![]() |
|||||||
|
|
|||||||
|
O narrador e a narrativa
Quanto à presença: Narrador participante/não participante? Trata-se de um narrador participante, autodiegético, portanto escrito na 1ª pessoa, com carácter autobiográfico. Ele próprio é uma personagem fundamental para o desenvolvimento da acção, o protagonista da mesma. Narrador omnisciente/observador? O narrador é um observador dos factos, vivendo parte dos mesmos. Não sabe mais do que a sua própria participação lhe permite. Seguindo uma focalização interior,conta, evoca na primeira pessoa as coisas que sabe, a que assistiu, que lhe contaram ou que sofreu. Ignora, porém, o que ainda pode vir a acontecer, a razão por que aconteceu, qual a explicação para aquela tragédia. Narrativa aberta/fechada? Fechada, de certo modo, pois o narrador não nos deixa muitas aberturas por onde possam escapar -ele ou os outros. Determina o "fim" dos acontecimentos, o destino até à morte, desaparecimento, de algumas personagens. Podemos, no entanto, interrogar-nos no final: Voltará um dia André Juliano? E o narrador, o que vai ser dele? "Só resto eu", diz ele, mas o que poderá ainda acontecer? E Antoninha das Dores, a sua amada? A possível "abertura" estará em cada um de nós, na capacidade que tivermos de a inventar, ao ler um conto... |
|||||||