logo

História dos Vídeo Games

imagem capitulo 07

1978 - A BALLY LANÇA O PROFESSIONAL ARCADE

Em desenvolvimento na mesma época do Atari 2600, mas com atrasos no cronograma, a Bally lançou apenas no ano seguinte o Professional Arcade, utilizando o "poderoso" chip Z80, 4 KB de memória e 4 canais de som. 

Este era o Professional Arcade, muito poderoso para a época, mas que não fez cócegas ao reinado do Atari 2600.

Tamanha potência se justificava, já que a empresa resolveu marketear o console muito mais como um computador pessoal (existiam cartuchos especiais para programação em Basic) do que como um videogame. A maior prova disso é que o Professional Arcade era vendido em lojas de informática, e não em lojas de departamento. Tudo muito bem planejado para que o console fosse um sucesso. Mas, o tiro saiu pela culatra, e para desespero da Bally, todo o primeiro lote do videogame veio com defeitos de fabricação e "bugs" no software, causando uma queimação de filme sem limites entre os usuários de computadores...

Além disso, os "gamers" que o utilizavam somente para jogar, também reclamaram, pois acharam seu controle demasiadamente complicado perante o bom e simples joystick do Atari 2600, e então, torceram o nariz para o Professional Arcade. Pelo menos, o console tinha 4 entradas para controles...



O controle deveras esquisito, e complicado, parecendo um acelerador de autorama, não ajudou a popularizar
o Bally Professional Arcade perante os exigentes consumidores americanos, ainda avessos aos videogames. 

Mas, a falta de jogos de renome (muitos eram cópias de lançamentos para o Atari e arcades) frente a uma concorrência bastante acirrada, é que selou o destino do Professional Arcade, que foi rapidamente superado e abandonado em 1979. 

Astro Battle, um clone do clássico Space Invaders. Bally Pinball, baseado nas máquinas de Pinball convencionais que a companhia fabricava.
Clowns, baseado no arcade Circus Maximus Demolition Derby, o precursor do jogo do PSX?
Dodgem, um jogo de corrida vertical Grand Prix, uma corrida tipo "Super Off Road".
Gunfight, a versão Bally de Outlaw para o Atari 2600. Panzer Attack, clone descarado de Combat?
Red Baron, clone da parte de aviação de Combat... Star Battle plagiava Star Wars e a batalha de Yavin.

Em 1981, a Bally vendeu os direitos do console para a empresa Astrovision, que relançou-o com o nome de Astrocade. Ele foi produzido até 1985, e só foi popular perante o nicho dos jogadores fanáticos. Do restante de seu potencial público consumidor, passou desapercebido.

«« Anterior                                                                                                                               Continua »»

 
Voltar ao Início da HP

Esta página foi produzida por ««†‡§S.A.F.§‡†»» Games® - Comunicação e Marketing Ltda
Copyright © 1998-2008 - Todos os direitos reservados.
WebMaster - Alexandre de Paula
Hosted by www.Geocities.ws

1