logo

História dos Vídeo Games

imagem capitulo 05

1977 - A RCA LANÇA O STUDIO II

A RCA também queria pegar uma fatia do promissor mercado de consoles (afinal de contas, ela perdeu o bonde da história ao recusar o projeto "Brown Box" de Ralph Baer, que iria se transformar no Odyssey 100), e lançou no início de 1977 o Studio II, um console "programável" como o Channel F. O Studio II tinha quatro jogos embutidos em sua memória principal, além dos jogos extra em cartuchos. A grande novidade era um teclado numérico disposto no console, em substituição aos "paddles" (controles em formato de roda) onipresentes na época. 

Esse é o Studio II em carne e osso. Notem o teclado numérico que
substituía os "paddles" (controles em formato de roda) existentes na época.

Os gráficos gerados pelo Studio II ainda eram em preto e branco e não tinham muita resolução, e foram mais um motivo para não cair no gosto dos consumidores da época. Não precisamos nem dizer que a RCA fracassou com esta tentativa. O Studio II marcou o fim da primeira geração de consoles caseiros, e hoje é um bem raro de se encontrar.

Eis alguns jogos do Studio II, que ainda eram em preto e branco. 1) Tennis/Squash. 2) Speedway and Tag. 3) Space War, que só pega o nome emprestado do clássico de Stephen Russell. 4) Adding, para fazer contas. 5) Freeway, uma corridinha básica. 6) Doodle, para desenhos na tela. 7) Bowling, onde os pinos do Boliche eram belos quadrados. 8) Combat, do Atari, em conversão feita para o Studio II na década de 90 pelo fanático Paul Robson. 

«« Anterior                                                                                                                             Continua »»

* Foi também em 1977 que o Brasil teve o primeiro contato com um console de videogame. A fabricante nacional Philco viu uma oportunidade de sair na frente da concorrência, e lançou o console Tele-jogo em solo tupiniquim. Na primeira versão comercializada no Brasil, era possível jogar futebol, tênis e paredão. Um bom tempo depois, veio o Tele-jogo 10, que, como o próprio nome dizia, possuía 10 jogos gravados na memória, que eram selecionados através de um botão no console. 

O Tele-jogo e seus diversos clones fizeram algum sucesso no início de sua comercialização, mas logo depois caíram no esquecimento pelos brasileiros. O fato de que o aparelho danificava as televisões da época (quando ligado por várias horas seguidas) e a baixa resolução gráfica foram fatores que contribuíram para sua decadência. 

O Tele-jogo era uma variante do "PONG", baseado no chip AY-3-8515 da General Instruments, que já tinha 6 jogos armazenados na memória. A diferença é que o Tele-Jogo utilizava apenas 3 jogos contidos no chip.

 

 
Voltar ao Início da HP

Esta página foi produzida por ««†‡§S.A.F.§‡†»» Games® - Comunicação e Marketing Ltda
Copyright © 1998-2008 - Todos os direitos reservados.
WebMaster - Alexandre de Paula
Hosted by www.Geocities.ws

1