Estudos bíblicos
Doutrina Católica
___________________________________

PASTOR NEGA A EXISTÊNCIA DOS DOGMAS DOS SACRAMENTOS

___________________________________

QUESTÃO :

O Reverendo John D. Sims , Pastor-Teacher do Apostolic Bible Center , afirma que a Igreja Católica inventou os dogmas dos sacramentos , inventou os sacramentos . E que a Igreja mudou a fórmula do batismo ensinada pelo Cristo . Para ele , não existem dogmas sobre os sacramentos .E só existem dois sacramentos. Vejam abaixo :

" (Ano de 1439 d.C) - Afirma-se o dogma dos sacramentos. (Ano de 150 d.C.)- Justino Martir promove a primeira mudança nos ensinamentos dos apóstolos sobre o batismo, o sangue e a submersão. Ele muda as palavras da cerimônia, e desenvolve a base sobre a qual virá a fórmula trinitária sobre o batismo com água.

(Ano de 190 /200 d.C.)- Origenes e Tertuliano desenvolvem as duas doutrinas trinitaristas e criam a nova fórmula para o batismo. Como Justino Martir, eles mantém os ensinamentos apostólicos sobre arrependimento, sangue e submersão, porém não mais utilizam o nome de Jesus no batismo.

(Ano de 220 d.C. )- Origenes começa a pregar a doutrina do batismo para bebês, por causa da observância sobre o pecado original ensinado na sua escola de preparação para o batismo na Alexandria, Egito. "

______________________________________________________________

Resposta Católica :

A existência dos sacramentos está comprovada biblicamente . Cristo os instituiu - todos os sete - para a nossa justificação e santificação crescentes . E é o Cristo quem atua nos sacramentos . A doutrina revelada , no caso dos sacramentos , é uma verdade que Deus diz Dele mesmo ; nada mais verdadeiro , nada mais dogmático , portanto ! Deus fala de Seu poder , da Sua ação , da ação da Palavra que perdoa , que cura , que justifica e santifica .

Mesmo que algumas formulações dogmáticas tenham sido feitas algum tempo depois de outras mais antigas , essas verdades também estavam e estão no conteúdo da doutrina revelada . Apenas não plenamente inteligíveis para os homens .

Sob a assistência do Espírito Santo , ou seja , infalivelmente , a Igreja confirma a existência de uma verdade revelada . Deus ilumina a mente dos homens para o alcance das verdades que Ele revelou. Não se trata de criações humanas , subjetivas , mas de verdades objetivas e eternas.

Os sacramentos não são apenas sinais externos da graça ; são sinais externos que produzem graça . Trata-se de uma ação de Deus , verdadeira , real , em nossa alma , fazendo-a crescer na caridade e na justça . As palavras ensinadas por Jesus são aquelas utilizadas pelos sacerdotes na ministração dos sacramentos .

Para os protestantes , os sacramentos são sinais sagrados , mas que não transmitem a graça santificante , a graça se transmite apenas pela fé . É necessária a realização do ato sacramental , porque se trata de uma ordem divina , um mandamento evangélico. O sacramento , para eles , é uma manifestação externa da fé , uma exteriorização da nossa fé mais íntima , e não uma ação do Espírito Santo.

Para maiores detalhes recomendo os textos abaixo :

Na Bíblia a prova da existência dos sacramentos

Os Sacramentos e o Sacrifício de Cristo

Prof Everton Jobim

Hosted by www.Geocities.ws

1