|
Jason
– férias no Brasil.
Quem diria que um dia o Brasil Teria de um
dos integrantes do Metallica? Pois foi a convite do Sepultura que o baixista
Jason Newsted passou alguns dias em SP.
1)
O que você acha do metallica Ter mudado um pouco o som no ultimo disco?
Jason:
O que eu acho? Detonou!! É demais!! É forte do jeito que é. Não é mais
fraco do que outro trabalho do metallica. Talvez seja até mais forte. As
musicas estão mais desenvolvidas, a composição e as técnicas de gravação
estão mais maduras.
2)
Qual é seu disco preferido do metallica?
Jason:
Ride The Lightning. Mas acho que
a mudança do Kill ‘en All para Ride the Lightning foi enorme, assim como do
álbum preto para Load. Teve mais mudanças. O 1º foi em 1 ano, e do Black
Album para Load teve 5 anos. Quando Fade to Black foi lançada, os fãs vinham e
perguntavam “Que merda é essa?”. Foi uma grande mudança, mas também foi
um crescimento. A diferença é a produção e na habilidade de ouvir. E é a
mesma coisa. Nós aprendemos cada dia mais no estúdio sobre tecnologia, timbre
e tocar. Aprendemos a ser músicos melhores. Ë ruim que as pessoas não cresçam
junto com a gente. As pessoas não gostam de mudanças, tem que ser como elas
querem e acabou!. E tudo bem, porque fizemos alguns discos de metal, mas não
queriamos continuar tocando aquele estilo. Queremos conquistar outros territórios,
Ter orgulho em ser líder da turma, Ter orgulho de fazer mudanças, de criar as
chances, e tudo mais. Eu não me importo se as pessoas nào gostam. Nós
conquistamos mais Fãs ao redor do mundo, provavelmente 3 vezes mais do que
perdemos. Todos os shows tem lotação máxima.
3)
E vocês abriram portas... )
Jason:
Para muitas bandas. E este é o ponto. Para que todos aqueles que dizem algo de
ruim sobre o Metallica eu convido a fazer algo melhor.
4)
E quanto aos fãs antigos?
Jason:
Eles querem a mesma coisa sempre. Nós não podemos viver com isso. Temos que
crescer, ficar melhor. Não podemos parar no tempo.
5)
Não da para fazer como AC/DC, certo?
Jason:
Ou Slayer. O mesmo disco, só
com capa diferente. Eles podem fazer isso, mas não acho justo com os fãs, para
você mesmo. Você esta limitando sua carreira como músico. Muita gente pode
estar cuspindo no Metallica agora, mas muitos guitarristas começaram a tocar
guitarra por causa do James. Eles podem não admitir, mas é verdade. Este tipo
de comentário me decepciona. Eles dizem “O Metallica era minha banda
favorita...” Agora por que usamos
roupas diferentes ou mudamos o corte de cabelo... se estes caras forem ao nosso
show, eles verão tocarmos Fight Fire with Fire, depois Nothing Else Matters e
outras belas canções. O Metallica tem muitos lados para oferecer.
6)
Você gostaria de gravar uma musica no estilo de Ride the Lightning
novamente?
Jason:
Como fight Fire with Fire? Sim,
com certeza! Eu acho que não importa o
quão rápido seja a música, o que importa é se ela é boa. Não importa se
ela é rápida devagar, lenta, acústica. Mas tem que ser real. Não vamos só
fazer o que o publico quer. E o Metallica está há 17 anos fna estrada, fazendo
o que queremos e trabalhando duro.
7)
Existe a possibilidade de você lançar alguma coisa junto com Andreas,
guitarrista do Sepultura?
Jason:
Não por enquanto. Mas eu nunca digo nunca.
8)Vocês
estavam bebados quando gravaram uma fita junto, certo?
Jason:
Depois de gravarmos. Tivemos 4 ou 5 dias para fazer tudo. Formamos a banda,
escrevemos as musicas, gravamos e ficamos bêbados.
8)
E quanto a esta nova música do novo disco do Sepultura “Hatred Aside”?
Jason:
Bem, todo Sepultura foi até a minha casa na Califórnia, eu tinha recém
acabado de voltar de uma turnê pela Austrália e Japão. Eu voltei, passou –
se um dia, e no outro eles vieram, ficaram na minha casa por uma semana, e
gravamos no estúdio. Derick, eu e Andreas escrevemos a letra longe de Igor. Ela
fala de irmão amando Irmão. Fala no refrão que eles podem Ter se separado,
mas não divididos. Foi idéia minha, eu cheguei e falei que queria falar sobre
isto, sobre pessoas de outros lugares tentando parar a máquina, e que não
importa quanto eles tentam, eles não vão conseguir separar os irmãos. Eles
sempre serão irmãos e um dia voltarão a ter um relacionamento. Quem ler a
letra vai sacar do que eu estou falando.
9)
Falando um pouco do passado, o que você lembra da época do Flotsam e
Jetsam ( 1º banda dele)?
Jason:
Muitas coisas que outros já passaram. Passar fome, viver na rua, tocar em
festas vazias, receber 20 dólares e achar que esse é o único dinheiro do
mundo. Mas são coisas que todos tem que passar para chegar em algum lugar.
Muito trabalho.
10)
Você falou durante a coletiva com o sepultura que gostaria de ver um
festival somente com bandas pesadas. Qual a sua opinião hoje sobre o heavy
metal mais tradicional, tipo Megadeth, Slayer?
Jason:
Os 2 primeiros discos do Megadeth são maravilhosos. Dave Ellefson detona.
Depois eles caíram. O Slayer faz sempre a mesma coisa, mas do melhor jeito possível.
Ao vivo eles são devastadores. Em estúdio são bons. Mas os solos de guitarras
são uma merda. Sobre o metal, acho que bandas como Sepultura e Deftones são
legais. Eu vejo um bom futuro, mais do que nos anos atrás. Pelo que nossos
agentes falam, o heavy metal vai explodir novamente, vai Ter uma exposição
maior na América Latina, na Alemanha eles estão vivendo novamente a época da
NWOBHM, Venom, estas coisas. Por isso, muitas bandas novas estão surgindo. Mas
foi o que eu falei antes, não adianta Ter centenas de bandas tocando rápido se
a musica não é boa
Voltar
|