Os Maus Vinhateiros

Comentários de Frei Paulus ([email protected])

 

1. O que podemos entender da figura da vinha?

Vejamos o entendimento do que venha a ser a vinha, nesta comparação apresentada por Jesus:

Kardec: a lei que Deus estabeleceu;

Ceha: o mundo;

Cairbar Schutel: a religião;

Rodolfo Caligaris: a Religião do Amor que deverá ser implantada na Humanidade terrena;

Feesp: a humanidade e significa o laboratório da vida terrestre e a Lei de justiça e amor que Deus estabeleceu.

E outras interpretações são possíveis, já que, segundo Emmanuel, é esse mesmo o objetivo das parábolas: "as parábolas do Evangelho são como as sementes divinas que desabrochariam, mais tarde, em árvores de misericórdia e de sabedoria para a humanidade" (O Consolador, item 290).  Cada semente abre a seu tempo, a depender, dentre outros fatores, do tipo de terreno que a recebe.

As religiões dogmáticas têm interpretado esta e as outras parábolas de forma a defender seus interesses de dominação sobre as mentes infantis. No entanto, Jesus, principalmente nesta parábola, vem nos dizer dos maus sacerdotes, aqueles que distorcem as suas palavras de amor para garantir prestígio, honras, etc.

A vinha pode ser entendida como sendo o nosso planeta Terra e nós, como os responsáveis atuais por fazer a vinha frutificar, temos que nos modificar de modo que os frutos produzidos sejam bons.

2.  Quem são os vinhateiros?

Os vinhateiros são, principalmente, os condutores das almas, os líderes religiosos de todos os tempos, os responsáveis por reconduzir os Espíritos a Deus.

3.  O que significa: a pedra que os edificadores tinham rejeitado tornou-se a pedra angular?

Jesus é a pedra angular. Os fariseus (de todas as épocas, principalmente os de hoje) rejeitaram e rejeitam a palavra e o exemplo de Jesus. Muitos se envergonham de se dizerem seguidores dele, mas ele é a pedra angular, isto é, a principal pedra da obra, aquela que dá sustentação a todo o edifício. Rejeitar Jesus significa se comprazer nos vícios e nas paixões, se entregar à maledicência, à mentira, aos papéis que mais se prestam a animais que a homens. 

Significação de algumas idéias desta parábola:

Figura

Interpretação
Proprietário Deus
plantou criou
vinha planeta Terra
cercou-a protegeu
sebe (cerca) com leis universais e imutáveis (se as observássemos fielmente seríamos poupados do sofrimento e das dores)
lagar (lugar onde se espreme a uva para fazer o vinho) a Lei da Reencarnação, a partir da qual somos apresentados às mesmas oportunidades onde erramos e, através dos sacrifícios, aprendemos a Lei do Amor e evoluímos
torre (lugar de onde se observam os possíveis invasores) a vigilância que devemos ter por conta das nossas tendências e inclinações inferiores. Os invasores são tanto os nossos defeitos quanto os espíritos obsessores que, não encontrando o "orai e vigiai" que nos compete, adentram à morada e fazem o "estrago".
servos os profetas e missionários enviados por Jesus: Moisés, Elias, Eliseu, Daniel, João Batista, etc.
próprio filho Jesus

Que Jesus nos abençoe e ilumine hoje, agora e sempre!

Fiquem na paz!

Frei Paulus.

 

 

Voltar

Hosted by www.Geocities.ws

1