
O Clube da Simpatia teve origem num programa radiofónico com o mesmo nome. A realizadora, Gisela Alves Sinfrónio, e os outros dois participantes desse programa, Rosa de Lourdes Alves Sinfrónio do Carmo e Antero Odorico Pacheco Nobre, constituíram-se em Comissão Organizadora e Instaladora do Clube e convidaram os principais rádio-ouvintes para um almoço-convívio em que a iniciativa lhes foi apresentada, considerando-os Sócios Fundadores. Este almoço efectuou-se em 18 de Dezembro de 1994, data que pode considerar-se como a da fundação do Clube.
Os Estatutos foram depois aprovados em Assembleia Geral dos Sócios Fundadores efectuada em 18 de Fevereiro de 1995 e legalizados por escritura lavrada em 1 de Junho seguinte, no Cartório Notarial de Olhão, publicada no Diário da Republica da III Série, n.º 248/95, de 26 de Outubro, também de 1995. O Regulamento Interno foi aprovado pela Assembleia Geral em 21 de Julho de 1995.
O Clube está inscrito sob n.º 503427900 no Registo Nacional de Pessoas Colectivas e no Governo Civil de Faro sob n.º 1102.
Os Corpos Gerentes foram eleitos por cinco anos, pela Assembleia Geral de 21 de Julho de 1995.
A cerimónia da tomada de posse dos Corpos Gerentes teve lugar no dia 5 de Outubro de 1995 e foi assim que, nesta data, surgiu em Olhão, o CLUBE DA SIMPATIA.
O Clube da Simpatia, segundo os seus Estatutos, é uma associação cultural sem fins lucrativos que tem como objectivo estimular sentimentos de simpatia, amizade e solidariedade entre as pessoas, pela participação destas em actividades divulgadoras da cultura em todas as suas expressões, designadamente nas da Música, da Literatura, da História, do Folclore e das Artes Plásticas.
O Clube, que completou sete anos no passado dia 5 de Outubro de 2002, possui 366 sócios, oriundos de várias partes do País e do Brasil, mas, na sua maioria, são olhanenses. Além da Sede, em Olhão, possui uma Delegação no Brasil, - U.B.T. (União Brasileira de Trovadores) - onde os sócios inscritos estão a adorar esta iniciativa portuguesa.
Durante estes sete anos de existência o Clube tem organizado vários convívios, almoços, espectáculos, passeios culturais, programas de rádio, conferências, palestras, tertúlias, exposições e concursos literários, tendo distribuído largas dezenas de prémios e centenas de livros.
Este é o Clube da Simpatia, cujo principal objectivo é estimular a simpatia e a amizade num ambiente cultural e recreativo. Dele esperamos um porvir cheio de esperança num mundo melhor, com mais Solidariedade, mais Amizade e mais Simpatia entre todos os cidadãos.
Esta é a história de um Clube sem jóia nem cotas, que nasceu a partir de um programa de rádio e que vive só da simpatia dos seus sócios na linda cidade de Olhão, no Algarve, em Portugal.

Cidade de Olhão - Algarve - Portugal
|
|
|
![]() |
![]() |
![]() |
|
|
| Quem somos | Procuramos | Concursos | Poesia | Prosa | Música | Amigos |