|
|
|
18º Aniversário da Academia Saga
30º Aniversário do Kendo da Familia Kishikawa
|
|
Celebrou-se, dia 03 de setembro de 2000, nas dependências da Academia Saga, a comemoração do 18º Aniversário do Saga Kendo, e o 30º
Aniversário de Kendo da Família Kishikawa.
Com a participação dos alunos da Academia Saga e e de alunos convidados do Insituto Niten, e da maciça presença do público que prestigiou o evento assistindo as apresentações e demontrações do início ao fim das atividades, a comemoração sucedeu-se com enorme sucesso, onde os participantes puderam medir o progresso conquistado nos treinamentos e mostrar aos seus amigos e familiares as habilidades adquiridas ao longo do ano.
|
|
|
O evento teve inicio as 8:00, com o Souji (limpeza geral da academia) purificando todo o ambiente e as mentes de todos, preparando-os para dar início ao treinamento dos movimentos básicos de Kihon Geiko, sob a coordenação do instrutor Seiji Yokaichiya.
Na cerimônia de abertura, Mestre Yoshiaki Kishikawa destacou alguns dos objetivos principais do Método de Aprimoramento Humano através do Ken (Espada), desenvolvidos na Academia Saga por 18 anos. Explicou em detalhes da necessidade de termos sempre em nossa mente a harmonia entre Bun, nossas atividades escolares, profissionais e o Bu, de Budo, ou seja, o ser humano deve sempre priorizar o equilíbrio de suas atividades, apesar das dificuldades encontradas no dia-a-dia. Explicou também o valor da Perseverança adquirida pelo método, através do exemplo da Mestre Michiko, que apesar dos grandes obstáculos criados pela sociedade machista do Kendo na época, devido a sua condição de primeira mulher a trilhar profundamente o caminho da Espada no Brasil, vencendo todos os tabus, dando oportunidade para o desenvolvimento da prática as pessoas do sexo feminino nesta arte.
|
|
|
Logo após, os alunos, entre eles crianças de 6 anos, citaram os dogmas da
Academia (Saga Dojo Kun), onde todo o alicerce de boa conduta dos Samurais
do Saga encontra-se resumido, e finalmente todos fizeram o Mokusso,
concentrando suas mentes e espírito, gerando energia para as lutas que iriam ter
início.
As demonstrações de Nihon Kendo Kata, executadas pelos instrutores Seiji
Yokaichiya e Shigeaki Terazaki, mostraram a todos a combinação da técnica
e espírito necessários no manejo da Espada.
Em seguida, seguiram-se duas demonstrações de Técnica, criados por Mestre
Kishikawa e desenvolvido pelo Mestre Roberto.
Estas técnicas foram mantidas em segredo até hoje, aprimoradas nos 10 anos de shugyo (treinamento intensivo) no Japão, e somente agora exposta aos alunos do grupo.
Primeiro, os alunos Denis e Danilo Sonoda, consagrados campeões da modalidadde,
demostraram o Kishikawa Gijutsu Keiko, executando harmoniosamente e
ritmicamente , numa velocidade de dar inveja aos mais consagrados lutadores,
movimentos de contragolpe com a espada Shinai.
|
|
|
Em seguida, o instrutor Hissao Yokaichiya e o monitor Carlos Eduardo
demonstraram o Kishikawa Kata Keiko, com o Kiai e determinação que
são a base fundamental destes movimentos, onde a aproximação com a realidade em
termos espirituais e testada em cada golpe, requerendo altíssimo auto-controle
por parte dos executantes, devido a dificuldade de execução e risco de acidente.
|
|
Após o torneio das oito equipes, onde desde de principiantes, que disputaram
movimentos de Kihon, até os monitores mediram suas habilidades entre si nas
diversas lutas que se seguiram, mostrando os diversos níveis de autocontrole
e Kiai desenvolvidos nos treinamentos, fatores extremamente necessários para
o bom desempenho e, conseqüentemente, a vitória.
|
|
Não podemos deixar de mencionar também as demostrações de Iai e Jo, demonstrando técnicas de estilos Koryu (antigo),como o do lendario Lobo
Solitário, além de técnicas não ortodoxas, como os movimentos de Nito-Ryu, mundialmente conhecido como o estilo do samurai Miyamoto Musashi.
|
|
Após a cerimônia de encerramento, tivemos a festa de confraternização, onde após os brados de "Viva !" e "Banzai !", os alunos discursaram sobre a importância da participação de todos e dos benefícios adquiridos pelo trabalho desenvolvido no Saga pela Família Kishikawa, todos os alunos e parentes puderam descontrair-se e trocarem idéias entre si, das lutas e atividades do dia.
O evento foi finalmente encerrado após o Souji (a grande limpeza de toda a academia) mostrando uma vez mais como é enfatizada a importância da disciplina e boa conduta dos praticantes do Saga Kendo, onde mais importante que ser um grande espadachim, é desenvolver as características de bom cidadão que possam ser úteis à sociedade.
|
|