Quando
Togashi era jovem...
Shounen
Jump:
Como você era em sua juventude
(ensino fundamental e médio)?
Yoshihiro
Togashi:
No ensino fundamental eu era um garoto
esperto e otimista, já no médio, era um jovem
obscuro e pessimista.
Shounen
Jump: Quantos
anos você tinha quando começou a desenhar? Que
tipo de coisas você desenhava?
Yoshihiro
Togashi: Comecei
a desenhar na primeira ou segunda série. Eu já
desenhava o estilo mangá naquela época.
Shounen
Jump: Pode
falar um pouco sobre suas influências artísticas?
Yoshihiro
Togashi: Eu
fui apresentado ao trabalho de H.R. Giger através do
filme Alien e fui altamente influenciado por ele.
Shounen
Jump: Como
você se tornou um desenhista profissional de mangá?
Yoshihiro
Togashi: Eu
enviei um trabalho à um concurso da Weekly Shounen
Jump e um dos editores entrou em contato comigo.
Os
Hobbies e Interesses de Togashi...
Shounen
Jump: Quais
são seus hobbies? O que você faz no seu tempo
livre?
Yoshihiro
Togashi: Jogo
boliche, que considero um exercício físico.
Passo meu tempo livre com minha família.
Shounen
Jump: Ouvi
dizer que você é fã de filmes de terror.
Quais são seus favoritos, sejam japoneses, americanos
ou de outros países?
Yoshihiro
Togashi: Dos
japoneses, Joyû-rei ("Atriz Fantasma", 1996).
Dos americanos, Madrugada dos Mortos (Dawn of The Dead, 1978).
Shounen
Jump: Ouvi
dizer que você é fã de videogames. Que
tipo de games você gosta? Está jogando algum
atualmente?
Yoshihiro
Togashi: Gosto
de games de tabuleiro. Atualmente, estou jogando Culdcept,
um jogo de cards em tabuleiro e estratégia multiplayer
japonês com magia e mostros.
Shounen
Jump: Se
você tivesse que avaliar seu interesse nesses três
gêneros - ficção científica, fantasia
e terror - como você o avaliaria em ordem de preferência?
No seu trabalho, você vê esses gêneros como
coisas separadas ou todos fazem parte de uma só coisa?
Yoshihiro
Togashi: Muda
de tempos em tempos, mas atualmente: (1) Fantasia, (2) Ficção
Científica, (3) Terror. Mas não me prendo a
essas classificações.
Shounen
Jump: Você
lê muitos livros de ficção?
Yoshihiro
Togashi: Não
sei como estou em comparação com outras pessoas,
mas leio bastante. Livros de mistério e ficção,
não-ficção e etc.
Shounen
Jump: Que
partes do mundo você já visitou? Quais são
seus lugares favoritos e por quê?
Yoshihiro
Togashi: Turquia,
Egito, Espanha, dentre outros. Eu gosto de ver paisagens que
não existem no Japão.
Shounen
Jump: Que
tipo de materiais de desenho você usa hoje em Hunter
X Hunter em comparação aos que usava em Yu Yu
Hakusho?
Yoshihiro
Togashi: Basicamente
não mudou: nanquim e canetas Kabura. No entanto, com
Hunter X Hunter eu passei a usar o Mac para colorir algumas
coisas.
Shounen
Jump: Já
considerou fazer um mangá não-shounen? Algo
para leitores mais velhos, como por exemplo um mangá
seinen?
Yoshihiro
Togashi: Sim.
Gosto de me desafiar em tudo pelo menos uma vez.
Shounen
Jump: Você
é excelente em desenhar pessoas realisticamente. Você
já desenhou através de observação
ou baseando-se numa pessoa de verdade?
Yoshihiro
Togashi: Quase
tudo vem da minha imaginação, mas às
vezes pego fotos e as desenho do meu jeito.
Shounen
Jump: Em
mangás de luta é preciso e necessário
criar vários efeitos para dar sensação
de movimento e força. Como você faz isso?
Yoshihiro
Togashi: Coloco
o fácil entendimento da cena em primeiro lugar.
Falando
sobre Yu Yu Hakusho...
Shounen
Jump: YYH
muda bastante depois que Yuuske volta à vida. Pode
nos dizer porque decidiu transformar YYH em um mangá
de luta?
Yoshihiro
Togashi: Eu
já havia planejado isso desde o início. Só
faltava saber onde encaixar.
Shounen
Jump: Quando
você introduziu Hiei e Kurama no Volume 3 você
já pretendia transformá-los em personagens principais?
Yoshihiro
Togashi: Quanto
ao Kurama, sim. Mas tinha dúvidas sobre Hiei.
Shounen
Jump: Qual
o seu vilão favorito da série e por quê?
Yoshihiro
Togashi: Os
Irmãos Toguro, porque eles simplesmente não
tem limites.
Shounen
Jump: Quem
é seu personagem feminino favorito e por quê?
Yoshihiro
Togashi: Shizuru,
a irmã de Kuwabara. Porque ela nunca perde a pose.
Shounen
Jump: Alguns
fãs debatem sobre isso, então... Como o Reikai
(mundo espiritual), o Ningenkai (mundo dos homens), e o Makai
(mundo das trevas) se relacionam entre si? O Makai é
o inferno, ou não tem nada a ver?
Yoshihiro
Togashi: Até
onde me aprofundei, eu os interpreto como planos paralelos
da existência. Lugares que seriam difíceis de
conseguir chegar com nossa tecnologia atual... algo assim.
É muito mais fácil ir até lá como
fantasma, sem um corpo material, então a maioria das
pessoas acabam indo pra lá quando morrem. Céu
e inferno seriam só uma pequena porção
do Reikai e Makai que as pessoas acidentalmente viram e voltaram
para contar. Você pode ver como uma face da morte, mas
a verdade é que existe em algum lugar da realidade.
Na
Vida Real...
Shounen
Jump: Recentemente
você teve um filho. Você acha que tornar-se um
pai mudou, ou mudará, seu trabalho, me referindo principalmente
ao tema do garoto em busca do pai de Hunter X Hunter?
Yoshihiro
Togashi: Acho
que será uma grande influência pra mim daqui
pra frente.
Shounen
Jump: Pra
finalizar que conselho você dá aos fãs
que planejam tornar-se desenhistas?
Yoshihiro
Togashi: 365
dias por ano, 24 horas por dia, pense em tudo em termos de
mangá. Assim será bem mais fácil.