|
NOVEMBRO DE 1977 - INICIA-SE A IDADE
DE OURO DOS VIDEOGAMES COM O ATARI VIDEO COMPUTER
SYSTEM
1976: a gigante
Warner Communications compra a Atari (fundada por Nolan
Bushnell) de olho no promissor mercado de
entretenimento. No final do ano seguinte é lançado o
Atari VCS (Video Computer
System), videogame que catapultou a indústria gamística,
e que logo se transformou em um dos ícones culturais da
década. Seus 128 bytes de memória e 1.19 Mhz de
velocidade do processador e da placa de vídeo, marcavam
uma nova geração nos consoles
domésticos.
 Eis o velho e
saudoso Atari VCS. Na foto, vemos o
clássico console na versão lançada no mercado
norte americano.
Com o "know how"
adquirido com o Home Pong, Nolan
Bushnell (presidente da Atari) encantou o mercado norte
americano com as "excelentes" conversões de jogos de
arcades. Desde então, o conceito de cartuchos,
introduzido pelo console Channel
F, nunca mais foi abandonado
pela indústria gamística.
 
As
melhores softhouses da atualidade tiveram sua porta de
entrada ao mercado doméstico através do Atari
2600. Nas fotos acima, vemos 3 cartuchos
produzidos pela Sega e alguns clássicos feitos pela
Konami
Mas, ao contrário
do que todos pensam, o Atari VCS
(que mudou o seu nome para Atari
2600 logo depois do lançamento) não
obteve vendas satisfatórias no início de sua carreira,
causando um sério atrito entre o presidente da Warner e
Bushnell, que abandonou a companhia. Os executivos da
Warner, alarmados com o iminente fracasso comercial da
nova plataforma, "forçaram" fabricantes de periféricos e
softhouses (entre elas a própria Atari) a inundarem o
mercado com centenas de novos jogos e acessórios para o
console.
A estratégia deu
certo inicialmente, e a partir do início da década de
80, as vendas atingiram níveis estratosféricos para a
época. Iniciou-se uma nova onda de clones do
Atari 2600, inclusive com a
inclusão de módulos em outros consoles para rodar seus
ótimos jogos, e pela primeira vez na história, jogos
pornôs.
 |
 |
|
Dois
momentos nostálgicos da década de 80: 1)
Adventure, o precursor dos jogos de
aventura modernos. 2) Keystone Kapers,
conhecido no Brasil como "Ladrão de
Supermercado". |
 |
 |
|
1) Um dos
primeiros jogos desenvolvidos para o console,
Combat, já na década de 70, encantava
os jogadores devido à jogatina
multiplayer, com tanques ou aviões. 2)
Montezuma's Revenge, uma aventura de alto
nível que, para muitos, era o melhor jogo do Atari
2600. |
 |
 |
|
1) River
Raid, produzido pela Activision, era um dos
melhores jogos do Atari 2600, e a prova viva
de que boa jogabilidade podia ser conseguida
mesmo com os escassos recursos gráficos do
console. 2) Hero, lançado em 1984, no ano
do crash dos videogames, foi o último grande jogo
a sair para o console. |
 |
 |
|
E o que
dizer dos clássicos de corrida, Enduro e Pole
Position? Eles eram objeto de cobiça da garotada,
apesar de sua jogabilidade não ser lá essas
coisas... |
 |
 |
|
Os jogos
de ação/aventura também começaram a ficar
extremamente populares. Dois bons
exemplos eram Pitfall (o primeiro jogo
com "scroll" lateral de tela) e o concorrente
direto Jungle
Hunt. |
Mas, a superpopulação de
jogos medíocres disponíveis para o console confundiu a
cabeça do consumidor, que não sabia mais o que comprar,
e acabou desistindo de adquirir novos títulos. Desde
então, a popularidade do Atari 2600 foi
despencando como jacas maduras. O tiro tinha saído pela
culatra.
A Atari ainda tentou lançar
periféricos revolucionários para contornar a situação,
mas o mercado já demonstrava sinais de fraqueza. Sete
anos depois de lançado, o Atari
2600 naufragou, e levou todo o
mercado de consoles juntamente com ele. Esse episódio
histórico ficou conhecido como o crash dos videogames
de 1984.
 |
|
Eis aqui
algo raríssimo, o "Mind Link". Este acessório,
que nunca chegou a ser lançado, prometia coisas
de filmes de ficção científica. Com ele, o
jogador poderia controlar as ações do jogo
usando apenas sua mente! Não precisa
nem dizer que o "Mind Link" fracassou
porque não cumpria
o prometido... |
 |
|
Um dos
acessórios que prometia aumentar a
popularidade do Atari 2600 era o "My First
Computer", que transformaria o console em
um poderoso computador pessoal. Tarde
demais, lançado apenas em 1983, o
acessório sofreu concorrência predatória
dos PC's mais
modernos. |
Em crise, a Warner vendeu a
divisão de consoles e computadores da Atari para a
familia Tramiel em 1984, que passou a deter os direitos
sobre a marca e fundou a Atari Corp. A empresa ainda
tentou voltar a ativa nos anos seguintes com novos
consoles e computadores, sem sucesso. Em 1996, a Atari
Corp. foi comprada pela fabricante de HDs JTS, que pediu
concordata em 1998 e vendeu a empresa (por meros
US$ 5 milhões) para a HIACXI Corp., divisão da Hasbro
Interactive, que ficou sendo a dona das propriedades
intelectuais da Atari.
Entretanto, só em 1996 é que
o grupo Time Warner vendeu a divisão Atari Games
(responsável por jogos de arcades, como Gauntlet Legends
e Rush the Rock) para a WMS Industries, dona da Midway
games (produtora de Mortal Kombat). Algumas conversões
destes jogos para formatos caseiros ainda apareciam com
o logotipo Atari, mas em 2000, a empresa resolveu mudar
o nome desta divisão para Midway Games West, e o nome
Atari Games foi enterrado definitivamente.
E finalmente, em Dezembro de
2000, a Infogrames comprou a Hasbro Interactive, e hoje
em dia é a dona da maioria dos clássicos que levaram o
nome da companhia nas décadas de 70 e 80, e tem o
direito a utilizar o nome e o logotipo da
Atari.
«« Anterior
Continua
»»
* Com o sucesso do Atari
2600, pela primeira vez no mercado americano, as
empresas de videogames começavam a veicular anúncios em
massa, mostrando seus jogos para a população, inclusive,
com o auxílio de famosos. Abaixo, uma série de
comerciais (muitos dos quais, hilários) mostrando jogos
da I-Magic, Activision e da própria Atari. Todos tem
menos de 1 MB, no formato .MOV. É um download que vale a
pena!
** Os vídeos
disponibilizados foram originalmente capturados pelo
site http://www.commercial-archive.com/
|