Muitos obstáculos interpõem-se no
caminho de um praticante de meditação, como
por exmplo, sua conduta externa. Em vez de
agir com total sinceridade, preenchendo os
votos de YAMA e NIYAMA, o estudante se
pertuba freqüentemente com pensamentos
negativos e desejos enganosos.
Por isso a adoção de uma postura filosófica
intelectual não ser suficiente para um
desenvolvimento espiritual. O conhecimento teórico
não basta pra erradicar as tendências
perversas. É preciso uma prática gradual de
reflexão para gerar um desejo por hábitos
mais elevados e uma maneira saudável de
viver; poderemos assim estabilizar a mente em
estados mais sutis, transformando os maus hábitos
já profundamente enraizados.