Regulamento: A Copa do Brasil de 2004 será disputada por 64 equipes, sendo os dez primeiros colocados do ranking da CBF e 54 clubes definidos através dos resultados dos estaduais de 2003.
O torneio será disputado em seis fases, sempre com eliminatórias simples. Nas primeira e segunda fases, caso a equipe visitante vença a primeira partida por dois gols ou mais de diferença, estará automaticamente classificada sem a necessidade da realização da partida de volta. Caso isso não aconteça, acontecerá o jogo de volta e a classificação ficará com a equipe que somar mais pontos.
Nas fases seguintes, as duas equipes disputarão obrigatoriamente duas partidas. Classificar-se-á a agremiação que somar mais pontos nestes confrontos. Em todas as fases, os clubes começam com zero pontos.
A partir da segunda fase, o mando de campo das primeiras partidas será definido pela CBF através de sorteios. Não será permitido aos clubes qualquer tipo de acordo para definição do mando de campo.
Em caso de igualdade de pontos, os critérios de desempate são os seguintes, aplicáveis somente a cada fase:
- maior saldo de gols
- maior número de gols pró nas partidas em que o mando de jogo for da associação adversária
- cobrança de pênaltis