Estudos bíblicos
Doutrina Católica

RESPOSTAS AOS LEITORES

" Cristo vive , Cristo reina , Cristo impera "

__________________________

Questão 1 :

___________________________

UM ÚNICO MEDIADOR

___________________________

Só existe um mediador , Jesus Cristo , dito por ele próprio : "(...) Eu sou o caminho, a verdade ea vida; Ninguém vem ao pai senão por mim." (João 14:6) Como , então , a Virgem Maria , os santos e os anjos , são considerados mediadores , e como a Igreja também é considearda necessária para a nossa salvação ?

Reposta :

Pelos méritos infinitos de Cristo e pela satisfação perfeita e eterna prestada a Deus na forma da oblação vicária - da sua morte e ressurreição - os homens puderam encontrar o perdão da culpa original e terem as virtudes sobrenaturais da alma restabelecidas . Foi um gesto unilateral da misericórdia divina . E , então , os benefícios das obras de orar , fazer penitência , na comunhão da graça , na comunhão espiritual das almas santas , que constitui a Igreja , são transmitidos a todos . E a Igreja reza em oração , para pedir graças , louvar e agradecer . Não é possível ser cristão , crer em Jesus , sem pertencer a essa comunhão espiritual no seu Corpo Mistico . Passamos a integrar uma comunidade hierarquizada por vontade de Cristo. Automaticamente , a nossa inclusão na família divina - por um ato livre de consentimento em integrar essa familia - se realiza . Por isso , quem é cristão integra uma igreja e ora em comum pelos vivos e pelos mortos , porque foi autorizado e exigido por Cristo , e porque esse é o sentido da nossa vida espiritual , sempre na dependência dos méritos e da satisfação infinita de Jesus , que aplacou a ira divina e tornou o homem agradável e agradecido a Deus . A Igreja peregrina , padecente e triunfante ora unida para louvar a Deus , pedir graças e pedir perdão pelas faltas de seus filhos . Antes do sacrificio do calvário , o céu estava fechado às almas dos homens justos que morreram sem o pecado mortal , mas com a ausência da graça ; consequência da transgressão da Lei de Deus por Adão . Mesmo no AT , é comum vermos as evocações do nome de Deus feitas através da referência ao patriarcas como Abrãao , Isaac e Jacó . No AT , Deus Se comunica aos homens através dos patriarcas e profetas ; eles eram escolhidos como mediadores para o cumprimento da vontade de Deus .

Os anjos e santos são ministros de Deus , servem a Deus , cumprindo a sua vontade com perfeição , orando e pedindo por nós . Os anjos devem ser louvados porque Deus os amou e os concedeu o galardão da glória eterna junto a Ele. A fonte derradeira de todas as graças é Deus Trino e Uno , através de Cristo , mas o próprio Cristo pediu para que os seus filhos orassem uns pelos outros , na dependência fundamental da sua oração eterna.

Intercessão e Sacramentos

___________________________

Questão 2 :

___________________________

A masturbação é pecado mortal ? A masturbação espontânea é pecado ?

_________________________

Resposta :

A masturbação é condenada pela Igreja porque é uma prática contrária ao uso natural do orgão humano. Trata-se de uma busca egoísta e estéril do prazer sexual , sem a necessária complementação afetiva do parceiro , como ocorre na relação sexual regular . Ela expressa uma profunda desordem psíquca da parte de quem a pratica com regularidade.

E , por conseguinte , é um pecado grave que deve ser contido pela prática intensa de atividades espirituais , em casa e na Igreja ( oração , jejum , obras de misericórdia e adoração ).

Contudo , se aquele pratica a masturbação não tem consciência do seu ato , ou se ele é realizado em estado extremo de necessidade , a culpa do seu agente é atenuada , ou mesmo , é considerada inexistente. Permanecendo o mal físico com seu autor. A Igreja advoga a vida casta e o sexo apenas no matrimônio legal , em termos canônicos.

___________________________

Questão 3 :

___________________________

POR QUE JESUS SERIA DEUS ?

____________________________

Por que Jesus seria Deus ? Apenas porque ressuscitou dos mortos e fez milagres ? Outros profetas também fizeram milagres , ressuscitaram mortos e não eram deuses !

Reposta :

Jesus é Deus porque a sua vida é confirmada pelas profecias feitas em relação ao Messias ( de Isaias , dos Salmos , Jeremias e de outros profetas ); bem como a sua morte e ressurreição . Ele é o Verbo Encarnado porque Deus anunciou aos homens a vinda do Salvador por emissários angélicos ( à Virgem Maria e São José ). E principalmente porque o próprio Jesus Cristo disse ser Deus : "Eu sou antes de Abrãao ser " ( João 8:58 ), " Eu e o Pai somos um " ( João 10, 30 ) ; verdade reafirmada pelos apóstolos " ...O Verbo estava em Deus e o Verbo era Deus , o Verbo se fez carne " ( João 1:1-14 ).

Jesus é Javé Encarnado , lemos essa verdade nas seguintes passagens ( Is.40:3,4 Jo.1:23; Is.8:13,14 IPe.2:7,8 e At.4:11; IPe.2:6 , Is.28:16 e Sl.118:22; Nm.21:6,7 com ICo.10:9 ,Sl.102:22-27 com Hb.1:10-12; Is.60:19 com Lc.2:32; Zc.3:1,2 .

Jesus é Deus , porque realizou milagres , profetizou , subiu aos céus ; demonstrou ter a onipotência , a onipresença e a onisciência em diversas passagens de sua vida

Onisciência (Jo.1:47-51;4:16-19,29;6:64;16:30;8:55; Jo.10:15;21:6,17; Mt.11:27;12:25;17:27; Cl.2:3), onipresença (Jo.3:13;14:23 Mt.18:20;28:20; Ef.1:23), onipotência (Mt.8:26,27;28:28; Hb.1:3; Ap.1:8).

Mandou batizar e perdoar no nome da Trindade . Uniu , portanto , Seu nome à Trindade divina (IICo.13:14; ICo.12:4-6; ITs.3:11; Rm.1:7; Tg.1:1; IIPe.1:1; Ap.7:10; Cl.2:2; Jo.17:3; Mt.28:19).

Perdoar pecados é atributo exclusivo de Deus (Mc.2:5,7,11; Lc.7:49).

Jesus previu que iria carregar a cruz , e que todos deveriam fazer o mesmo , segundo nossas possibilidades . Lemos : " Chamando para perto de si o povo e os discípulos, disse-lhes: Se alguém quiser vir nas minhas pegadas, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me; -porquanto, aquele que se quiser salvar a si mesmo, perder-se-á; e aquele que se perder por amor de mim e do Evangelho se salvará. - Com efeito, de que serviria a um homem ganhar o mundo todo e perder-se a si mesmo? (S. Marcos , cap. VIII, vv. 34 a 36; - S. Lucas , cap. IX, vv. 23 a 25; - S. Mateus , cap. X, vv. 38 e 39; - S. João , cap. XII, vv. 25 e 26.) e previu que iria ressuscitar dos mortos ( Mt 1 - 12)

Voltou a viver por suas próprias forças e não pela ação divina através de algum homem. No Novo Testamento , o próprio Deus afirma , que ele era Seu Filho amado :

"Este é meu Filho amado no qual eu me deleito: ouvi-o "(Mt 17,5).

E porque Jesus subiu aos céus diante de centenas de pessoas. Somente Deus poderia suportar o aniquilamento , vencer a morte e transmitir essa vitória a todos os homens.

Expressões bíblicas que revelam a divindade de Cristo : Alfa e Ômega (Ap.1:8,17;22:13; Is.44:6). Pai da Eternidade e Maravilhoso , Deus Forte (Is.9:6 , Jz.13:18 , Is.9:6 , Is.10:21). Senhor da Glória (ICo.2:8; Tg.1:21; Sl.24:8-10). Só Deus pode ser adorado (Mt.4:10 , Mt.14:33; Lc.5:8;24:52 , Hb.1:6; Jo.5:22,23; Is.45:21-23 com Fp.2:10,11 ,At.7:59,60; IICo.12:8-10). São Tomé cético como muitos , ao tocar as chagas de Cristo , exclamou: " Meu Senhor e meu Deus! " (João 20.28)

___________________________

Questão 4 :

__________________________

AS LEIS DO ANTIGO TESTAMENTO ESTAVAM ERRADAS ?

__________________________

As leis de Deus no Antigo Testamento eram válidas , necessárias ; ou eram simbólicas e não deveriam ser obedecidas , pelos cristãos?

Reposta :

As leis de Deus eram absolutamente verdadeiras e necessárias até a vinda de Cristo . Contudo não eram suficientes para garantir a vida eterna , somente a graça de Cristo teria esse poder. A Lei foi dada por Deus aos homens , na forma de amor e penitência. De amor , porque monstrou o modo de evitar o aniquilamento definitivo após a queda original , e de punição porque implicou em castigos para quem a descumpria . A Lei foi um educador , mostrando o caminho reto da palavra de Deus e as consequências da transgressão -- São Paulo diz : “...Se não há lei, também não há pecado...” (Rom. 5: 13) , e também : “Eu não conheceria o pecado, não fosse a Lei...” (Rom. 7:7). Jesus cumpriu a lei e sua família cumpriu a lei . Maria foi ao templo levá-lo , como recém nascido ; purificou-se e ofereceu sacrifícios a Deus (cf. Lv 12,6 , Ex 13,2.12 , Nm 18,15-16).

E disse o Mestre ratificando sua reverência à Lei de Deus : "Não penseis que vim revogar a lei e os profetas ; não vim para revogar, mas para cumprir. ( Mateus, 5: 17 a 26 ). Mas Cristo mostrou , ao mesmo tempo , que aquelas leis existiam em função da sua vinda e da obra de redenção ( da sua morte e ressurreição ) . Os fariseus ficavam aprisionados a uma leitura petrificada , não iluminada pelo Espírito Santo , e fizeram da lei fonte de escravidão , e não de graça . Usaram a Lei contra o Cristo .

As leis de precessão e as lei nacionais cumpriram-se em Cristo . Jesus as cumpriu e as levou à perfeição . Elas foram incorporadas em outro nível das leis e dos planos de Deus para a humanidade. Jesus substitui as leis insuficientes do Antigo Testamento , pela lei do amor e da graça de seu sacrifício perfeito e definitivo . As leis morais permanecem em plena vigência e são necessárias para que nos mantenhamos sob a graça e sob o amor de Deus .

Lemos em Colossenses 2: 14 : “Havendo riscado a cédula que era contra nós, nas suas ordenanças, a qual de alguma maneira nos era contrária, e a tirou do meio de nós, cravando-a na cruz.”E também em Efésios 2: 15 – “Na Sua carne (Seu sacrifício) desfez a inimizade, isto é, a lei dos mandamentos, que consistia em ordenanças...” -- Lei cerimonial ab-rogada portanto ; é o que afirma Paulo . Contudo em Romanos 3: 31 , lemos : “Anulamos, pois, a lei pela fé? De maneira nenhuma; antes, estabelecemos a lei.” ; A fé em Cristo , portanto , não desobriga os cristãos do respeito às leis de Deus , assim define Paulo. A lei moral é eterna , santa e perfeita !

A antiga Aliança cumpriu sua finalidade. "O mandamento anterior é ab-rogado e é introduzida uma melhor esperança , pela qual chegamos a Deus" (Hb 7.18-19). Nove dos Dez Mandamentos foram ratificados no Novo Testamento ; a guarda do sábado foi transformada na guarda do Domingo - o Dia do Senhor. Vejamos: 1) "Não terás outros deuses diante de mim"(Êx 20.3) = "Convertei-vos ao Deus vivo"(At 14.15); 2) "Não farás para ti imagem de escultura"(Êx 20.4) = "Filhinhos, guardai-vos dos ídolos"(1 Jo 5.21)( a feitura de imagens é sinônimo de idolatria ) ; 3) "Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão"(Êx 20.7) = "Não jureis nem pelo Céu, nem pela terra"(Tg 5.12); 4) "Lembra-te do dia do sábado, para o santificar"(Êx 20.8) = Sem ratificação no NT; 5) "Honra teu pai e a tua mãe"(Êx 20.12) = "Filhos, obedecei vossos pais"(Ef 6.1); 6) "Não matarás"(Êx 20.13) = "Não matarás"(Rm 13.9); 7) "Não adulterarás"(Êx 20.14) = "Não adulterarás"(Rm 13.9); 8) "Não furtarás"(Êx 20.15) = "Não furtarás"(Rm 13.9); 9) "Não dirás falso testemunho"(Êx 20.16) = "Não mintais uns aos outros"(Cl 3.9)); 10) "Não cobiçarás"(Êx 20.17) = "Não cobiçarás"(Rm 13.9).

___________________________________________

A EUCARISTIA ANTES DO SACRIFÍCIO É SIMBÓLICA ?

__________________________

Questão 5 :

___________________________

Jesus celebrou a ceia eucaristica antes do sacrificio histórico ; então os apóstolos encontraram a salvação antes dos demais mortais , correto ? A crucificação foi portanto desenecessária !? Essa ceia não teria sido simbólica ?

Resposta :

Jesus celebrou a ceia com os apóstolos antes da crucificação . Esta ceia foi realmente uma celebração eucaristica.

O Cristo recebendo o pão , é a representação de Deus recebendo Seu Filho em oblação. Mas essa celebração , de nenhum modo , dispensaria o sacrifício da cruz ; pois assim foi livremente definido por Deus na eternidade. Como livremente foi definida a Encarnação . Sem o sangue perfeito do Cordeiro de Deus não haveria redenção ! Todos os mistérios e todas as graças passadas aos sacramentos por Cristo , estavam com ele , e estão com ele , desde antes da fundação do mundo . O sacrifício de Jesus foi único e pode ser renovado ; pode ter a sua eficácia aplicada , diferentemente , em todas as partes , até a consumação dos tempos de modo incruento . O sacrifício da missa não acrescenta méritos ao sacrifício único de Cristo .

Seus ministros são apenas os presbíteros e bispos que atuam " in persona Christ " na consagração . Jamais diáconos ou leigos .

_____________________________________

DEUS É DEVEDOR DOS HOMENS ?

__________________________

Questão 6 :

Se Deus distribui sua graça a todos e nem todos a acolhem , Ele , como ser onisciente , faz uma obra em vão ? Ele ficaria devedor dos homens , tendo que retribuir a graças a quem pede ? Deus fica devendo graças aos homens ? Os homens podem tirar o poder de Deus de salvar ?

Reposta :

Deus instaura na alma humana um princípio benigno que é a liberdade de escolha da criatura racional , mesmo que , eventualmente , contrária a Ele e a Suas leis . Deus não depende do homem , nem se torna devedor do homem ! Deus permite que o homem decida livremente , mesmo contra a Sua Vontade porque desejou assim estabelecer È Deus se impôs retribuir aos homens bons e justos as graças necessárias para a preservação dessas almas no reto caminho da salvação. Deus , por sua iniciativa , por iniciativa da Sua graça ; de modo , portanto , imerecido , em relação ao estado pecador dos homens , decide livremente distribuir as Suas graças para o cumprimento das mais diferentes missões .Inicialmente distribui a graça justificadora do batismo que purifica o pecado original e permite que o homem cresça na justiça e na santidade. A partir daí , o homem poderá crescer na graça , recebendo outras graças através dos sacramentos (ou sem os sacramentos) - com crescimento no mérito individual aos olhos de Deus .

Fazendo as obras de Deus , livre e conscientemente , crescemos na graça , mesmo que não tenhamos recebido uma graça especifica requerida.

Os homens só podem recusar a salvação para si próprios , porque Deus assim permitiu , e não contra outras pessoas . O poder é de Deus e Ele permite que os homens acolham livremente a salvação ; e também permite que a percam ; mas tudo faz para impedir que os homens a percam . Só perdetrão a graça , aqueles que forem pecadores réprobos sem arrependimento , até o fim de suas vidas

Somente no céu , ninguém mais poderá pecar , ou então no dia do Juízo. E do inferno , ninguém , nenhum condenado , poderá sair ! Não existe a dupla predestinação para os católicos !

________________________________________

DEUS MANDA MATAR , ROUBAR E MENTIR ?

__________________________

Questão 7 :

___________________________

Por que Deus autoriza a matar , a roubar e a mentir , na Bíblia , como no caso dos inimigos do chamado "Povo de Deus " , nos tempos de Abrãao , Moisés , Davi e etc --- Deus manda Moisés matar todos os homens de Madiã (Números 31:7), Deus manda roubar os egípcios (Êxodo 3:21-22), permite a mentira (I Reis 22:22) , Deus deliberadamente enviou um "espírito" mentiroso (I Reis 22:20-30) (II Crônicas 18:19-22) , faz pessoas acreditarem em mentiras (II Tessalonicenses 2:11-12), O Senhor engana os profetas (Ezequiel 14:9) ?

Resposta :

Deus não autoriza algo de modo incoerente . Na exegese correta , Ele não autoriza Seu Povo a matar ou a tomar os bens de outros povos que não o ponham em risco ; mas autoriza , sim , o uso da força contra povos que , efetivamente , põem a vida do " Povo da Promessa " em risco , ou seja , aqueles povos que são agentes do mal .

Como autoriza o uso da força , em legítima defesa , incluindo o direito de matar , a todos os homens que tenham as suas vidas em risco pela ação de malfeitores.

Os inimigos da obra de Deus , não se arrependem e não vivem , pacificamente , sob a lei natural , mesmo professando religião pagã.

É um dever de todos defender a fé e impedir o avanço do mal , com os meios naturais de que dispomos ! Não podemos cruzar os braços e esperar por um milagre , sem especial revelação divina . Os homens de Deus são instrumentos da justiça divina , ministros da obra de Deus ; predominantemente , de modo pacífico , mas , diante da ausência de alternativas pacíficas , com recuso legítimo à força .

__________________________________________________

RELÍQUIA É MAGIA ?

_______________________________________________________

Questão 8 :

___________________________

O culto de relíquias sagradas e o culto da hóstia tem fundamentação bíblica ?

Resposta

: Sim ! A realidade criada foi amada por Deus e é uma via regular de santificação e de glorificação .

Não é a o canal material em si que santifica , mas o Espírito Santo através daquele nobre canal .

No fim dos tempos , nossos corpos serão ressuscitados em estado glorioso e não mais sofremos as restrições causadas pela queda original , nem tampouco pecaremos ! Os patriarcas e seus despojos eram reverenciados após a morte em diversas passagens do Antigo Testamento . Os ossos de Eliseu ressuscitaram um homem . As vestes de Paulo curavam . A sombra de Pedro também curava ! O corpo é a habitação do Espírito Santo (1 Coríntios 3, 16) , é uma via de santificação mesmo após a morte.

A adoração do Santíssimo Sacramento - Corpo Vivo de Deus - , por seu turno , encontra correspondência na adoração da Arca da Aliança que continha a Palavra de Deus , a Lei moral -- santa e eterna. Se a palavra de Deus podia ser adorada , o Corpo de Cristo muito mais ainda ! E se os restos mortais de homens podem ser usados para santificar , muito mais ainda , o Corpo Vivo do Senhor ( Dogma do Concílio de Trento )

_______________________________________________________________

MÉTODOS CONTRACEPTIVOS

______________________________________

Questão 9 :

___________________________

Vasectomia , laqueadura , pílula anticoncepcional , aborto , eutanásia , clonagem humana , são práticas condenadas pela Igreja ?

Resposta :

Sim ! Todas essas práticas científicas são condenadas pela Igreja . São condenadas porque atentam contra as disposições naturais criadas por Deus . O métodos contraceptivos impedem o livre curso das funções orgânicas que propiciam a originação da vida humana .

O aborto é a eliminação , pura e simples , de uma vida em gestação .

A clonagem é uma intervenção humana na originação dos seres , promovendo a duplicação de um ser humano por vontade do homem.

A eutanásia é a eliminação das possibilidades de sobrevivência para pacientes em estado de grave enfermidade ( geralmente terminal ) , neste caso , em nome da preservação da dignidade e do alívio da dor , uma mínima possibilidade de vida é excluída por decisão humana.

E se houver alguma recuperação , mesmo que miraculosa ?

E se houver alguma nova tecnologia medicinal capaz de recuperar o paciente nesse intervalo de tempo ?

O congelamento de corpos defronta-se com um problema : estão efetivamente mortos ou em sono profundo aquelas pessoas ?

Se estão mortos , suas almas estão em Deus , e o ser que , eventualmente , voltaria a vida , seria um clone ( uma outra pessoa )

Se dormem , não estão mortos , mas em um estado que poderia ser superado com a volta à vida em seus corpos , ou em corpos transplantados.

________________________________________________________________

CIRURGIAS REPARADORAS

______________________________

Questão :

Por que a Igreja aceita as cirurgias reparadoras , a inseminação artificial , e outras intervenções médicas que mudam situações naturais do organismo ?

Porque , nesses casos , a inteligência humana é usada a favor da vida , a favor do bem-estar físico e psíquico da pessoa humana e não contra o fluxo da vida . A ciência é usada para remover um malefício e promover a vida e a vida saudável

__________________________________________________________

Questão 10 :

_____________________________

CHEOL : METÁFORA OU REALIDADE ?

______________________________________________________

O Sheol era uma metáfora , um lugar figurado , não um lugar real . Os mortos dormem e aguardam mortos até o Juízo Final , nada sabem sobre o que se passa na terra

Resposta :

Jesus disse ao Bom Ladrão que estaria com ele no paraíso naquele mesmo dia : "Eu te asseguro que hoje mesmo estarás comigo no Paraíso" (Lc 23,43).

Paulo diz ter vontade de partir para estar com o Cristo. Escrevendo ao Filipenses diz: "Sinto-me oprimido pelos dois lados: de uma parte quisera morrer para estar com o Cristo. Por outra, torna-se necessário que eu permaneça ainda neste mundo por causa do bem de vocês" (1, 23-24).

Elias e Moisés apareceram a Jesus monte da transfiguração a Jesus : " Quando Jesus fez esta comparação, eles tinham acabado de ver Elias e Moisés no monte da transfiguração. "(João 1:21)

Em Mat 8:11, fala-se de um banquete "com Abraão, Isaaque , e Jacó no Reino do Céu" (cf. Lucas 8:29; 14:15).Enquanto na parábola de Lazaro é chamado "Seio de Abraão" (Luc 16:22) .

São Paulo ensina (Ef. 4:9) que antes de ascender aos céus "Cristo também desceu primeiro aos níveis mais inferiores da terra" Cristo foi e "pregou para as almas que estavam na prisão (...)" (I Ped 3:18-20).

No Livro do Apocalipse é dito que as almas dos mártires clamam por vingança : " No Altar: Os mártires clamam por vingança. ...(16:8,9) 5 "

Como seria possível todos esses fatos , se após a morte as almas dormissem ?

Os mortos que morreram sem pecado mortal aguardavam no Seio de Abraão o momento da comunicação definitiva da redenção.

Após a morte , aquelas almas que morrem na graça , sem manchas de pecado a serem purificadas , são submetidas ao Juízo Particular e ingressam definitivamente na beatitude celeste . Neste momento são julgados os méritos de cada um , a profundidade desses méritos , e assim é conferido um galardão específico nos céus . Paulo fala na Epístola aos Hebreus que após a morte advem o Juízo ; esse Juízo é o Juízo particular que será confirmado no fim dos tempos no Juízo Final.

Prof Everton Jobim

__________________________________________________________

FILHOS DE DEUS E FILHOS DOS HOMENS

____________________________________________

Questão 11 :

Quem eram os filhos de Deus e os filhos dos homens em Gênesis 6,1-4?

_________________________________________

A expressão "filhos de Deus" nesta passagem significa os setitas, ou seja, os filhos de Set, descendente de Noé. Eram dotados de caráter religioso. As mulheres são denominadas "filhas dos homens" não - porque não figurem na genealogia dos "filhos de Deus", mas porque os setitas, dando-se livremente à poligamia, tomavam a mulher, bastando que a desejasse. Segundo o texto "eram formosas", mas elas eram descendentes de Caim e, esquecidas de Deus somente se preocupavam com as coisas terrenas. Elas geraram “gigantes” termo que indica simplesmente uma estatura elevada, anormal em relação à altura média do povo. Não eram os hebreus, de fato, de elevada estatura. Para ilustrar a progressiva degeneração moral do gênero humano, o autor do Gênesis inseriu uma tradição a respeito de uma raça de titãs que nascera assim desta união. A maldade deles é apresentada como a causa do dilúvio. Sobre a insolência dessa gente, que se teria revoltado até contra Deus, falam o livro da Sabedoria 14,6; o Eclesiástico 16,7; e provavelmente também Jó 22,15.(Cônego Vidigal)

____________________________________________

PURIFICAÇÃO ALIMENTAR

___________________________

Questão 12 :

Se a natureza era boa , tal como feita por Deus , por que os judeus tinham restrições alimentares de natureza religiosa ?

_____________________________________

Porque após o pecado de Adão e Eva , o mal , a corrupção e o sofrimento , entraram no mundo ; o homem ficou vulnerável ao mal físico , psíquico e ao mal espiritual . Por essa razão , vieram as recomendações alimentares no sentido de se evitar o sofrimento daí decorrente ( eram também formas de mortificação da carne ). O bem e o mal misturaram-se no mundo com a Queda original e o homem necessitou precaver-se . Não obstante , com a vitória de Cristo sobre a morte , o mal espiritual foi derrotado , vencido o pecado original e também os pecados pessoais , para quem acolhe , pela fé , a mensagem de Jesus . As leis alimentares de natureza religiosa cairam com o cristianismo ; Cristo libertou desse mal .

Condenada pela Igreja a gula e recomendado o jejum periódico .

Restando , ainda , o sofrimento fisico eventual , mesmo em pessoas limpas de pecado . O mal e o sofrimento só estarão defnitivamente excluidos no fim dos tempos , ou após a morte, no Juízo Particular.

__________________________________________________________

JUÍZO PARTICULAR

_______________________

Questão 13 : Existe o Juízo particular ?

___________________________________

Resposta : Sim , existe o Juízo particular após a morte para quem morre sem pecado . Jesus disse ao Bom Ladrão que estaria no paraíso com Ele naquele mesmo dia ["Em verdade te digo: ainda hoje estarás comigo no paraíso"( MT XXIII,40-43)] e São Paulo afirma que após a morte advem o Juízo . Lemos na Epístola aos Hebreus as palavras de Paulo : " E, como aos homens esta ordenado morrerem uma vez , vindo , depois , o juízo " ( Hb 9:27 ) .

Paulo também afirma ter vontade de partir para estar com o Cristo na Epístola aos Filipenses : "Sinto-me oprimido pelos dois lados: de uma parte quisera morrer para estar com o Cristo. Por outra, torna-se necessário que eu permaneça ainda neste mundo por causa do bem de vocês" (1, 23-24).

Ora se o juízo advem após a morte , não sendo o Juizo final , só pode ser o Juízo particular.

Quem morre com pecado , deve purificar-se no purgatório para ter seus méritos julgados no Juizo particular e confirmados no Juízo final . Ninguém deve estar presente diante de Deus com a alma manchada pelo pecado.

Neste momento , Deus irá julgar a profundidade das nossas ações e conceder o galardão correspondente ao que fizemos por merecer em nossas vidas .

_______________________________________

NÃO JULGUEIS ?

__________________________

Questão 14 : A Igreja pode julgar ? Cristo ordenou : não julgueis para não serdes julgados .

"Não julgueis, para que não sejais julgados " Mt. 7:1

"Não julgueis, e não sereis julgados; não condeneis, e não sereis condenados; perdoai, e sereis perdoados " Lc 6:37

Resposta : Se os homens não puderem formular juízos morais sobre suas condutas e sobre as demais condutas não poderão viver , eticamente ; não poderão ser cristãos . A sociedade seria o caos , a anomia completa !

Os homens podem e devem julgar ; não , podem , evidentemente , definir qual será o Juízo definitivo de Deus , porque só este possui a certeza absoluta e a justiça perfeita. Não devemos formular juízos precários como se fossem definitivos - devemos compreender as limitações alheias e também as nossas . Podemos e devemos também nos arrepender das nossas faltas , da nossa soberba , exercitarmos a capacidade de perdoar ; entendendo , assim , na caridade , a fragilidade humana diante das dificuldades do mundo .

Cabe lembrar que Cristo ordenou a Pedro e aos apóstolos : ligar e desligar , reter e perdoar os pecados. Como seria possível , então , formular esses juízos , diante da impossibilidade de julgar a conduta humana ? _______________________________________________________________

O QUE SÃO OS MILAGRES ?

________________________________

Questão 15 : O que são os milagres ?

___________________________

Reposta : Milagres são interveções extraordinárias de Deus , na realidade criada ; nas quais as leis e os determinismos naturais são , aparentemente ou realmente , contrariados . Milagres são , por conseguinte , intervenções diretas de Deus na criação , objetivando , sempre , manifestar a Sua benignidade infinta . Confirmando , assim , a Sua doutrina sobrenatural revelada , expressão da Sua onipotência .

Vale a máxima : Deus tudo pode !

Milagres são , necessariamente , ações visíveis ou ações comunicáveis ao entendimento dos homens , que trazem sempre benefícios - não há milagre para causar o mal . Deus não é o autor do mal . O mal é a consequência da separação do homem , em face da graça e da misericórdia divinas. É dogma da Igreja que Deus pode e realiza milagres .

_____________________________________________

FREI BOFF

_________________

Questão 16 : O frei Leonardo Boff foi excomungado e expulso da Igreja ?

___________________________

Resposta :

Não , o Sr. Genésio Darcy , na verdade , foi suspenso das suas funções sacerdotais . Ele não foi , contudo , demitido do estado eclesiástico nem deixou , oficialmente , de ser católico ; não foi , portanto , excomungado .

Só pode exercer alguma função sacerdotal , em casos extremos ( caso de morte ) ou quando for perdoado pela Igreja .

Doutrina Católica Redação e Editoria

Hosted by www.Geocities.ws

1