(Céu Azul, 2ªed., Cap.27 - O Final dos Tempos e a Nova
Era, BN Editora e Distrib. de Livros Espíritas, psicografia
de Célia Xavier Camargo, pelo Espírito César Augusto Melero)
Em nosso plano, as possibilidades de aprendizado são extensas e contínuas.
Como tive ensejo de contar, freqüentamos um sem-número de cursos,
consoante o nível cultural e moral dos aprendizes; participamos
de experiências práticas muito edificantes, excursionando
a outros locais em busca de aperfeiçoamento; e assistimos
a palestras esclarecedoras sobre assuntos de interesse geral.
Dentre essas exposições, uma me ficou particularmente gravada
na mente em virtude do tema enfocado. Como não desconhecemos que
o assunto também interessa muito aos encarnados, especialmente aos
espíritas, que, conscientes da responsabilidade que lhes cabe, o
tem na "ordem do dia", resolvi contar-lhes o que ouvimos de um desses mensageiros
que vem de esferas mais Altas nos instruir.
Como foi aberto a todos os interessados, o evento teve de ser realizado
no grande auditório. O assunto enfocado dizia respeito às grandes
transformações previstas para o final do milênio e
a nova era. Tema palpitante e atualíssimo!
Assim, cheios de entusiasmo, dirigimo-nos naquela noite para o local da
palestra, conversando alegremente sob a luz das estrelas. À distância
se avistava o prédio intensamente iluminado.
Entramos. Centenas de entidades ocupavam o recinto, já quase
todo tomado. Acomodamo-nos em respeitoso silêncio. O ambiente era
de muita paz. Vibrações dulcíssimas nos envolviam,
enquanto melodia suave convidava-nos à meditação.
Olhei em torno e percebi que muitos dos presentes, pelo aspecto diferenciado
e pelo cordão fluídico que arrastavam, ali estavam na condição
de encarnados. Conquanto a expressão algo distante de alguns, tais
criaturas por certo reuniam condições espirituais para participar
do encontro. Reconheci alguns amigos encarnados e dispunha-me a levantar para cumprimentá-los,
mas fui impedido por Marcelo, sentado ao meu lado. A reunião ia
começar.
Na grande mesa central, à frente, ocupando posição
um pouco mais elevada, tomaram assento nobres entidades de elevada hierarquia.
Uma delas, Polidoro, o governador da pequena cidade de Ceu Azul, nosso
conhecido, que se fazia acompanhar de dois senhores de fisionomia simpática
e afável. Um deles, o irmão Urbano, o palestrante da noite.
Polidoro endereçou algumas palavras de boas-vindas a todos e, com
uma prece, deu início à reunião. Em seguida,
fez a apresentação do orador, de forma singela e despretensiosa.
"- Meus caros irmãos! Cheios de alegria, recebemos a visita do irmão
Urbano, que aceitou o nosso convite para fazer uma explanação
sobre O FINAL DOS TEMPOS E A NOVA ERA, tema de grande interesse para todos.
Com a palavra, o querido irmão a quem externamos o júbilo
por tê-lo conosco nesta oportunidade.
Levantando-se, Urbano agradeceu as palavras do amigo Polidoro e exorou
o amparo divino para o nobre mister. Depois pareceu concentrar-se por momentos,
quando pude perceber raios de safirina luz que, da sua cabeça, partiam
em direção do Alto.
Logo após, abrindo os olhos, fitou a assistência, e iniciou
a exposição, que tentarei transcrever aqui- não na
sua totalidade, pois seria difícil e demandaria muito tempo-, destacando
o que achei de mais interessante, mesmo porque nem
tudo o que foi dito me é permitido repassar aos amigos da Terra,
com vistas a preservar o equilíbrio e a serenidade dos companheiros.
"Que Jesus nos conceda a Sua Paz e nos ajude na transmissão da palavra
e da idéia para o melhor aproveitamento de todos".
Nesse momento percebi que parte da luminosidade azulada que buscava o Alto
desviou-se para a assistência e atingiu a cada um de nos, testemunhando
os sentimentos do visitante para com todos os seus ouvintes.
Espraiando o olhar pelo auditório, prosseguiu:
"É do conhecimento geral que a Terra se encontra
no final de um ciclo evolutivo, que trará imensas bênçãos
à humanidade. Naturalmente, essas grandes
transformações não se farão sem dores e sem
sofrimentos, que fazem parte das necessidades educativas do espírito
humano. É o preço do progresso.
"Desde épocas imemoriais, a plêiade de seres angélicos
ligados a Jesus tem procurado informar o homem sobre essas modificações
que fatalmente ocorrerão, sem que resultados mais promissores
fossem alcançados. Debalde os celestes missionários, enviados
pelo Cristo, tem trazido orientações e luzes à humanidade,
que, rebelde e endurecida, materialista e indiferente, sobretudo imediatista,
só se preocupa com o "hoje", sem noção do porvir.
"Só muito lentamente, a pouco e pouco, tem avançado na escalada
do progresso. A própria mensagem cristã, trazida por Jesus
nos dois últimos milênios, num coroamento de santificadas
intenções, quando a criatura humana já se encontrava
madura para receber-Lhe os ensinamentos, foi quase que totalmente esquecida
e deturpada por muitas centenas de anos. Restaurada no século passado
com o advento do Espírito de Verdade, através da Doutrina
Espírita, trouxe novas luzes, e, com o avanço da ciência
e da filosofia, pôde direcionar os espíritos para a necessidade
evolutiva, através da moral e do conhecimento.
"Contudo, os tempos chegaram. Atualmente está sendo dada a última
oportunidade a quantos, trânsfugas do dever, relutam em aceitar o
imperativo da redenção".
Fez nova pausa, repassando o olhar pela assistência, que o ouvia
atenta e interessada. Prosseguiu:
"A todos nós, que fazemos parte de uma outra coletividade, cabem
tarefas extremamente importantes. Temos que estar
preparados para trabalhar em benefício dos sofredores, que se contarão
aos milhões. Os povos, desesperados e aflitos, não sabendo
lidar com seus problemas, ansiedades, perdas, conflitos interiores e exteriores,farão
com que uma imensa conturbação assole o Planeta.
Conturbação que não será apenas física,
atingindo vibratoriamente a todos, com cargas deletérias da
maior periculosidade para quantos se deixem envolver por elas, encarnados
e desencarnados. Porque não se trata apenas de inundações
e mortes, de guerras e de desesperos. Aqueles que passarem para a Espiritualidade
estarão livres e terão outros tipos de problemas. Precisamos
ajudar os que ficam na retaguarda, para que não sucumbam frente
às necessidades prementes e ao caos generalizado".
O orador fez nova pausa, avaliando o efeito de suas palavras, e aproveitei
para olhar em torno. Muitos, sensibilizados como nós mesmos, enxugavam
discretamente as lágrimas.
"A tarefa que nos cabe é imensa, meus amigos. Consciente da realidade,
a Espiritualidade Superior já coloca em execução amplo
planejamento que conta com a generosidade de grande contingente de entidades
dedicadas que procuram ajudar e recolher irmãos nossos de regiões
mais densas. Caravanas assistenciais e grupos socorristas, de todos os
lugares, sejam cidades ou postos de atendimento, deslocam-se rumo a regiões
umbralinas, aos precipícios da dor e do sofrimento, com o objetivo
de resgatarem espíritos em desequilíbrio, recolhendo-os em
locais de refazimento e assistência, com vistas a seu reajustamento. Esta
também é a última oportunidade deles! E isso
tem que ser feito já, imediatamente, para que não sejam atraídos,
em virtude da baixa densidade vibratória, para o novo planeta de
sofrimento e dor que se aproxima, como esperança de um novo lar
para quantos sejam arrastados pelo seu magnetismo inferior.
"Aprestam-se entidades generosas, candidatando-se a novo mergulho na carne
para , nesse período de maior perturbação, darem a
sua cota de participação na implantação de
um mundo melhor, o Reino de Deus na face do Planeta - a doce Terra dos
nossos sonhos. Espíritos ligados às artes, às ciências,
à filosofia, descem de Altas Esferas e renascem no orbe terrestre,
para serem os artífices de uma outra civilização,
onde o bem possa prosperar e onde não exista mais fome, doenças,
maldades, guerras.
"Quando o horizonte finalmente clarear, um novo surto
de progresso tomará conta do mundo. Mas para que isso aconteça
é imprescindível um grande esforço individual de regeneração,
em benefício próprio e dos semelhantes.
"Vamos, meus irmãos! Ingressemos nas fileiras dos servidores do
Cristo, lutando por um mundo melhor. Conclamamos a todos os que queiram
participar dessa cruzada, preparando-se para auxiliar e servir os necessitados,
encarnados e desencarnados.
"Estamos vivendo momentos que poderão ser gloriosos para todos nós.
Levantemos bem alto o estandarte do Cristo e, sob a Sua bandeira, marchemos
sem temor, enfrentando os desafios da jornada e colocando a vontade a serviço
do bem.
"Não nos detenham os obstáculos. Estaremos sustentados pela
Misericórdia Divina, que se espalma sobre nossas cabeças,
dando-nos força e coragem, firmeza e determinação.
"Que Jesus nos abençoe e nos auxilie na execução das
tarefas abraçadas."