Doenças Sexualmente Transmissíveis
Por
que é importante tratar a DST?
O tratamento da DST tem como objetivo interromper a cadeia de
transmissão da doença. Sabendo que tem alguma DST, é possível evitar
de contaminar outros. Além disso, é muito importante tratar porque seu
portador tem mais facilidade de adquirir outras DSTs. Atualmente, sabe-se
que a presença de uma DST aumenta o risco de infecção pelo vírus HIV.
As mulheres devem ser mais cuidadosas nesse aspecto porque, diferentemente
do homem, em diversas DSTs elas podem não apresentar sintomas por algum
período. Isso exige da mulher consultas periódicas ao ginecologista.
Exames
Para diagnóstico completo deve-se fazer um exame físico, exame
genital, masculino ou feminino, (coleta de secreções e de material para
a realização do diagnóstico etiológico).
O período da janela imunológica em todas as DSTs, com exceção da AIDS,
é de, no máximo, um mês. Sendo assim, exames para detectar DSTs como sífilis
e hepatite B podem ser feitos após 15 dias da relação sem proteção.
Depois desse tempo, o resultado será confiável.