Álbuns

Meu negócio é fazer Álbum. Álbuns resolvidos, inteligentes e bem trabalhados.

Quando falo em álbuns bem trabalhados há sempre pessoas que me entendem mal, pensando que faço limitância contra um tipo de desenho mais simples, sintético. Muito pelo contrário. Aprecio muitos autores que executam seus trabalhos com poucos traços e conseguem resultados formidáveis, o que até penso em fazer futuramente, ou melhor, que já estou fazendo. Acho que o importante é a pessoa desenvolver um tipo de desenho que seja capaz de reproduzir com eficiência suas idéias. Outra coisa que meu cérebro recusa firmemente : "seu desenho está bom, mas seu roteiro está ruim". Contra essa ignorância, é necessário dizer que roteiro não é só texto, mas integração de texto e desenho, o que equivale a dizer que se o seu roteiro está ruim, tanto o texto quanto o desenho não estão fazendo seu serviço direito.

A Produção

Costumava desenhar na maioria das vezes com uma prancheta de mão, uma simples prancha de duratex. Recentemente tenho usado minha prancheta fixa numa inclinação de uns sessenta graus. A vantagem da prancha de mão é que posso mudar de ambiente e levá-la em viagens. Já cheguei mesmo a desenhar na rua com ela (se não fosse pela poeira dos ambientes abertos até faria isso com maior frequência) .Gosto de resolver bem os desenhos no lápis não deixando muito trabalho para arte final, a não ser a distribuição de pontos escuros que dão equilíbrio estético às páginas. Não lido portanto com as sombras exatamente de maneira a respeitar a lógica física, e sim em criar uma plástica interessante num jogo livre de sombras e luzes. Isso pode ser visto claramente em Mr. Alavanc, nas minhas antigas hqs e nas hqs coloridas ou p/b que ainda pretendo fazer, apesar de não ver muita inteligência entre a separação de "colorida" e "preto e branco", prefiro misturar as duas coisas..

Gosto de ouvir música quando estou desenhando quase que especificamente por um motivo de energia. Ouço Frank Zappa, Bartók, Mahavishnu Orchestra e um monte de coisas bem menos técnicas, bandas nacionais como Ira, aliás, tudo depende do momento, há música para todos os momentos.

A Publicidade

O que penso sobre publicidade hoje está mais próximo do que está escrito na página do Mr. Alavanc, mas o texto abaixo ainda é bastante fiel ao que penso.

Quando tomei parte do mundo da publicidade (não foi imediatamente à entrada na faculdade) comecei a dissecar uma lógica social com que eu estava familiarizado desde pequeno. Queria saber sobre a criação do status, saber o que faz com que certas coisas adquiram uma aura imaginária que as torna muito maiores do que realmente são, afastando as pessoas de uma visão simplificadora, tornando o mundo muito mais complicado do que é. Esse estudo de conceitos fabricados também me levaram a desenvolver um determinado método de fazer quadrinhos. O conceito para se criar uma História em Quadrinhos forte, tem que ser reconhecido como "grande coisa" pelo público formador de opinião, caso contrário, não decola, quando muito rasteja, até morrer. Nesse país não é mais possível enganar as pessoas com arte ruim, pois os pioneiros na enganação têm o privilégio, e se você quiser enganar também, vai ter que se aliar a eles (isso se eles quiserem se aliar a você). É o que acontece com os superheróis, com a tv, com a mídia de massa em geral. Se seu trabalho não tem realmente potencial, é bom começar a lutar para que tenha, pois muitas pessoas dispostas a consumir esse tipo de trabalho, não querem qualquer coisa e não se enganam (a não ser por grifes de roupa, marcas de carro, cigarros, bebidas, pseudo-intelectuais, cinema hollywoodyano, restaurantes e uma porrada de outras coisinhas). A idéia é a didática, partir do que as pessoas conhecem para somar algo mais. É exatamente isso que muita gente não está fazendo, reservando para o futuro camisas de força criativa.

O Site

Victor Diógenes Home é minha casa na Internet. Apesar da quantidade absurda de projetos e da falta de tempo, continuo, sempre que possível, deixando este site mais rico em conteúdo. Visite os links já prontos e tenha um bom divertimento..

06/05/00.

Mr.Alavanc

Uma história sobre pessoas brilhantes e idéias catastróficas.

Copyright & Design by Victor Diógenes
Hosted by www.Geocities.ws

1