|

|
Álbuns
Meu negócio é fazer Álbum.
Álbuns resolvidos, inteligentes e bem trabalhados.
Quando falo em álbuns bem trabalhados
há sempre pessoas que me entendem mal, pensando que faço
limitância contra um tipo de desenho mais simples, sintético.
Muito pelo contrário. Aprecio muitos autores que executam
seus trabalhos com poucos traços e conseguem resultados formidáveis,
o que até penso em fazer futuramente, ou melhor, que já
estou fazendo. Acho que o importante é a pessoa desenvolver
um tipo de desenho que seja capaz de reproduzir com eficiência
suas idéias. Outra coisa que meu cérebro recusa firmemente
: "seu desenho está bom, mas seu roteiro está
ruim". Contra essa ignorância, é necessário
dizer que roteiro não é só texto, mas integração
de texto e desenho, o que equivale a dizer que se o seu roteiro
está ruim, tanto o texto quanto o desenho não estão
fazendo seu serviço direito.
A Produção
Costumava desenhar na maioria das vezes com uma prancheta de mão,
uma simples prancha de duratex. Recentemente tenho usado minha prancheta
fixa numa inclinação de uns sessenta graus. A vantagem
da prancha de mão é que posso mudar de ambiente e
levá-la em viagens. Já cheguei mesmo a desenhar na
rua com ela (se não fosse pela poeira dos ambientes abertos
até faria isso com maior frequência) .Gosto de resolver
bem os desenhos no lápis não deixando muito trabalho
para arte final, a não ser a distribuição de
pontos escuros que dão equilíbrio estético
às páginas. Não lido portanto com as sombras
exatamente de maneira a respeitar a lógica física,
e sim em criar uma plástica interessante num jogo livre de
sombras e luzes. Isso pode ser visto claramente em Mr. Alavanc,
nas minhas antigas hqs e nas hqs coloridas ou p/b que ainda
pretendo fazer, apesar de não ver muita inteligência
entre a separação de "colorida" e "preto
e branco", prefiro misturar as duas coisas..
Gosto de ouvir música quando estou desenhando quase que
especificamente por um motivo de energia. Ouço Frank Zappa,
Bartók, Mahavishnu Orchestra e um monte de coisas bem menos
técnicas, bandas nacionais como Ira, aliás, tudo depende
do momento, há música para todos os momentos.
A Publicidade
O que penso sobre publicidade
hoje está mais próximo do que está escrito
na página do Mr. Alavanc, mas
o texto abaixo ainda é bastante fiel ao que penso.
Quando tomei parte do mundo da publicidade
(não foi imediatamente à entrada na faculdade) comecei
a dissecar uma lógica social com que eu estava familiarizado
desde pequeno. Queria saber sobre a criação do status,
saber o que faz com que certas coisas adquiram uma aura imaginária
que as torna muito maiores do que realmente são, afastando
as pessoas de uma visão simplificadora, tornando o mundo
muito mais complicado do que é. Esse estudo de conceitos
fabricados também me levaram a desenvolver um determinado
método de fazer quadrinhos. O conceito para se criar uma
História em Quadrinhos forte, tem que ser reconhecido como
"grande coisa" pelo público formador de opinião,
caso contrário, não decola, quando muito rasteja,
até morrer. Nesse país não é mais possível
enganar as pessoas com arte ruim, pois os pioneiros na enganação
têm o privilégio, e se você quiser enganar também,
vai ter que se aliar a eles (isso se eles quiserem se aliar a você).
É o que acontece com os superheróis, com a tv, com
a mídia de massa em geral. Se seu trabalho não tem
realmente potencial, é bom começar a lutar para que
tenha, pois muitas pessoas dispostas a consumir esse tipo de trabalho,
não querem qualquer coisa e não se enganam (a não
ser por grifes de roupa, marcas de carro, cigarros, bebidas, pseudo-intelectuais,
cinema hollywoodyano, restaurantes e uma porrada de outras coisinhas).
A idéia é a didática, partir do que as pessoas
conhecem para somar algo mais. É exatamente isso que muita
gente não está fazendo, reservando
para o futuro camisas de força criativa.
O Site
Victor Diógenes
Home é minha casa na Internet. Apesar da quantidade
absurda de projetos e da falta de tempo, continuo, sempre que possível,
deixando este site mais rico em conteúdo. Visite os links
já prontos e tenha um bom divertimento..
06/05/00.
|