A história recente (bem recente) da Educação brasileira aponta para dois fatos
que merecem um discussão aprofundada das possibilidades de redimensionamento da
educação escolar.
Essa discussão pode ser empreendida através de
múltiplos olhares : O primeiro, diz respeito a nova Lei de Diretrizes e Bases
da Educação Nacional 9394/96 que, considerando toda a luta empreendida por
arte-educadores do Brasil inteiro, coloca finalmente a Arte no patamar de
disciplina e não mais como mera atividade no espaço da educação escolar como
propunha a lei 5692/71.
Em segundo lugar, o documento - Parâmetros
Curriculares Nacionais (PCN's) -, acaba de chegar às escolas trazendo em um de
seus livros a discussão sobre a Arte como disciplina e em outro livro uma
discussão sobre a Ética. Estas dimensões, colaboram para a construção do
conhecimento humano de maneira peculiar e decisiva.
Diante de tais fatos, este projeto de formação
contínua pretende oferecer ao professor das séries iniciais uma discussão da
articulação entre as dimensões Estética e Ética de uma maneira não fragmentada.
Partindo deste ponto de vista, nossa pretensão é
colocar o professor diante de fenômenos artísticos reconhecidos historicamente
ou emergentes na sociedade para que ele possa elaborar uma apreciação que
inclua novos conhecimentos nesta área de estudo e pesquisa, mas também, que o
seu ato de apreciar seja permeado por sua própria concepção de mundo.
Apreciar envolve decisões estéticas e éticas,
portanto, requer pensar, elaborar hipóteses e criar novas sínteses. Apreciar
nesta perspectiva, nada mais é do que uma aprendizagem que se constrói a partir
de uma atitude de admiração (filosófica) ou de encantamento diante de nosso entorno.
Apreciar é uma forma própria de olhar o mundo. É nosso jeito de pensar, sentir
e reinventar as coisas, os fatos , a vida.
![]() |
![]() |
![]() |