Hosted by www.Geocities.ws

Teologia Moral
Estudos bíblicos
___
Doutrina Cat�lica

Promessas e Sacrif�cios

As pr�ticas religiosas que caracterizam certas promessas e simpatias adotadas pelos fi�is , como vender santinhos , subir escadarias de joelhos , colocar a imagem do Santo Ant�nio de cabe�a para baixo , n�o t�m nenhum valor teol�gico.

Apenas as obras penitentes revestidas de indulg�ncia , determinadas pela Igreja , s�o obras que contam aos olhos de Deus !

Deus sempre leva em considera��o a f� �ntima das pessoas e n�o um esfor�o ou feito espetacular!

N�o h� com�rcio com a divindade , Deus distribui livremente suas gra�as em conformidade com a nossa f� e a nossa vida. Muitos dizem assim : -- Se Deus me atender , eu vou fazer isso , isso e isso!

N�o!

O desejo de Deus � que a nossa vida seja caridade e penit�ncia , desde que n�o ponha em risco a nossa sa�de e a nossa integridade moral e espiritual.

Jesus Cristo , na cruz , lavou nossas culpas e aliviou nosso fardo , ningu�m precisa fazer uma penit�ncia sem fundamenta��o doutrin�ria e recomenda��o eclesi�stica para alcan�ar uma gra�a. Voc� deve ser um crist�o exemplar . Orar e fazer as penit�ncias recomendadas , bem como as obras de miseric�rdia espiritual e corporal e assim alcan�ar a gra�a solicitada!

Nada , portanto , de supersti��o e crendice popular sem qualquer fundamento teol�gico e prop�sito espiritual !

O mais importante � a f� viva , intensa , no poder de Deus , na Sua miseric�rdia e uma vida crist� , paradigm�tica , exemplar , em conformidade com a Sua Palavra.

Muitas pessoas devido a ignor�ncia espiritual , fazem promessas e sacrif�cios como uma forma de salva��o.

� comum vermos no cotidiano ou em dias santos , principalmente na semana santa , pessoas se autoflagelarem com objetos cortantes , ou subindo escadarias de joelhos, andando descal�o em uma prociss�o.

Deus � um ser infinitamente justo , s�bio e bom . Voc� acredita que Ele proporia um neg�cio - uma troca - para fazer-lhe o bem ?

Voc� , como pai , n�o faz barganhas com seus filhos , seu amor � livre e incondicional . Se somos pais conscientes das nossas responsabilidades e amamos nossos filhos, fazemos todo o bem poss�vel para eles , sem nada em troca. Nossos filhos n�o precisam prometer nada para que fa�amos o bem a eles.

Voc� ficaria contente sabendo que seu filho est� se autoflagelando ?

Deus que � a perfei��o e a bondade absoluta, n�o aceitaria promessas e sacrif�cios que implicassem em sofrimento para o homem , Ele fica agradado pela simples fidelidade do homem aos Seus preceitos e leis.

Se os pais humanos n�o desejam o sofrimento para seus filhos , muito menos Deus gostaria de ver o nosso sofrimento!

H� muitas igrejas que pedem contribui��es pecuni�rias absurdas e afirmam que Deus retribuir� pelo valor oferecido . Deus quer provas �teis de amor ao pr�ximo , quer que sejamos conscientes das necessidades materiais das outras pessoas ou institui��es , para que possam viver com dignidade neste mundo .

Quer , sim , que tenhamos uma vida honrada , uma f� profunda , um sentimento de amor ao pr�ximo insuper�vel.

Deus sabe o que � melhor para n�s ; se precisamos ou n�o , de tal coisa , n�o temos que ficar doentes, pobres ou passar por terr�veis priva��es sem necessidade !

O que importa para Deus � que fa�amos o bem ao nosso pr�ximo ; Ele , definitivamente , n�o necessita do nosso sofrimento . Diz o Evangelho :

"Ao que lhe disse o escriba: Muito bem, Mestre; com verdade disseste que ele � um, e fora dele n�o h� outro; e que am�-lo de todo o cora��o, de todo o entendimento e de todas as for�as, e amar o pr�ximo como a si mesmo, � mais do que todos os holocaustos e sacrif�cios. E Jesus, vendo que havia respondido sabiamente, disse-lhe: N�o est�s longe do reino de Deus. E ningu�m ousava mais interrog�-lo." (Marcos Cap. XII, 32-34)

Autor: Prof Everton Jobim

1