O FINAL DOS TEMPOS E A NOVA ERA

<< < | >


              (Céu Azul, 2ªed., Cap.27 - O Final dos Tempos e a Nova Era, BN Editora e Distrib. de Livros Espíritas, psicografia de Célia Xavier Camargo, pelo Espírito César Augusto Melero)

    Em nosso plano, as possibilidades de aprendizado são extensas e contínuas.

    Como tive ensejo de contar, freqüentamos um sem-número de cursos, consoante o nível cultural e moral dos aprendizes; participamos de experiências práticas muito edificantes, excursionando a  outros locais em busca de aperfeiçoamento; e assistimos a palestras esclarecedoras  sobre assuntos de interesse geral.    Dentre essas exposições, uma me ficou particularmente gravada na mente em virtude do tema enfocado. Como não desconhecemos que o assunto também interessa muito aos encarnados, especialmente aos espíritas, que, conscientes da responsabilidade que lhes cabe, o tem na "ordem do dia", resolvi contar-lhes o que ouvimos de um desses mensageiros que vem de esferas mais Altas nos instruir.
   
    Como foi aberto a todos os interessados, o evento teve de ser realizado no grande auditório. O assunto enfocado dizia respeito às grandes transformações previstas para o final do milênio e a nova era. Tema palpitante e atualíssimo!    Assim, cheios de entusiasmo, dirigimo-nos naquela noite para o local da palestra, conversando alegremente sob a luz das estrelas. À distância se avistava o prédio intensamente iluminado.    Entramos. Centenas de entidades  ocupavam o recinto, já quase todo tomado. Acomodamo-nos em respeitoso silêncio. O ambiente era de muita paz. Vibrações dulcíssimas nos envolviam, enquanto melodia suave convidava-nos à meditação.    Olhei em torno e percebi que muitos dos presentes, pelo aspecto diferenciado e pelo cordão fluídico que arrastavam, ali estavam na condição de encarnados. Conquanto a expressão algo distante de alguns, tais criaturas por certo reuniam condições espirituais para participar do encontro.    Reconheci alguns amigos encarnados e dispunha-me a levantar para cumprimentá-los, mas fui impedido por Marcelo, sentado ao meu lado. A reunião ia começar.

    Na grande mesa central, à frente, ocupando posição um pouco mais elevada, tomaram assento nobres entidades de elevada hierarquia. Uma delas, Polidoro, o governador da pequena cidade de Ceu Azul, nosso conhecido, que se fazia acompanhar de dois senhores de fisionomia simpática e afável. Um deles, o irmão Urbano, o palestrante da noite.

    Polidoro endereçou algumas palavras de boas-vindas a todos e, com uma prece, deu início à  reunião. Em seguida, fez a apresentação do orador, de forma singela e despretensiosa.     "- Meus caros irmãos! Cheios de alegria, recebemos a visita do irmão Urbano, que aceitou o nosso convite para fazer uma explanação sobre O FINAL DOS TEMPOS E A NOVA ERA, tema de grande interesse para todos. Com a palavra, o querido irmão a quem externamos o júbilo por tê-lo conosco nesta oportunidade.

    Levantando-se, Urbano agradeceu as palavras do amigo Polidoro e exorou o amparo divino para o nobre mister. Depois pareceu concentrar-se por momentos, quando pude perceber raios de safirina luz que, da sua cabeça, partiam em direção do Alto.    Logo após, abrindo os olhos, fitou a assistência, e iniciou a exposição, que tentarei transcrever aqui- não na sua totalidade, pois seria difícil e demandaria muito tempo-, destacando o que achei de mais interessante, mesmo porque nem tudo o que foi dito me é permitido repassar aos amigos da Terra, com vistas a preservar o equilíbrio e a serenidade dos companheiros.    "Que Jesus nos conceda a Sua Paz e nos ajude na transmissão da palavra e da idéia para o melhor aproveitamento de todos".

    Nesse momento percebi que parte da luminosidade azulada que buscava o Alto desviou-se para a assistência e atingiu a cada um de nos, testemunhando os sentimentos do visitante para com todos os seus ouvintes.
    Espraiando o olhar pelo auditório, prosseguiu:    "É do conhecimento geral que a Terra se encontra no final de um ciclo evolutivo, que trará imensas bênçãos à  humanidade. Naturalmente, essas grandes transformações não se farão sem dores e sem sofrimentos, que fazem parte das necessidades educativas do espírito humano. É o preço do progresso.

"Desde épocas imemoriais, a plêiade de seres angélicos ligados a Jesus tem procurado informar o homem sobre essas modificações que fatalmente ocorrerão, sem que resultados mais promissores fossem alcançados. Debalde os celestes missionários, enviados pelo Cristo, tem trazido orientações e luzes à humanidade, que, rebelde e endurecida, materialista e indiferente, sobretudo imediatista, só se preocupa com o "hoje", sem noção do porvir.

"Só muito lentamente, a pouco e pouco, tem avançado na escalada do progresso. A própria mensagem cristã, trazida por Jesus nos dois últimos milênios, num coroamento de santificadas intenções, quando a criatura humana já se encontrava madura para receber-Lhe os ensinamentos, foi quase que totalmente esquecida e deturpada por muitas centenas de anos. Restaurada no século passado com o advento do Espírito de Verdade, através da Doutrina Espírita, trouxe novas luzes, e, com o avanço da ciência e da filosofia, pôde direcionar os espíritos para a necessidade evolutiva, através da moral e do conhecimento.

"Contudo, os tempos chegaram. Atualmente está sendo dada a última oportunidade a quantos, trânsfugas do dever, relutam em aceitar o imperativo da redenção".

    Fez nova pausa, repassando o olhar pela assistência, que o ouvia atenta e interessada. Prosseguiu:

"A todos nós, que fazemos parte de uma outra coletividade, cabem tarefas extremamente importantes. Temos que estar preparados para trabalhar em benefício dos sofredores, que se contarão aos milhões. Os povos, desesperados e aflitos, não sabendo lidar com seus problemas, ansiedades, perdas, conflitos interiores e exteriores,farão com que uma imensa conturbação assole o Planeta.    Conturbação que não será apenas física, atingindo vibratoriamente a todos, com cargas deletérias  da maior periculosidade para quantos se deixem envolver por elas, encarnados e desencarnados. Porque não se trata apenas de inundações e mortes, de guerras e de desesperos. Aqueles que passarem para a Espiritualidade estarão livres e terão outros tipos de problemas. Precisamos ajudar os que ficam na retaguarda, para que não sucumbam frente às necessidades prementes e ao caos generalizado".

    O orador fez nova pausa, avaliando o efeito de suas palavras, e aproveitei para olhar em torno. Muitos, sensibilizados como nós mesmos, enxugavam discretamente as lágrimas.

"A tarefa que nos cabe é imensa, meus amigos. Consciente da realidade, a Espiritualidade Superior já coloca em execução amplo planejamento que conta com a generosidade de grande contingente de entidades dedicadas que procuram ajudar e recolher irmãos nossos de regiões mais densas. Caravanas assistenciais e grupos socorristas, de todos os lugares, sejam cidades ou postos de atendimento, deslocam-se rumo a regiões umbralinas, aos precipícios da dor e do sofrimento, com o objetivo de resgatarem espíritos em desequilíbrio, recolhendo-os em locais de refazimento e assistência, com vistas a seu reajustamento. Esta também é a última oportunidade deles! E isso tem que ser feito já, imediatamente, para que não sejam atraídos, em virtude da baixa densidade vibratória, para o novo planeta de sofrimento e dor que se aproxima, como esperança de um novo lar para quantos sejam arrastados pelo seu magnetismo inferior.

"Aprestam-se entidades generosas, candidatando-se a novo mergulho na carne para , nesse período de maior perturbação, darem a sua cota de participação na implantação de um mundo melhor, o Reino de Deus na face do Planeta - a doce Terra dos nossos sonhos. Espíritos ligados às artes, às ciências, à filosofia, descem de Altas Esferas e renascem no orbe terrestre, para serem os artífices de uma outra civilização, onde o bem possa prosperar e onde não exista mais fome, doenças, maldades, guerras.

"Quando o horizonte finalmente clarear, um novo surto de progresso tomará conta do mundo. Mas para que isso aconteça é imprescindível um grande esforço individual de regeneração, em benefício próprio e dos semelhantes.

"Vamos, meus irmãos! Ingressemos nas fileiras dos servidores do Cristo, lutando por um mundo melhor. Conclamamos a todos os que queiram participar dessa cruzada, preparando-se para auxiliar e servir os necessitados, encarnados e desencarnados.

"Estamos vivendo momentos que poderão ser gloriosos para todos nós. Levantemos bem alto o estandarte do Cristo e, sob a Sua bandeira, marchemos sem temor, enfrentando os desafios da jornada e colocando a vontade a serviço do bem.

"Não nos detenham os obstáculos. Estaremos sustentados pela Misericórdia Divina, que se espalma sobre nossas cabeças, dando-nos força e coragem, firmeza e determinação.

"Que Jesus nos abençoe e nos auxilie na execução das tarefas abraçadas."


<< < | >

1