Tivemos a grande honra de receber em nosso Dojo a visita do professor e doutor Nomori Hiroaki,
mestre de Kendo 6o. Dan (Japão), e médico-cirurgião que esteve no Brasil
durante uma semana, em Conferência Médica.
Apesar de sua agenda praticamente cheia, e de seu curto espaço de tempo no Brasil, prestigiou-nos
com sua presença, possibilitando aos alunos da Academia Saga aprimorar seus conhecimentos
técnicos e filosóficos.
Primeiramente, mestre Nomori trasmitiu a todos os alunos do Saga uma mensagem filósofica, o
qual resumimos abaixo:
"As pessoas que se encontram aqui, principalmente crianças, fizeram uma escolha feliz,
ao optarem pelo Kendo como prática esportiva. Pois o Kendo, diferente das outras modalidades,
não depende do porte físico da pessoa, como altura, peso, idade e sexo.
Como prova disso, a diversidade física dos grandes campeões e mestres do Kendo no
Japão é extremamente variada. Isso porque o Kendo tem como base de seu progresso, o
Esforço e Dedicação.
O praticante dedicado, sem dúvida, poderá verificar que através do Esforço e
Dedicação na prática do Kendo, os resultados obtidos aparecerão por si só.
É meu desejo que todos aqui tenham perseverança e se esforcem daqui para frente, e
espero algum dia reencontrá-los novamente.
Outra mensagem que gostaria de transmitir é a respeito do "Bunbufuki" - (Bun = Estudo,
Bu = Arte Marcial, Fuki = não devem se separar). Exerço minha profissão desde os
24 anos, e até os 40 anos, não pude praticar o Kendo pois minha profissão exigia
todo meu tempo e dedicação.
Durante todo esse tempo, desejava ser bem sucedido no meu trabalho, e como isso tornara-se uma
espécie de obsessão, meu relacionamento com as outras pessoas ficou bastante tenso
e estressante.
Aos 40 anos, aproveitando que minha filha iniciara na prática do Kendo, resolvi voltar a praticar
também. Desde lá, nesses 6 anos de treino, tive o privilégio de encontrar-me com
vários mestres de renome do Kendo. Um fato que notei, é que todos os grandes mestres tem
uma coisa em comum: todos são "yasashiis" (amáveis, atenciosos)
Creio que o motivo deles serem "yasashiis", deve-se ao fato de que possuírem orgulho,
não por serem fortes na técnica, mas sim, por serem boas pessoas, de
terem grande carinho com todos em sua volta. Esses anos de convivência com grandes mestres,
trouxeram-me outra maneira de encarar meu trabalho, e hoje considero-me uma pessoa capaz de me relacionar
com meus colegas de trabalho, como enfermeiras, e principalmente com os pacientes.
Creio que esse motivo deve-se ao fato de que a prática do Kendo trouxe-me de volta o Equilíbrio
da Mente e do Corpo. Como diz o dogma da Academia Saga, o "Bunbufuki" deve ser praticado por todos os
alunos. De nada adianta ser um bom aluno na escola, entretido somente nos estudos, se sua mente estiver sempre
estressada e cheia de problemas, e também o oposto, de ser um grande praticante na técnica e
não poder ser bem sucedido nos estudos.
Resumindo, o Equilíbrio é a Chave do Progresso do Indivíduo.
Espero que todos continuem praticando assiduamente, tendo sempre em mente os ensinamentos dos Dogma da
Academia Saga, pois eles são o fruto para a pessoa ser bem sucedida não somente nos Estudos,
Trabalho ou Kendo, mas principalmente como Indivíduo.
Espero poder reencontrá-los um outro dia.
Muito obrigado."
Após sua mensagem, que ficou gravada em nossos corações, mestre Nomori praticou
com todos os alunos do Saga sem descanso, transmitindo suas técnicas durante 1 hora e meia de treino.
Todos ficaram muito satisfeitos com o treino, e pudemos ampliar nossos conhecimentos.
Muito obrigado, mestre Nomori, e feliz retorno ao Japão!!!