Foi sugerido aos alunos que criassem jogos diferentes em cada grupo. Os jogos foram elaborados pelos alunos em sala de aula (2 aulas). Na sala de informática digitaram o texto sobre os jogos com o uso do Word e em seguida, enviaram aos grupos parceiros (2 aulas).
Os grupos da escola EE Professor Carlos Molteni enviaram os e-mails para os grupos da escola EE Jornalista David Nasser (grupo1 para grupo1, grupo2 para grupo2, etc), que por sua vez enviaram os e-mails para o Colégio Policursos, que enviaram para a EE Professor Samuel Morse fechando o ciclo.
GRUPO 1
Este grupo desenvolveu uma História Sequencial que inicia-se através de uma situação em uma feira livre, onde são utilizados muitos elementos fracionários (ex.: 1/2 dúzia, 1/4 de Kg, etc).
-----
Original Message ----- From: Andressa
Nascimento
Cc:
[email protected]
; [email protected]
; [email protected]
; [email protected]
Sent:
Saturday, October 20, 2001 10:57 AM
Subject:
enlaces/desafio/grupo1molteni
Oi colegas como vão vocês?
Somos do grupo 1 - EE Professor Carlos Molteni Ana Paula, Andressa, Daniele,
Jady, Jaqueline, Luana, Naílson, Paloma e Raquel.
O nosso grupo vai trabalhar com problemas escritos através de uma história que
começaremos e vocês darão
continuidade a partir do ponto em que parar, vamos jogar assim?
Era uma vez, um feirante (senhor João), que vendia bananas, maçãs, uvas e
peixes. Uma mulher (dona Maria), comprou 1/2 dúzia de bananas, 5/20 de uma
caixa de 100 maçãs, 40/5 cachos de uvas e 30/3 quilos de peixes para um jantar
que iria fazer para sua família. Se o preço da dúzia de bananas, da caixa de
maçãs, do cacho de uvas e do quilo de peixes é tudo R$ 2,00, quanto dona
Maria gastou no total? Resolvam esse probleminha e continuem a história
enviando pra nós outro desafio, tudo bem?
Abraços !!!
grupo1- EE Carlos Molteni
[email protected]
GRUPO 2
Este grupo criou um jogo chamado "dama fracionária", que oferece aos jogadores um desafio de resolver os cálculos sobre fração utilizando as mesmas regras da dama comum. No e-mail os alunos ensinam como construir o jogo.
-----
Original Message ----- From: Bruno
Romão
Cc:
[email protected]
; [email protected]
; [email protected]
; [email protected]
Sent:
Saturday, October 20, 2001 11:39 AM
Subject:
enlaces/damas/grupo2molteni
Oi parceiros, somos do grupo 2 da EE Prof. Carlos Molteni. Bruno Benedetti,
Bruno Romão, Daniela, Kennedy, Renata Cristina, Rodrigo, Thiago e Viviane.
Já começamos os preparativos para jogar com "dama fracionária" são
pinos feitos de papel cartão e haverá em cada pino uma fração diferente
ou com o mesmo significado (frações com denominadores iguais ou diferentes).
Seu grupo deve fazer um tabuleiro igual ao do jogo de damas comum, fazer os
pinos com frações e jogar com as regras da dama verdadeira. Vai
funcionar jogando 2 jogadores durante 10 minutos, um com pinos de uma cor e o
outro de outra, de forma que distribuam as frações que são as mesmas no
tabuleiro, após os 10 minutos ganha que tiver a maior soma de frações, ou
seja, 1/2 + 3/2 + 15/2, etc, não sendo obrigatório ganhar quer tiver mais peças
e sim o maior valor, entenderam? Discutam essas regras no grupo, com a
professora e bom jogo!
Esperamos respostas.
Grupo 2 - EE Prof. Carlos Molteni
[email protected]
GRUPO 3
Este grupo elaborou um dominó fracionário, que consiste em criar 28 peças de tal forma que um lado da peça seja uma fração e a outra um número inteiro, sendo que para jogar os alunos deverão saber qual fração relaciona-se com o número inteiro indicado na outra peça ou vice-versa. Vence quem terminar primeiro as peças de sua mão, podendo ser jogado com 2, 3 ou 4 participantes.
-----
Original Message ----- From: Lucilene
Dias
Cc:
[email protected]
; [email protected]
; [email protected]
; [email protected]
Sent:
Saturday, October 20, 2001 12:44 PM
Subject:
enlaces/domino/grupo3molteni
Olá colegas do grupo 3 David Nasser, tudo bem?
Somos o grupo 3 da EE Carlos Molteni Aline Conceição, Aline Lima,
Crislaine, Jéssica, Juliana, Lucilene, Renata e Taciane.
O nosso jogo vai ser dominó, nós queremos que vocês se divirtam.
Regras: começa o jogo quem tiver a peça maior e a peça maior é a 15. O
segundo tem que respeitar o resultado da multiplicação e outras várias contas
por exemplo: O primeiro jogou essa peça 15/3 e 1, o resultado dá 5 e 3/3, quem
tiver essa peça, encaixa e vai continuando o jogo, vencendo quem acabar com
todas as peças primeiro, deverá ter um fiscal para que não dê confusão,
sendo esse fiscal um aluno que deve conferir as contas, tudo bem?
Inventem algumas peças que se encaixem, num total de 28 e se divirtam.
Abraços !!!
Grupo 3 EE Carlos Molteni
[email protected]
GRUPO 4
Este grupo resolveu criar um jogo através de uma pesquisa feita na própria escola e comparar com a mesma pesquisa feita na escola parceira, utilizando os números fracionários como observação para essa comparação.
-----
Original Message ----- From: Danielle
Araujo
Cc:
[email protected]
; [email protected]
; [email protected]
; [email protected]
Sent:
Saturday, October 20, 2001 1:28 PM
Subject:
enlaces/pesquisa/grupo4molteni
Oi colegas do David Nasser, como vão?
Somos o grupo 4 da EE Carlos Molteni Daniel, Daniele, Diego, Guilherme, Jenifer,
Roberta, Talita e Vanessa.
Vamos desenvolver com vocês um jogo de pesquisa, que tal? Leiam a pesquisa,
resolvam a questão, façam a mesma pesquisa na escola de vocês para
compararmos os resultados e depois enviem para nós outra que vocês
queiram, tudo bem?
Nossa pesquisa foi assim: Você acha que o Brasil vai se classificar para a copa
do mundo de 2002? Fizemos essa pergunta a 158 pessoas e o resultado foi:
sim (100) não (29) não sabe(29).
Portanto 29/158 optaram por não, 100/158 sim. Se a pesquisa fosse com 500
pessoas e os resultados fossem
os mesmos, quantos diriam sim?
Saudações !!!
Grupo4 - EE Carlos Molteni
[email protected]
GRUPO 5
O jogo do grupo 5 é uma pista de corridas em que o número de participantes é de no máximo 3 e cada um detém uma cor distinta. Nesta pista são desenhadas várias casas vazias (sem cor). Os participantes retiram uma pergunta sobre fração e respondem. A cada resposta certa, o participante pinta a casa vazia com sua cor. Vence quem tiver o maior número de casas pintadas.
-----
Original Message ----- From: Henrique
Oliveira
Cc:
[email protected]
; [email protected]
; [email protected]
; [email protected]
Sent:
Saturday, October 20, 2001 1:48 PM
Subject:
enlaces/pista/grupo5molteni
Oi colegas do g5 - David Nasser, como vão? Somos o grupo 5 da EE Carlos Molteni
Bruno Romano, Cleber, Ericson, Henrique, Izabela, Karina, Renan e Robertson.
Nosso jogo é montar um desenho que não poderá ser pintado de qualquer cor,
terá que ser pintado de acordo com o resultado e a cor da legenda.
Regras da pista: a pista terá dois montes um de perguntas e cartas de azar e no
outro monte as respostas da fração, a carta usada de uma vez não poderá ser
usada depois, poderá jogar até 3 pessoas, que conforme a fração ou carta
retirada e respondida, a pessoa que tiver maior parte do desenho é o ganhador,
entenderam?
Saudações !!!
Grupo5 - EE Carlos Molteni
[email protected]
Home Projetos Telecolaborativos Objetivos Cronograma Processo