|
1978 - A BALLY
LANÇA O PROFESSIONAL ARCADE
Em desenvolvimento na mesma
época do Atari 2600, mas com
atrasos no cronograma, a Bally lançou apenas no ano
seguinte o Professional Arcade,
utilizando o "poderoso" chip Z80, 4 KB de memória e 4
canais de som.
|

|
| Este era o
Professional Arcade, muito poderoso para a época,
mas que não fez cócegas ao reinado do Atari
2600. |
Tamanha potência
se justificava, já que a empresa resolveu marketear o
console muito mais como um computador pessoal (existiam
cartuchos especiais para programação em Basic) do que
como um videogame. A maior prova disso é que o
Professional Arcade era vendido em lojas de
informática, e não em lojas de departamento. Tudo muito
bem planejado para que o console fosse um sucesso. Mas,
o tiro saiu pela culatra, e para desespero da Bally,
todo o primeiro lote do videogame veio com defeitos de
fabricação e "bugs" no software, causando uma queimação
de filme sem limites entre os usuários de
computadores...
Além disso, os
"gamers" que o utilizavam somente para jogar, também
reclamaram, pois acharam seu controle demasiadamente
complicado perante o bom e simples joystick do Atari
2600, e então, torceram o nariz para o
Professional Arcade. Pelo menos, o console tinha
4 entradas para controles...
  
O controle deveras esquisito, e complicado,
parecendo um acelerador de autorama, não ajudou a
popularizar o Bally Professional Arcade perante os
exigentes consumidores americanos, ainda avessos aos
videogames.
Mas, a falta de
jogos de renome (muitos eram cópias de lançamentos para
o Atari e arcades) frente a uma concorrência bastante
acirrada, é que selou o destino do Professional
Arcade, que foi rapidamente superado e
abandonado em 1979.
 |
 |
| Astro
Battle, um clone do clássico Space
Invaders. |
Bally
Pinball, baseado nas máquinas de Pinball
convencionais que a companhia
fabricava. |
 |
 |
| Clowns,
baseado no arcade Circus Maximus |
Demolition Derby, o precursor do jogo do
PSX? |
 |
 |
| Dodgem,
um jogo de corrida vertical |
Grand
Prix, uma corrida tipo "Super Off
Road". |
 |
 |
| Gunfight,
a versão Bally de Outlaw para o Atari
2600. |
Panzer
Attack, clone descarado de Combat? |
 |
 |
| Red
Baron, clone da parte de aviação de
Combat... |
Star
Battle plagiava Star Wars e a batalha de
Yavin. |
Em 1981, a Bally
vendeu os direitos do console para a empresa
Astrovision, que relançou-o com o nome de
Astrocade. Ele foi produzido até 1985,
e só foi popular perante o nicho dos jogadores
fanáticos. Do restante de seu potencial público
consumidor, passou desapercebido.
«« Anterior
Continua
»» |