CÍRCULO
novo
Tudo
que o Poder do Mundo faz é feito em círculo. O Céu é redondo
e ouvi dizer que a Terra é redonda como uma bola, assim como
todas as estrelas. O vento, quando se mostra no máximo de
sua força, gira. Os pássaros fazem seus ninhos em círculos,
pois a religião deles é a mesma que a nossa. O Sol nasce e
se põe também em círculo. A Lua faz o mesmo e ambos são redondos.
Até as estações formam um grande círculo em sua passagem e
sempre voltam para onde estavam. A vida de um homem é um círculo
da infância até a infância. E assim é em tudo onde se movimenta
o poder.
ALCE-NEGRO
"OGLALA SIOUX" 1863-1950

O
POR DO SOL novo
Então,
estava eu na montanha mais alta de todas, e por toda a volta
abaixo de mim estava o arco inteiro do mundo. E, enquanto
eu estava lá, eu vi mais do que eu possa contar e eu compreendi
mais do que tenha visto; porque eu estava vendo no espírito
a maneira sagrada das formas de todas as coisas, e a forma
de todas as formas como elas têm que viver, juntas como um
único ser. E eu digo, o arco sagrado do meu povo era um dos
muitos arcos que fazem um círculo, largo como a luz do dia
e a luz das estrelas, e no centro cresceu uma pujante árvore
florida para abrigar todas as crianças de uma mãe e de um
pai. E eu vi que isso era sagrado... Mas em qualquer lugar
está o centro do mundo.
ALCE-NEGRO
"OGLALA SIOUX" 1863-1950

VEJA
NOSSA MÃE TERRA
novo
Veja!
Nossa Mãe Terra está deitada aqui. Veja! Ela nos dá seus frutos.
Em verdade, ela nos concede seu poder. Agradeça à Mãe Terra
que está aqui. Veja a Mãe Terra nos campos florescentes! Veja
a promessa de seus frutos! Em verdade, ela nos concede seu
poder. Agradeça à Mãe Terra que está aqui. Veja a Mãe Terra
com suas árvores abundantes! Veja a promessa de seus frutos!
Em verdade, ela nos concede seu poder. Agradeça à Mãe Terra
que está aqui. Veja a Mãe Terra nos rios que correm! Vemos
a promessa de seus frutos. Em verdade, ela nos concede seu
poder. Nossos agradecimentos à Mãe Terra que está aqui.
"PAWNEE"
Philip Novak - A Sabedoria do Mundo

TERRA,
ENSINA-ME A LEMBRAR novo
Terra,
ensina-me a quietude, como a relva é silenciosa pela luz.
Terra, ensina-me a sofrer, como as velhas pedras sofrem com
a lembrança. Terra, ensina-me a humildade, como as flores
são humildes em seus primórdios. Terra, ensina-me a acarinhar,
como a mãe que envolve seu bebê. Terra, ensina-me a coragem,
como a árvore que se eleva solitária. Terra, ensina-me a limitação,
como a formiga que rasteja no solo. Terra, ensina-me a liberdade,
como a águia que paira no céu. Terra, ensina-me a resignação,
como as folhas que morrem no outono. Terra, ensina-me a regeneração,
como a semente que brota na primavera. Terra, ensina-me a
esquecer de mim mesmo, como a neve que derrete esquece sua
vida. Terra, ensina-me a lembrar da bondade, como os campos
áridos choram com a chuva.
"UTE"
Philip Novak - A Sabedoria do Mundo

CACHIMBO
SAGRADO
"Antes
de conversar sobre coisas sagradas, preparamo-nos por meio
de oferendas... um encherá o Cachimbo e passará a outro que
o acenderá, oferecendo-o à Terra e o Céu... depois fumarão
juntos... Só então estarão prontos para conversar.
MATO-KUWIAPI
"SIOUX SANTEE"

CANTO
DE CURA
"O
grande Amor, leva-me à deriva, arrasta-me como a Erva num
grande Rio. A Terra e o tempo me levam, carregam-me além e
movem as minhas entranhas com alegria.
UVAVNUK
"XAMÃ ESQUIMÓ"

CARVALHO
Quero
que todos saibam que não estou disposto a vender parte alguma
de minha Terra, nem quero brancos cortando Árvores na ao longo
dos Rios, sobretudo o Carvalho. Tenho uma predileção especial
pelos Carvalhos. Gosto de olhar para eles, porque suportam
tempestades de inverno e os calores do verão, e - da mesma
forma que nós - parecem florescer por causa disso.
TOURO-SENTADO
"GUERREIRO SIOUX"

A VIDA
O
que é a vida?...É o brilho de um Vaga-lume na noite, É respiração
de um Búfalo no inverno. É a breve sombra que corre sobre
a grama e some ao por-do-sol.
PÉ-DE-CORVO
"TRIBO PÉS-PRETOS'

SELVAGENS
Não
achamos que as grandes planícies abertas, que os montes curvos
ou que os riachos sinuosos e emaranhados sejam "selvagens".
Só para o homem-branco a Natureza é "selvagem", só para ele
a Terra estava infestada de animais e pessoas "selvagens".
Para nos era inofensiva. A Terra generosa e estávamos cercados
de Bênçãos do Grande-Mistério, Até que o homem-peludo do leste
chegasse com brutal furor amontoasse injustiças sobre tudo
que amávamos, não havia "selvagem" para nos. Mas quando os
próprios animais da floresta começaram a fugir à sua chegada,
o "Oeste Selvagem" passou de fato a existir.
URSO-EM-PÉ
"CHEFE SIOUX OGLALA"

WAKAN
TANKA
"Quando
eu tinha dez anos, olhei a Terra, os Rios, o Céu e os Animais
ao meu redor, e não pude deixar de ver que eles provinham
de algum grande poder. Fiquei tão ansioso para entender esse
poder que comecei a indagar as Arvores e os Arbustos. Era
como se as Flores estivessem me falando e eu queria perguntar;
"QUEM FEZ VOCÊ?" Eu olhava as Pedras cobertas de musgo; algumas
delas pareciam Ter traços de Homem, mas não podiam me responder.
Então tive um sonho, e neste sonho uma pequena Pedra redonda
apareceu e me disse que o criador de tudo era WAKAN TANKA,
e que, a fim de honra-lo, eu deveria honrar seus trabalhos
na natureza. A Pedra disse que minha curiosidade me havia
tornado merecedor de ajuda sobrenatural e que, se eu estivesse
tratando uma pessoa doente, deveria pedir seu auxílio, que
todas as forças da Natureza me ajudariam a encontrar a Cura."
(Wakan significa misterioso, Tanka, grande)
BUFALO-BRAVO
"FEITICEIRO SIOUX"