| MEDITAÇÃO A
Meditação Universal
"A verdade purificadora"
Ao observarmos nossa respiração, começaremos
a descobrir que a nossa mente e corpo estão
num contínuo estado de agitação. Ao nos
aprofundarmos na investigação da verdade,
verificaremos que a nossa agitação está
também presente nos níveis mais sutis. A
meditação baseia-se na descoberta da
verdade. A verdade de cada momento tal como
ele é realmente.
Através da meditação é possível uma
compreensão e o início da erradicação das
causas dos sofrimentos, profundamente
enraizados no subconsciente. Yoga é uma arte
de viver pacífica e harmonicamente conosco
mesmo e com os outros.
A mente, por estar condicionada aos padrões
dos velhos hábitos, continua a ligar-se aos
pensamentos do passado ou no futuro; que são
irreais, gerando enorme quantidade de desejos,
aversões e ilusões.
Ao observarmos nossa respiração, estando
a mente no momento carregada de impurezas e
entrando em contato com este ponto, durante
algum tempo, ocorre uma grande explosão. O
simples ato de observar a respiração, faz
com que o yoguin diminua a intensidade das
causas do sofrimento e ao entrarmos cada vez
mais profundamente para dentro de nós mesmos,
as impurezas da mente começam a ser
erradicadas. A respiração é um indicador
do estado mental. Quando a mente está
agitada, a respiração também estará; se
ela volta ao normal, a respiração também
voltará. A respiração pode nos levar ao
campo do conhecido para o desconhecido, ela
é a ligação entre a verdade revelada e a
irrevelada.
A observação da respiração é uma
meditação universal.
Cada pessoa deve substituir a fé-cega, a
ilusão e a imaginação pela simples observação
da verdade de cada momento, tal como ela é,
trabalhando assim a sua evolução, tornando-nos
conscientes do todas as "causas" e
conseqüentemente de todos os defeitos.
As reações cegas ocorrem por estarmos
tremendamente apegados à nossa imagem e ego.
Continuamente tentamos estabelecer nossa
imagem na mente dos outros. Nossa imagem,
nossos sonhos e o apego por eles é que geram
o sofrimento. Através do esforço constante
na meditação poderemos finalmente chegar à
raiz dos nossos problemas, libertando-nos
deles. A observação da causa leva-nos à
sua erradicação. Observar sem reação, sem
mais criar impressões conscientes da
presente realidade, na sua espontânea
manifestação, pode desenvolver o equilíbrio
mental, cessando assim o sofrimento.
Se você for dominado por alguma emoção
muito forte, tente apenas observá-la e
observe as sensações em alguma parte do
corpo. Permita que as coisas se manifestem de
acordo com as leis da natureza. Assim como
surgiram elas desaparecerão como as
tempestades; apenas observe com paciência e
serenidade, pois tudo é impermanente e
passageiro.
O que existe é um fluxo constante de fenômeno
impessoal. Ao compreendermos profundamente
dentro de nós como o sofrimento é gerado,
compreenderemos também como poderemos eliminá-lo
através da sabedoria e da observação
interior, sem criar reatividade, apenas
observar, observar...
Técnicas e
textos sobre meditação
|