|
|
|
Saturno
na astrologia é considerado o Senhor do Karma. Representado como
um velho sobre um véu com uma foice, lembra o Eremita, a carta 9
do Tarô.
Simboliza o tempo de plantar e colher, o tempo que
devora as suas criações.
Onde está Saturno no mapa existe tempo e experiência,
por isso o dever de darmos continuidade a uma tarefa já iniciada
no nosso processo evolutivo.
A culpa surge pela frustração em não conseguirmos
cumprir nossos compromissos. E quanto mais se adia o dever por
impotência ou auto-exigência, mais culpa se sente e mais se
emaranha na teia do karma, onde os deveres se transformam em
dívidas.
Saturno mostra onde a evolução só se dará pelo
trabalho, luta, esforço e disciplina, ou muitas vezes pelo dor. A
dor precisa ser desmistificada, pois o sofrimento gera
consciência. Pela dor nos conscientizamos dos aspectos em nós que
precisam de atenção e desenvolvimento. E a própria dor na sua
releitura, é a dificuldade de aceitar as provações, os limites
impostos pelo destino. Afinal, sofrer é saber suportar.
É importante lembrar que Saturno na sua constituição
física é um planeta coberto de gelo, os anéis são de gelo
cristalizado e de baixíssima densidade, logo se fosse colocado na
água, boiaria!
Conclusão:
quando
assumimos nossas escolhas e responsabilidades, os problemas que
parecem tão pesados, se tornam leves. Porque simplesmente os
aceitamos independente do tempo que nos exige para resolvê-los.
Saturno na mitologia greco-romana foi o segundo a reinar
no universo. Como castrou seu pai e o destronou, foi destronado
por um filho. E assim foi inaugurado o karma, pois aqui se planta,
aqui se colhe e deveremos provar das experiências que propomos ao
outro - assim o Mahatma Jesus dizia: "Ame o teu próximo como a ti
mesmo".
Com o intuito de controlar essa sina, Saturno engolia
os seus filhos. Nossos filhos são nossas obras, criações, pedaços
de vida que saem de nós. Por isso a idéia de que a área onde está
o planeta saturno no nosso mapa é onde há um velho tirano
promovendo restrições e dificuldades, porque ali engolimos nossos
filhos, nos castramos e nos cobramos uma perfeição. E nunca
estamos prontos.
Depois que Saturno foi destronado por Júpiter, ele
perdeu sua imortalidade e vagou pelo mundo ensinando seu
conhecimento. Foi a idade do "outro", quando todos os homens eram
reconhecidos nas suas individualidades e por seus próprios
valores. É por isso que também onde temos saturno há um velho
sábio, capaz de construir naquela área grande prosperidade. É o
máximo da realização na matéria, é a teoria na prática, a evolução
espiritual, a conquista da dignidade humana.
Saturno rege o signo de capricórnio, o mês da entrada
do ano novo. A mensagem dos céus é portanto, comecemos o ano com
responsabilidade. Não é hora de sonhar, o momento requer manter a
mente quieta, a espinha ereta e o coração tranqüilo. Os castelos
no ar precisam de cimento se desejamos realizá-los. É isso que
confere saturno: a realidade é concreta. Para chegarmos ao alto da
montanha os passos têm que ser cautelosos e firmes. É preciso
saber onde se pisa para não atrasar a empreitada. Isso é
responsabilidade! Isso é sabedoria!
E essa é a lição do Senhor do karma: posso escolher
entre viver como um velho tirano, engolindo meus filhos, minha
auto-confiança, me cobrando, me exigindo e tornando as
experiências difíceis e dolorosas, ou viver como um velho sábio,
que sabe ter paciência e perseverança aceitando e assumindo
responsavelmente os desafios.
A escolha será sempre nossa. E... isso gerará o karma.
Tenha uma vida plena de Verdades e Plenitude para
aceitá-las.
|