Por meio de plantas medicinais secas
ou frescas e seus extratos naturais, a fitoterapia trata de
diversas enfermidades. A utilização de plantas
medicinais pelo povo faz parte da cultura como resultado das
experiências das gerações passadas. Ao
utilizar uma planta em fitoterapia é necessário
dar muita atenção as consideradas tóxicas,
ou seja, aquelas que ingeridas, podem provocar a morte ou
paralisia de um animal, ou ser humano, doenças e náuseas
em crianças e até mesmo perda de memória
em adultos.
Alguns exemplos de plantas medicinais
e sua ação curativa:
ALFACE: Calmante, combate a insônia,
ajuda ao estômago, nas vertigens, alface com malva,
combate a tosse e os catarros.
BERINGELA: Faz-se cataplasmas com as
folhas, o chá das folhas aumenta a urina e elimina
cálculos na bexiga.
CATUABA: É tônica na falta
de potência sexual, neurastenia, sono agitado.
ESPINAFRE: Contém ferro, combate
a anemia, é tônico, diurético e laxante.
MANJERICÃO: É indicado
no combate de gases e fraquesa, é excitante e digestivo.
O cozimento das raízes serve para estagnar o sangue.
PICÃO: Combate reumatismo, afecções
da bexiga, rinz e estômago.