Tutorial Gambas

2. Olá Mundo 1


Vamos seguir uma série de passos, para fazermos uma aplicação muito simples, isto servirar  para nos familiarizar com o Gambas, mesmo desconhecendo muitas coisas.

  1. Execute Gambas, pressione sobre a opção "Novo Projeto", aparecerá o assistente de criação de novos projetos, ler a informação, e pressionar "Seguinte". Escolha a opção "Criar um projeto gráfico", e pressionar "Seguinte". O nome do projeto pode ser "OlaMundo", por exemplo, e no título, "Projeto de Teste".

Uploaded Image: shot1.png

  1. Escolha o diretório no qual criaremos a pasta onde será armazenado os arquivos do projeto. por exemplo "/home/usuario", será criado uma pasta "/home/usuario/OlaMundo". Pressione "seguinte". Ler a informação, e pressionar OK.
  1. Aparecerá o ambiente de desenvolvimento. Por enquanto não vamos criar nada, veremos que na arvore do projeto (que aparece com a cabeça do mascote, e o nome "OlaMundo") há uma série de opções para colocarmos as diferentes partes do projeto. No momento não nos preocupemos com as outras opções

 

Uploaded Image: shot3.png

  1. Pressione "Formulários" com o botão esquerdo para selecionar esta seção, e em seguida pressione o botão direito para que apareça um menu flutuante. se você for destro e tiver configurado o mouse deste modo, os botões serão ao contrario. direito para selecionar, e esquerdo para os menus. 
  1. No menu aparece a opção "Novo". selecionando ela,  surge  um novo  menu, pressione  sobre  a  opção  "Formulário",  com  o  botão  esquerdo

Uploaded Image: shot4.png

  1. Aparece um pequeno assistente para formulários. Em "Nome" pode por "FrmPrincipal", para identifica-lo. deixe o resto das opções como estão, e pressione OK.
  1. Poderás ver que apareceu um formulário vazio, pronto para editar. se colocarmos o cursor na borda do formulário o cursor troca de forma e se o movermos mantendo o botão esquerdo pressionado, veremos que podemos variar o tamanho do formulário, da forma que desejarmos

Uploaded Image: shot5.png

Agora vejamos a "Caixa de ferramentas". Aqui dispomos dos controles que podemos utilizar os elementos de nosso formulário. No momento utilizaremos uma "Etiqueta" (Label). pressionemos com o botão esquerdo no ícone que tem uma letra "A" grande e em seguida com o mouse sobre o formulário mantendo pressionado o botão esquerdo, movemos o mouse da esquerda para direita e para baixo. verás como a etiqueta fica sobre o formulário e ainda podemos variar o seu tamanho. Se pressionarmos o botão esquerdo sobre a etiqueta aparece em seus extremos uns quadradinhos. Se colocarmos o cursor sobre eles e movermos o cursor mantendo o botão direito pressionado, podemos variar o tamanho da etiqueta, geralmente isto se aplica para qualquer controle. Se posicionarmos no centro da etiqueta, e mantermos pressionado o botão esquerdo podemos mudar a posição da etiqueta no formulário.

Uploaded Image: shot6.png

Vamos dar um toque final, pressione na etiqueta e olhe a janela de propriedades, aqui veremos as características da etiqueta. Procure a propriedade chamada "Text", e escreva neste local "Olá Mundo". Para que fique mais bonito, procure a propriedade "Align", e selecione "Center"

Uploaded Image: shot7.png

E por último, a mágica, vá ao menu "Projeto" na janela principal de Gambas, e click na opção "Executar". Aí temos o programa com uma janela dizendo  "Ola Mundo"

Uploaded Image: shot8.png

Foi fácil, não é verdade?. Não foi necessário empregar nem uma linha de código, só trabalhar um pouco com o mouse.

 << Anterior     Próximo >>  




TUTORIAIS



Autor e licença


Publicado por Vários autores em http://wiki.gnulinex.org/gambas/4

Licença Creative Commons.

Este conteúdo foi publicado por Antonio Sousa, respeitando as licenças  de publicações . Se for detectado algum erro na atribuição do tutorial relacionado com seus direitos de atribuição contate gambastutor@yahoo.com.br e procederemos as modificações


   
Hosted by www.Geocities.ws

1