![]() |
INSTRUMENTAÇÃO E AUTOMAÇÃO |
![]()

![]()




A Usina Elevatória de
Pedreira foi inaugurada em 1939 com a entrada em operação da unidade 4,
primeira unidade reversível do mundo em operação comercial, ou seja, com
possibilidade de funcionamento tanto como geradora de energia, tanto como bomba.
Posteriormente foram instaladas as demais unidades, que totalizam hoje oito,
sendo sete reversíveis e uma que funciona apenas como bomba, todas com turbinas
dotadas de rotor tipo Francis, movidas por motores síncronos. As águas do
Canal Pinheiros passam para o Reservatório Billings através desta usina, cuja
capacidade atual de bombeamento é de 395m3/s, elevando as águas em cerca de 25
m. De acordo com a Resolução Conjunta SMA/SES 03/92, atualizada pela Resolução
SEE-SMA-SRHSO-I, de 13/03/96, as águas do Canal Pinheiros não podem mais ser
bombeadas continuamente para o Reservatório Billings. Esse bombeamento é feito
somente quando as vazões provocadas pelas chuvas elevam o nível das águas dos
rios Pinheiros e Tietê, podendo provocar enchentes na região.