Artes

SP450

História Informática Ed.Física Astronomia Religião Anfiteatro Xadrez Matemática

Ginástica Aeróbica

No Brasil, os espaços privados para a prática da Ginástica, que hoje conhecemos por "acade­mias", surgiram na década de 1930, na cidade do Rio de Janeiro, sob influência de métodos ginásticos europeus do início do século XX. Na década de 1960, além da calistenia, muitas academias dedicavam-se ao "levantamento de peso", prática associada ao halterofilismo.

Nos anos 1980, a Ginástica Aeróbica ganhou grande espaço nas academias, beneficiando-se da popularidade do conceito de "exercício aeró­bio", difundido na década anterior pelo médico norte-americano Keneth Cooper (criador do que ficou conhecido como Método Cooper), e pelos vídeos e Ginástica (com ênfase na Ginástica lo­calizada) produzidos pela atriz norte-americana Jane Fonda. Contudo, caracterizada pela exces­siva presença de saltitos e giros, realizados sem a devida preocupação com a postura, a Ginástica Aeróbica dos anos 1980 levou ao aparecimento de lesões articulares em seus praticantes - daí a denominação "Ginástica de alto impacto" pela qual ficou conhecida. Surge, então, a Ginástica Aeróbica de baixo impacto, que busca minimi­zar os efeitos lesivos às articulações, seguida do step trainning, Ginástica que alterna movimen­tos de subida e descida de um pequeno degrau.As esteiras-rolantes e bicicletas ergométricas logo chegaram como alternativas à exercitação aeróbia. A hidroginástica (Ginástica realizada na piscina) agrega exercícios da Ginástica locali­zada e da Ginástica Aeróbica, com a vantagem de a água minimizar o impacto na articulação dos joelhos e servir, ao mesmo tempo, de fator de_resistência para os movimentos, potenciali­zando o efeito dos exercícios.

Podemos então caracterizar a Ginástica Aeróbica, modalidade contemporânea de Gi­nástica, como uma atividade rítmica (ritmo que é determinado por uma música) que mo­biliza os grandes grupos musculares com o ob­jetivo de desenvolver a capacidade aeróbia dos praticantes. Por utilizar exercitação de intensi­dade baixa/média por um período prolongado e contínuo, a Ginástica Aeróbica é freqüente­mente indicada para a melhoria da capacidade e do funcionamento dos sistemas cardiovascu­lar e respiratório, por exigir grande dellanda de oxigênio, assim como para a diminuição ou controle da gordura corporal, por implicar gasto calórico relativamente grande.

o que são exercícios aeróbios?

São exercícios destinados à melhoria das funções cardiovascular e respiratória "que en­volvem a utilização de grandes grupos _ mus­culares, e que possam ativar todo o sistema

orgânico de oxígenação; coração, pulmõ~­sangue e vasos ,sangüíneos, e incluem esfo~s_ .

de média e longa duração (maior que 5 minu­tos), de caráter dinâmico, em ritmo constante e -de intensidade. moderada"!, Para se conse­guir beneficios com esse tipo de esforço, o trei­

namento aeróbico deve ser- realizado de três a cinco vezes por semana.

Portanto, pode-se falar em exercício aeróbio não apenas na chamada Ginástica Aeróbica, mas também em atividades como caminhada, corrida, andar de bicicleta, desde que sejam es­forços de longa duração, com intensidade mo­derada e sem que o praticante apresente sinais de fadiga (hiperventilação). Em outras palavras, pode-se dizer que, se durante uma atividade você conseguir conversar um pouco, isso pode ser indício de que se trata de uma atividade pre­dominantemente aeróbia.

A Ginástica Aeróbica é geralmente praticada em grupos nas academias, mas há variações que  

permitem sua prática inclusive em ambientes domésticos, sem a obrigatoriedade de acompa nhamento musical. Sempre preservando seus princípios básicos, ela tem experimentado di­versas modificações. ao longo do tempo. Den­tre elas, destaca-se a associação de seus prin­cípios básicos aos movimentos de lutas, como boxe, tae kwon do e outras (aerofighting, Power kick ou aeroboxe), e à diversificação dos ritmos utilizados (cardiofunk, aeroaxé, aerofimk, aero­dance, aerolambada, aeroboxe, lambaeróbica), facilitando a adesão de novos praticantes.

Considerada uma modalidade esportiva (Gi­nástica Aeróbica Esportiva), ligada às Federa­ções/Confederações de Ginástica, a Ginástica Aeróbica conta também com ligas e federações próprias, que promovem competições nas quais rotinas coreográficas são avaliadas com base em referenciais de desempenho padronizados, por meio de um código de pontuação. As coreogra­fias, apresentadas individualmente, em duplas, trios ou grupos, são compostas de exercícios, de diferentes graus de dificuldade, -oriundos em sua maioria da Ginástica Aeróbica tradicional e executados.. com alta intensidade, em sincronia com o estilo e estrutura da música escolhida. Exigem a demonstração, por parte do atleta, de elevados níveis de força, agilidade, flexibilidade, coordenação, equih'brio e criatividade do ponto de vista coreográfico.

Trata-se de mais um exemplo em que se pode verificar o fenômeno da esportivização, ou seja, a assimilação de diversas formas da Cultura de Movimento ao modelo do esporte espetáculo. No caso, a de uma ginástica ini­cialmente composta pela combinação de mo­vimentos simples (saltitos, corrida e marcha estacionária, giros etc.), de intensidade baixa! média, acessível a grande número de pessoas e com repercussões positivas na condição ae­róbia e cardiovascular, transformada em uma modalidade competitiva, de grande intensi­dade, com exigências técnicas de execução,com agregação de novos movimentos (alguns oriundos da Ginástica artística), mais comple­xos e com demandas fisicas mais elevadas.

GUEDES, Dartagnan Pinto; GUEDES. Joana Elisabete R. P. Atividade física, aptidào física e saúde. Revista Brasileira de Atil>idade Física e Saúde, Londrina, v. I, p. 18-35, 1995.

Figura 2 – Aeroboxe


 

A prática da Ginástica Aeróbica exige espe­cial atenção ao Princípio da Sobrecarga, que diz respeito à gradação adequada dos fatores do treinamento (intensidade e volume), de modo a estimular o aumento das capacidades funcio­nais do organismo. Ou seja, significa obedecer à progressividade da carga de trabalho, a partir do volume e da intensidade do programa, ob­jetivando o alcance de novos níveis de adapta­ções morfofisiológicas, não alcançados com a utilização de cargas constantes.

A progressividade da carga deve considerar a individualidade do praticante quanto à sua condição orgânica, sua capacidade de recupe­ração pós-esforço e sua capacidade de adap­tação a novos estímulos. Em linhas gerais, o volume e a intensidade no início de qualquer programa devem ser baixos, e aumentado com a evolução da condição física de .cada pessoa. Tal princípio também atende a neces­sidade de adaptação dos músculos e dos ten­dões, para prevenir lesões.

 

 

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM! RELEMBRAR, CALCULAR E CAMINHAR

O objetivo desta Situação de Aprendiza­gem é possibilitar aos alunos a compreensão do conceito de exercício aeróbio, por meio da realização de um programa de caminha­da. Com base nos conteúdos dos bimestres anteriores, os alunos serão estimulados a relacionar exercícios de longa e baixa/mé­dia duração, com o desenvolvimento da capacidade de resistência aeróbica, a melho­ria do sistema cardiovascular e respiratório e o emagrecimento. Os objetivos e os princípios orientadores dos exercícios aeróbios serão apresentados a partir de exemplos de ativida­des aeróbicas. A seguir, propõe-se que os alu­nos realizem um programa de caminhada, com base em parâmetros de intensidade, freqüência e duração. Para tal, os alunos calcularão sua freqüência cardíaca máxima e a zona alvo de treinamento, buscando estabelecer o ritmo em que deverão caminhar, e ajustando-o em fun­ção da freqüência cardíaca apurada ao final de cada caminhada. Ao final do programa de ca­minhada, os alunos relatarão as mudanças que perceberam em sua condição fisica.

1