|

| |
Slide 3 de 12
Tudo
indica que o estado alfa foi "oficialmente" descoberto pelo fisiologista
cerebral Oskar Vogt entre 1890 e 1900 quando observou que alguns pacientes
que haviam sido submetidos a uma série de sessões hipnóticas
podiam ingressar voluntariamente num estado quase análogo ao gerado
pelo hipnotismo, onde eles informavam sentir um grande bem estar.
Posteriormente, com a criação do eletroencefalograma, pode-se
saber que existem diferentes frequências ou ritmos elétricos
gerados pelo cérebro. Estes ritmos foram divididos basicamente em
4 faixas distintas (veja a seguir) onde cada uma corresponde a um estado
determinado de consciência. Basicamente o que se fez foi ligar um
"eletro" numa pessoa normal e registrar todos os ritmos elétricos.
Observou-se que quando estamos em atividade normal, conversando, trabalhando,
o eletro oscila entre 13 e 30 Hz. E estes valores oscilam de acordo com
o grau da atenção requerida em nossas atividades. Quanto
mais tensos, maior a frequência (30 Hz). Quando dormimos, estes impulsos
diminuem ficando em torno de 8 Hz. Procuraram saber o que ocorria nas pessoas
em coma e descobriu-se que o registro era de 0,5 Hz.
Conclusão: Numa pessoa nervosa, o eletroencefalograma dispara (30
ou mais Hz). Numa pessoa calma ele registra baixas freqüências
(aproximadamente 15 Hz)...
PRÓXIMO SLIDE
|