Boletim Mensal * Ano IV * Setembro de 2006 * Número 43

           

 

Uma página de culinária

COZINHADOS NO NORDESTE

Ricardo Vilardebó, proprietário e emérito cozinheiro do “Sítio da Calma”,

Praia de A Ver o Mar - Sirinhaem. (fone 88374418)

 

 

Desde que comecei a viver no Brasil e a comunicar com este povo, sobretudo o nordestino, que percebi a necessidade de abrasileirar o meu português para ser compreendido. E o mais difícil, que ainda é hoje, foi conseguir exprimir o meu pensamento no curto vocabulário aqui utilizado.         Por outro lado, torna-se quase um jogo, até divertido, entender certo palavreado e expressões utilizadas, algumas, resistentes ao tempo, de um português centenário.

Apesar de eu ter uma certa tendência purista para corrigir o português falado ou escrito pelos meus interlocutores nordestinos (os amigos, claro), a realidade é que a fala, nos seus inúmeros idiomas, existe para que as pessoas consigam comunicar entre si e entenderem-se e isso, de uma forma ou de outra, melhor ou pior, acontece aqui (quase sempre...)!

A minha preocupação hoje, é conseguir não perder o vocabulário que não consigo utilizar no meu dia-a-dia.........

Mas é com total despreocupação, que vos falo, hoje, de uma receita que é, habitualmente, muito apreciada por quem a degusta – coisas do mar com mamão e leite de coco.

Começo por cortar uma cebola grande, tronchamente, meio pimentão vermelho em tiras finas e um mamão médio descascado em cubinhos. Corto 500 grs de filés de peixe (carne branca) em pedaços de 3cm. Descasco 500 grs de camarão grande cru. Retiro das conchas cerca de 150grs de sururu.

Coloco o wok a aquecer. Deito, dentro, um pouco de azeite, a cebola e o pimentão e salteio durante 1min.. Junto o peixe e o camarão. Quando estes ficam esbranquiçados, junto o mamão e meio litro  de leite de coco. Tempero com sal a gosto e uma colher de chá rasa de curry. Deixo cozinhar em lume baixo durante cerca de 15 min. Junto uma colher de sopa de folhinhas de manjericão fresco, apago o lume e deixo tapado durante uns 20 min., tempo suficiente para fazer um arroz branco e preparar uma salada de alface cortada em tiras, temperada com azeite e vinagre de maçã e salpicada com castanha de caju e azeitonas verdes picadas. Antes de servir, dou uma aquecidela no wok.

Fica perfeito se acompanharmos com um bom espumante muito fresco, na companhia de amigos alegres e apreciadores desta vida que vive, recheada experiências enriquecedoras, de beleza e de amor!

 

 

Hosted by www.Geocities.ws

1