsuki e Mukuro. Eu queria ter escrito mais sobre como a mente de Itsuki é distorcida, e como Mukuro sofreu abusos no passado. Acho que investi muito das minhas emoções neles. A propósito, me inspirei muito na General Torumekia para criar Mukuro. (risos)

Entrevistador: E qual é o personagem que você menos gosta?
Togashi: Keiko Yukimura. Porque ela é uma personagem muito clichê.

Entrevistador: A editora interfiria no roteiro?
Togashi: Na verdade não. Mas me lembro que recusaram todas as minhas idéias experimentais, como todos os personagens de Yu Yu Hakusho serem, na verdade, atores com nomes diferentes, que se juntariam para discutir YYH.

Entrevistador: Qual sua história ou episódio favorito?
Togashi: A parte em que Itsuki fala eloqüentemente sobre Sensui dentro do Uraotoko (Sombra Gigante). Sua frase de despedida (no Makai) simbolizava meu doloroso grito de desespero para o mundo naquela época. (risos)

Entrevistador: Na minha opinião, todos os vilões desde o Toguro Ani são bem legais.
Togashi: A aquela altura, os protagonistas já tinham sido desenvolvidos por completo e não tinha mais graça me apronfudar neles, então passei a me dedicar muito mais aos vilões.

Entrevistador: A inspiração para os Territórios foi... você-sabe-o-quê?*
Togashi: Sim, você-sabe-o-quê. Foi só uma paródia para os leitores rirem, mas todos começaram a ver como plágio, foi muito estranho. (risos)

Entrevistador: O que tem a dizer sobre o Shogakukan Manga Award que recebeu?
Togashi: Acho que Slam Dunk deveria ter ganhado.

Entrevistador: Tem muito Doujinshi saindo. Tem alguma coisa a dizer sobre os fãs de Yu Yu Hakusho que os lêem?
Togashi: Eu falei sobre isso em alguma parte desse livro...

Entrevistador: Um comentário sobre a Comiket? (Convenção de Mangá)
Togashi: Sou fã de paródias, então gosto dos doujinshis, mas odeio pessoas que se sentem rainhas só porque seus dojinshis estão vendendo bem (se sentir rei pode). Quero que os grupos que fazem mangás originais tornem-se famosos.

Entrevistador: Por ultimo, todos estão se perguntando: quais são seus planos para o futuro?
Togashi: Vou desenhar um mangá que não poderei mostrar para ninguém e impressionar a mim mesmo. (risos)

Entrevistador: Então, nenhum trabalho profissional?
Togashi: Não tenho planos para isso.

Entrevistador: Muito obrigado.
Togashi: Sem problema.

*Obs.: De acordo com o dito noutro site, "você-sabe-o-quê" é o mangá Jojo no Kimyo no Bouken (Jojo's Bizarre Adventure), que apresentava um conceito muito similar ao dos Territórios.

Entrevista Shounen Jump 2003
Esta outra entrevista foi publicada na revista Shounen Jump em maio de 2003.

Quando Togashi era jovem...

Shounen Jump: Como você era em sua juventude (ensino fundamental e médio)?
Yoshihiro Togashi: No ensino fundamental eu era um garoto esperto e otimista, já no médio, era um jovem obscuro e pessimista.

Shounen Jump: Quantos anos você tinha quando começou a desenhar? Que tipo de coisas você desenhava?
Yoshihiro Togashi: Comecei a desenhar na primeira ou segunda série. Eu já desenhava o estilo mangá naquela época.

Shounen Jump: Pode falar um pouco sobre suas influências artísticas?
Yoshihiro Togashi: Eu fui apresentado ao trabalho de H.R. Giger através do filme Alien e fui altamente influenciado por ele.

Shounen Jump: Como você se tornou um desenhista profissional de mangá?
Yoshihiro Togashi: Eu enviei um trabalho à um concurso da Weekly Shounen Jump e um dos editores entrou em contato comigo.

Os Hobbies e Interesses de Togashi...

Shounen Jump: Quais são seus hobbies? O que você faz no seu tempo livre?
Yoshihiro Togashi: Jogo boliche, que considero um exercício físico. Passo meu tempo livre com minha família.

Shounen Jump: Ouvi dizer que você é fã de filmes de terror. Quais são seus favoritos, sejam japoneses, americanos ou de outros países?
Yoshihiro Togashi: Dos japoneses, Joyû-rei ("Atriz Fantasma", 1996). Dos americanos, Madrugada dos Mortos (Dawn of The Dead, 1978).

Shounen Jump: Ouvi dizer que você é fã de videogames. Que tipo de games você gosta? Está jogando algum atualmente?
Yoshihiro Togashi: Gosto de games de tabuleiro. Atualmente, estou jogando Culdcept, um jogo de cards em tabuleiro e estratégia multiplayer japonês com magia e mostros.

Shounen Jump: Se você tivesse que avaliar seu interesse nesses três gêneros - ficção científica, fantasia e terror - como você o avaliaria em ordem de preferência? No seu trabalho, você vê esses gêneros como coisas separadas ou todos fazem parte de uma só coisa?
Yoshihiro Togashi: Muda de tempos em tempos, mas atualmente: (1) Fantasia, (2) Ficção Científica, (3) Terror. Mas não me prendo a essas classificações.

Shounen Jump: Você lê muitos livros de ficção?
Yoshihiro Togashi: Não sei como estou em comparação com outras pessoas, mas leio bastante. Livros de mistério e ficção, não-ficção e etc.

Shounen Jump: Que partes do mundo você já visitou? Quais são seus lugares favoritos e por quê?
Yoshihiro Togashi: Turquia, Egito, Espanha, dentre outros. Eu gosto de ver paisagens que não existem no Japão.

Shounen Jump: Que tipo de materiais de desenho você usa hoje em Hunter X Hunter em comparação aos que usava em Yu Yu Hakusho?
Yoshihiro Togashi: Basicamente não mudou: nanquim e canetas Kabura. No entanto, com Hunter X Hunter eu passei a usar o Mac para colorir algumas coisas.

Shounen Jump: Já considerou fazer um mangá não-shounen? Algo para leitores mais velhos, como por exemplo um mangá seinen?
Yoshihiro Togashi: Sim. Gosto de me desafiar em tudo pelo menos uma vez.

Shounen Jump: Você é excelente em desenhar pessoas realisticamente. Você já desenhou através de observação ou baseando-se numa pessoa de verdade?
Yoshihiro Togashi: Quase tudo vem da minha imaginação, mas às vezes pego fotos e as desenho do meu jeito.

Shounen Jump: Em mangás de luta é preciso e necessário criar vários efeitos para dar sensação de movimento e força. Como você faz isso?
Yoshihiro Togashi: Coloco o fácil entendimento da cena em primeiro lugar.

Falando sobre Yu Yu Hakusho...

Shounen Jump: YYH muda bastante depois que Yuuske volta à vida. Pode nos dizer porque decidiu transformar YYH em um mangá de luta?
Yoshihiro Togashi: Eu já havia planejado isso desde o início. Só faltava saber onde encaixar.

Shounen Jump: Quando você introduziu Hiei e Kurama no Volume 3 você já pretendia transformá-los em personagens principais?
Yoshihiro Togashi: Quanto ao Kurama, sim. Mas tinha dúvidas sobre Hiei.

Shounen Jump: Qual o seu vilão favorito da série e por quê?
Yoshihiro Togashi: Os Irmãos Toguro, porque eles simplesmente não tem limites.

Shounen Jump: Quem é seu personagem feminino favorito e por quê?
Yoshihiro Togashi: Shizuru, a irmã de Kuwabara. Porque ela nunca perde a pose.

Shounen Jump: Alguns fãs debatem sobre isso, então... Como o Reikai (mundo espiritual), o Ningenkai (mundo dos homens), e o Makai (mundo das trevas) se relacionam entre si? O Makai é o inferno, ou não tem nada a ver?
Yoshihiro Togashi: Até onde me aprofundei, eu os interpreto como planos paralelos da existência. Lugares que seriam difíceis de conseguir chegar com nossa tecnologia atual... algo assim. É muito mais fácil ir até lá como fantasma, sem um corpo material, então a maioria das pessoas acabam indo pra lá quando morrem. Céu e inferno seriam só uma pequena porção do Reikai e Makai que as pessoas acidentalmente viram e voltaram para contar. Você pode ver como uma face da morte, mas a verdade é que existe em algum lugar da realidade.

Na Vida Real...

Shounen Jump: Recentemente você teve um filho. Você acha que tornar-se um pai mudou, ou mudará, seu trabalho, me referindo principalmente ao tema do garoto em busca do pai de Hunter X Hunter?
Yoshihiro Togashi: Acho que será uma grande influência pra mim daqui pra frente.

Shounen Jump: Pra finalizar que conselho você dá aos fãs que planejam tornar-se desenhistas?
Yoshihiro Togashi: 365 dias por ano, 24 horas por dia, pense em tudo em termos de mangá. Assim será bem mais fácil.

Yahoo © 2007 RASCUNHOS DE TOGASHI • Design por Ederson Cruz • Resolução: 1024x768 • Todos os direitos reservados
Site sem fins lucrativos • os mangás e animes são de autoria de Yoshihiro Togashi
Hosted by www.Geocities.ws

1