![]() |
INSTRUMENTAÇÃO E AUTOMAÇÃO |
![]()

![]()



Usina
Termoelétrica Piratininga
O grande desenvolvimento
industrial verificado na região de São Paulo, após a última Guerra Mundial,
resultou em um elevado consumo de eletricidade e evidenciou a necessidade de
ampliação do parque energético. O período hidrologicamente desfavorável
ocorrido no início dos anos 50 resultou em um racionamento de energia elétrica,
ficando atestada a necessidade de dotar o sistema gerador de uma parcela estratégica
de termoeletricidade. Assim, foi construída nas margens do Canal Pinheiros, próximo
ao Reservatório Billings, a Usina Termoelétrica Piratininga, que entrou em
operação em 15 de novembro de 1954, com seus dois primeiros geradores, com potência
inicial de 200MW. Em função da expansão industrial da região, essa potência
foi ampliada posteriormente, com a implantação de mais dois conjuntos de
turbinas de 136MW cada, inaugurados em 1960, elevando a capacidade para um total
de 472MW. Visando à melhoria da qualidade do ar em meados dos anos 80, o
combustível utilizado foi substituído por outro menos poluente (óleo com
baixo teor de enxofre). Desde agosto de 2000, a usina vem progressivamente
utilizando o gás natural, aproveitando as vantagens econômicas e ambientais
que este combustível proporciona. Em janeiro de 2001 foi instituído um consórcio
com a Petrobrás para que as
duas empresas executem a implantação de quatro turbinas a gás em ciclo
combinado, aumentando a capacidade de geração.