|
1977 - A RCA LANÇA O
STUDIO II
A RCA também queria pegar uma
fatia do promissor mercado de consoles (afinal de
contas, ela perdeu o bonde da história ao recusar o
projeto "Brown Box" de Ralph Baer, que iria se
transformar no Odyssey 100), e lançou no início
de 1977 o Studio II, um console
"programável" como o Channel F. O
Studio II tinha quatro jogos embutidos
em sua memória principal, além dos jogos extra em
cartuchos. A grande novidade era um teclado numérico
disposto no console, em substituição aos "paddles"
(controles em formato de roda) onipresentes na
época.
 |
Esse é o
Studio II em carne e osso. Notem o teclado
numérico que substituía os "paddles" (controles
em formato de roda) existentes na
época. |
Os gráficos gerados pelo
Studio II ainda eram em preto e branco e
não tinham muita resolução, e foram mais um motivo para
não cair no gosto dos consumidores da época. Não
precisamos nem dizer que a RCA fracassou com esta
tentativa. O Studio II marcou o fim da
primeira geração de consoles caseiros, e hoje é um bem
raro de se encontrar.
 
 
 
 
|
Eis alguns
jogos do Studio II, que ainda eram em preto e
branco. 1) Tennis/Squash. 2) Speedway and Tag. 3)
Space War, que só pega o nome emprestado do
clássico de Stephen Russell. 4) Adding, para fazer
contas. 5) Freeway, uma corridinha básica. 6)
Doodle, para desenhos na tela. 7) Bowling, onde os
pinos do Boliche eram belos quadrados. 8) Combat,
do Atari, em conversão feita para o Studio II na
década de 90 pelo fanático Paul
Robson. |
«« Anterior
Continua
»»
* Foi também em 1977 que o Brasil teve o
primeiro contato com um console de videogame. A
fabricante nacional Philco viu uma oportunidade de sair
na frente da concorrência, e lançou o console
Tele-jogo em solo tupiniquim. Na
primeira versão comercializada no Brasil, era possível
jogar futebol, tênis e paredão. Um bom tempo depois,
veio o Tele-jogo 10, que, como o
próprio nome dizia, possuía 10 jogos gravados na
memória, que eram selecionados através de um botão no
console.
O
Tele-jogo e seus diversos clones
fizeram algum sucesso no início de sua comercialização,
mas logo depois caíram no esquecimento pelos
brasileiros. O fato de que o aparelho danificava as
televisões da época (quando ligado por várias horas
seguidas) e a baixa resolução gráfica foram fatores que
contribuíram para sua decadência.
O
Tele-jogo era uma variante do
"PONG", baseado no chip AY-3-8515 da
General Instruments, que já tinha 6 jogos armazenados na
memória. A diferença é que o Tele-Jogo utilizava apenas 3 jogos contidos
no chip.
|