Tutorial Gambas

4. Olá Mundo 3


Agora vamos trabalhar sem utilizar o componente gráfico. há muitos programas que não necessitam de componente gráfico, por exemplo, por que só realizam tarefas invisíveis para o usuário, ou porque querem consumir poucos recursos, ou porque o equipamento onde vais ser executado não dispõe de sistema gráfico. há múltiplas razões para utilizarmos só o console, e os exemplos mostrados são apenas alguns.
  1. Execute Gambas, e selecione novo projeto. Até chegar ao ponto onde seleciona-se o tipo de projeto, escolha "Criar um projeto em modo texto"         

    Uploaded Image: shot5.png

  2. O resto dos passos já o sabemos desde o primeiro tutorial. Uma vez na interface do Gambas, teremos que escrever o código para escrever "Olá Mundo" no console (ou terminal, a palavra de sua preferência). Não podemos criar um novo formulário, já que não há interface gráfica. criaremos então um novo módulo, que é um arquivo de código que não está associado a nenhum formulário. também poderíamos ter criado um classe, mas como não entendemos nada de classe e objetos o deixaremos para mais adiante. Nomeamos o módulo como "ModPrincipal", e acitar.

    Uploaded Image: shot6.png.

  3. Observe que no código apareceu uma função, automaticamente, como ocorreu na segunda parte deste tutorial.

    ' Gambas module file

    PUBLIC SUB Main()

    END

  4. Todos os programas cujo inicio não é em um formulário, devem ter uma função, chamada "Main", que será a que se executa e é a responsável pelo inicio do programa. agora mesmo não há nada, e se executássemos o programa, nada aconteceria.  De fato, este é o programa mais simples que podemos escrever com o Gambas. Adicionaremos agora o código para mostrar a nossa mensagem. Não utilizaremos a classe "Message", que faz parte do componente gráfico do Gambas, e sim uma função chamada "PRINT" que permite "imprimir" mensagens no console:

    ' Gambas module file

    PUBLIC SUB Main()

    PRINT "Hola Mundo"

    END

  5. Para entendermos melhor o resultado do programa, vamos aprender a compilar um programa. Vamos até o menu "Projeto" e pressionemos a opção "Criar executável". se não aparecer nenhuma mensagem de erro, já tens o executável pronto para utilizar. Onde foi parar? com certeza está na pasta do projeto, se o projeto encontra-se em /home/usuário/OlaMundo, o executavel estará dentro desta pasta, e com o nome "OlaMundo".

  6. Abra um janela de terminal, vá até a pasta do projeto e execute o programa para ver o resultado.

    Uploaded Image: shot7.png

É o momento de dizermos que há dois tipo de programação, os compilados e os interpretados. Os primeiros, ao compilar criam verdadeiros binários, códigos intendível diretamente pelo microprocessador do equipamento. Os segundos, alguns não dispõe de um compilador (como o shell bash), outros o compilador gera um código intermediário, como é o caso de Java ou Gambas. Este código intermediário não é entendido diretamente pelo microprocessador, e sim por um programa chamado interpretador (gbx no caso do Gambas), faz-se de intermediário entre a execução real do programa e o código intermediário. a razão de usar esse código intermediário, é que é mais rápido que o código "humano" que nos escrevemos e mais lento que o código binário.

A vantagem é que o código gerado pode ser executado em qualquer maquina para a qual exista um interpretador da linguagem independente da marca do processador ou do sistema operacional. Como incoveniente, é o rendimento menor(não podemos utilizar para aplicações que exijam grande rendimento do equipamento) e é necessário ter o interpretador instalado na maquina.

 << Anterior     Próximo >>  




Autor e licença

Publicado por Vários autores em http://wiki.gnulinex.org/gambas/4

Licença Creative Commons.

Este conteúdo foi publicado por Antonio Sousa, respeitando as licenças  de publicações . Se for detectado algum erro na atribuição do tutorial relacionado com seus direitos de atribuição contate gambastutor@yahoo.com.br e procederemos as modificações


   
Hosted by www.Geocities.ws

1