Doutrina Catolica
Principal
Doutrina Católica __________________________________________________________

OS SANTÍSSIMOS SACRAMENTOS E O SACRIFICIO DE CRISTO

_________________________________________________________

OS SACRAMENTOS CRISTÃOS E OS SACRAMENTOS JUDAICOS

__________________________________________________________

1- Qual a relação entre os sacramentos da Igreja e o sacrifício de Cristo ?

2- Qual a relação entre os sacramentos judaicos e os sacramentos da Nova Lei ?

____________________________________________________________

RESPOSTA :

____________________________________________________________

A relação entre os sacramentos cristãos e os judaicos

______________________________________________________

Liminarmente , devemos observar que os sacramentos judaicos eram apenas símbolos dos sacramentos cristãos .

Eles não transmitiam a graça , tal como os sacramentos cristãos.

Existiam em função dos sacramentos a serem instituídos por Cristo . Nos sacramentos cristãos , o Espírito Santo , efetivamente , atua , santificando e justificando os homens , bem como aspectos de suas vidas e seus afazeres no mundo. As obras da Lei de Moisés deveriam ser realizadas porque eram ordenanças divinas e necessárias para a perseverança dos homens no reto caminho . Mas não tinham o poder de perdoar a culpa original , que só pôde ser removida com o sacramento do batismo , no qual se recebe a graça santificante .

___________________________________________________________

Comparação entre os sacramentos judaicos e os sacramentos cristãos

___________________________________________________________

1- Circuncisão , mandamento divino transmitido a Abraão , foi substituído pelo batismo. O cristão tem o selo da aliança com Deus na própria alma.

O Espírito Santo corta as ataduras do pecado original no batismo , transmitindo a graça da justificação , infundindo as virtudes teologais da fé , esperança e caridade . Vivificando , assim , as virtudes espirituais da nossa alma.

Morremos , então , com Cristo ; morre o pecado original em nossa almas e nasce uma alma em estado de graça , viva para Deus .

Acolhemos Deus em nossa alma , como Nosso Pai de adoção ; somos feitos filhos adotivos de Deus . Passamos a integrar a família celeste, aptos a realizar as obras de valor sobrenatural que contarão como méritos em nossa justificação. Adquirindo direitos e deveres em relação aos demais cristãos e à Igreja .

Sem o batismo não podemos comungar , receber a absolvição dos pecados e o sacramento do crisma.

O próprio Jesus , que não tinha pecados , foi batizado , para que toda a justiça fosse feita ; assim como a Sua Igreja , que está eternamente unida ao Espírito Santo e recebe as graças dos sacramentos até a consumação dos tempos .

2- A eucaristia está relacionada à Páscoa , à passagem da escravidão do pecado para a libedade na terra da promessa . Moisés é uma imagem do Cristo . A eucaristia está relacionada também aos sacrificios da Lei Antiga ( as ofertas levíticas ) que destinavam-se a louvar , agradecer , pedir perdão pelos pecados e novas graças a Deus , tornando-O propício. Os patriarcas do Antigo Testamento ofereceram sacrificios a Deus em reparação por suas culpas . Apenas os levitas estavam autorizados a exercer o sacerdócio ministerial.

Na Santa Eucaristia temos a aplicação diferenciada da mesma eficácia do sacrificio único que , de uma única vez , redime toda a humanidade. Trata-se do mesmo sacrificio do Calvário , perfeito e eterno , que aplacou a ira divina definitivamente , reconciliando o homem com o Pai.

3- O sacramento do matrimônio existia como uma bênção matrimonial . Deus ordenou aos homens que se mutiplicassem ( Gênesis), e a forma de fazê-lo era através do matrimônio. O Sacramento simboliza o Cristo casado perpetuamente com a sua Igreja . O homem e a mulher formam uma unidade oferecida a Deus para santificar o sentimento de amor , a felicidade e a procriação . No matrimônio , novos filhos de Deus virão ao mundo , na sacralidade da familia , tal como o Cristo teve uma familia , foi educado por seus pais humanos ; e sua mãe foi erguida ao topo da hierarquia celeste , acima dos anjos e santos. Honrar o Pai e a mãe é um dos Mandamentos da Lei de Deus , absolutamente necessário para a nossa salvação.

4- O sacramento do crisma pode ser identificada com a maioridade dos jovens na lei antiga . Confirmando a opção de vida religiosa , aumentando a intimidade com a vida litúrgica e a força do sacerdócio leigo -- comum a tdos os batizados . Também pode ser referida ao hábito de ungir determinadas pessoas para missões específicas.

5- A ordem é o novo sacerdócio , o sacerdócio da graça , universal , e não mais o sacerdócio limitado e imperfeito dos levitas . Os apóstolos são os sacerdotes de Cristo e transmitem essa graça e essa autoridade a seus sucessores. O Cristo não é um Sumo Sacerdote mortal , ele é o Sumo Sacerdote que entrou num Templo vivo , oferecendo um sacrificio perfeito que aplacou definitivamente a ira divina em face da transgressão humana. Assim definiu magistralmente o apóstolo Paulo na Epístola aos Hebreus . Cristo morreu para não mais morrer e transmitiu essa vitória a todos. Aliança celebrada no seu Corpo , selada com o seu sangue.

Ele anuncia a Si mesmo , glorficando ao Pai nele e sendo a glória eterna de Deus.

Adão corrompeu a terra querendo igualar-se a Deus ; e o Cristo , Deus Encarnado , santificou essa mesma terra com a graça , porque Jesus é a união de Deus com os homens . Deus resgatando os homens e evitando o aniquilamento definitivo da humanidade , a partir de uma livre manifestação da misericórdia divina.

6- Sobre a unção dos enfermos podemos nos referir às curas operadas pelo Cristo . Deus curou os males espirituais e os males fisicos . Ressuscitando os mortos , antecipou a imagem do mundo futuro , sem o mal , a dor , o sofrimento e a morte , quando viveremos eternamente junto a Deus. Na unção do enfermos , nos curamos ou morremos com Cristo , e na Sua Igreja. Na verdade ingressamos na glória celeste , libertos , em definitivo , do sofrimento .

Importante destacar que nas obras da Lei antiga os homens não podiam encontrar definitivamente a redenção porque todas elas dependiam da graça a ser comunicada aos que viveram antes de Cristo ; somente com a ida de Cristo ao Hades após a morte na cruz , aqueles que morreram sem pecado mortal , mas com a mancha do peacdo original para ser purificada em suas almas , puderam ser purificados do pecado original . Eles não morreram como pecadores réprobos , foram justos e honrados , viveram sob a Lei , demonstram possuir uma fé profunda em Deus e creram na promessa do envio do Messias Salvador .

____________________________________

A relação entre os sacramentos

____________________________________

Todos os sete sacramentos estão ligados entre si e existem em função do sacrifício do Calvário - a oferta eterna de Cristo ao Pai. O Cristo é a comunicação eterna da verdade de Deus aos homens , ou seja a comunicação da vida santa e perfeita e da justiça infinta , que vence a morte e perdoa os nossos pecados .

O batismo é a porta para todos os sacramentos . Sem o batismo não podemos receber a comunhão , confessar , receber a crisma e assim sucessivamente . Nossa alma ainda não se encontra apta para a participação , efetiva , na vida espiritual da Igreja . Nesta sequência , para o recebimento da eucaristia são necessários o batismo e a confissão . Só pode ser crismado quem já recebeu , ao menos , a primeira comunhão . Sem o sacramento do crisma , ninguém pode ser padrinho de batismo , casamento , e do próprio sacramento do crisma . E sem o sacramento do crisma ninguém pode almejar receber o sacramento da ordem . Existe , portanto , toda uma conexão lógica entre os sacramentos.

_______________

CONCLUSÃO

_______________

Os sacramentos , para concluir , são ações de Deus para Deus , tal como o sacificio de Cristo , eternamente oferecido a Deus -- obra agradável e eterna -- que torna tudo justo , como o Pai celeste é infinitamente justo . Com a sua morte , Cristo esmagou a morte e ingressou no céu , gloriosamente , para nunca mais sair . A Igreja , ela própria , é um sacramento e é constituida pelos sacramentos. Somente ela está autorizada a celebrá-los. Os sacramentos prolongam o sacerdócio e a presença de Cristo entre os homens . São absolutamente necessários para a nossa justificação e santificação crescentes . Sinais visíveis da graça invisível. Seu sacerdote é o Espírito Santo que atua através de seus ministros . Todos os mistérios de Cristo foram transmitidos a seus sacramentos . Deus redime a criação , oferecendo Seu Filho - em sacrificio eterno - modo insuperável de reconciliação do homem com Deus.

Somente Deus poderia vencer o aniquilamento , derrotar a morte e oferecer essa vitória aos homens.

Podemos crescer na graça , na justiça e na caridade , após o recebimento da graça da justificação.

Os méritos e a satisfação são de Cristo , e neles podemos crescer como seus ministros , fazendo as obras que ele nos convidou e nos autorizou a fazer .

PRINCÍPIOS DA LEI ANTIGA - ANTIGO TESTAMENTO

Prof. Everton Jobim

Hosted by www.Geocities.ws

1