Principal

Doutrina Católica

____________________________

IGREJA ORTODOXA (Cismática)

____________________________

Resposta à carta de um leitor da Igreja Cismática que não concordava com as análises do Prof Jobim sobre a doutrina da sua Igreja.

____________________________

Os meu comentários sobre a doutrina 'ortodoxa' centraram-se largamente nas afirmações do texto em castelhano que tematizava a doutrina ortodoxa em relação com o catolicismo romano , num site ortodoxo.(http://www.orthodox.org.mx/organizacion.htm)

Eu não apresentei essas teses para desmerecer ninguém ou para acirrar animosidades , mas sim , para fazer uma constatação teológica e doutrinária objetiva

O leitor tenta nos conduzir à aceitação da doutrina ortodoxa como se essa fosse a autêntica doutrina , a verdadeira revelação - a leitura comum da mensagem bíblica !

Não tenho nenhuma antipatia pelos ortodoxos , muito pelo contrário , admiro muito essa Igreja , mas sou obrigado a apontar as diferenças e o anátemas existentes em suas teses , com vistas , até mesmo , a colaborar num esforço de aproximação doutrinária maior no futuro.

Não obstante o empenho ecumênico do Papa João Paulo II , este foi violentamente atacado em sua viagem a Grécia , recebendo , até mesmo , ameaças de morte !

E a Igreja Católica quase foi impedida de funcionar na Rússia por decisão do Parlamento

____________________________

IGREJA ORTODOXA

____________________________

A expressão 'ortodoxo' significa doutrina correta . Se eu admito que a Igreja cismática é , de fato , ortodoxa , eu estou necessariamente aceitando que esta Igreja possui uma doutrina correta em oposição a outras doutrinas , incluindo a doutrina da Igreja Católica Apostólica Romana , que seriam menos ortodoxas ou não ortodoxas.

Por isso optei pela expressão ' Igreja cismática ' que corresponde efetivamente ao estatuto desse grupo de igrejas particulares em face do Código de Direito Canônico da Igreja Católica Apostólica Romana

Igrejas que não estão plenamente unidas à Sé romana por não aceitarem se submeter à autoridade do Papa e do Colégio Episcopal , bem como por discordar quanto à natureza e a extensão de poder dessas instituições .

Quem não se submete à autoridade do Papa , às decisões da Cúria Romana e do Colégio Episcopal é , objetivamente , falando , cismático ; isso não é um um juízo de valor ou a expressão da nossa subjetividade, é um dado.

______________

O Cisma

______________

Houve uma aguda divergência doutrinária entre as duas Igrejas , no passado , e adveio o cisma , mas os atritos já vinham de muitos antes .

Eu , inclusive , apresentei a versão 'ortodoxa' sobre a origem da sua própria igreja , afirmando que estes não se consideram nascidos sob a inspiração de Fócio ou de Miguel Celulário , mas que se consideram herdeiros da Igreja de Cristo e dos apóstolos.

Segundo o Código de Direito Canônico , grupos heréticos e cismáticos continuam sob jurisdição da Igreja Católica , mesmo que não desejem , em matéria de fé e moral.

Uma união doutrinária futura entre as duas igrejas , só será possível quando não existirem doutrinas que motivem anátemas entre elas.

O Papa Paulo VI em um encontro com o patriarca ecumênico de Constantinopla Atenágoras revogou a excomunhão existente desde o grande cisma de 1054 ; os católicos estão autorizados em situações especiais , nas quais não exista padre católico , a receber a eucaristia , o batismo , o sacramento do perdão e a extrema unção de sacerdotes ortodoxos. Regularmente não é autorizado aos católicos participarem da vida litúrgica cismática. E tampouco é permitida a celebração conjunta da santa missa entre católicos e ortodoxos.

______________

Energia Incriada

______________

Diz o artigo do site em castelhano

" La enseñanza de los Católicos Romanos sobre la "gracia salvadora creada" no es debido solamente a su errónea noción sobre la Salvación pero también sobre una enseñanza hereje sobre Dios.

Los Católicos Romanos generalmente identifican la esencia divina no creada con la energía de Dios y claman que Dios es "actus purus". Por lo que es imposible que acepten la comunicación real de la energía divina no creada, porque esto significaría que también las criaturas participan de la divina esencia. Para evitar el Panteísmo, es decir, la comunión real de la esencia divina por las criaturas, ellos enseñan que la gracia divina salvificante la cual es participante por el mundo, es creada.

Sin embargo enseñan que los que son salvados tienen una relativa comunión con la esencia divina clamando que los Santos tienen una dichosa visión de la esencia divina, esta es una enseñanza que es inaceptada por los Padres Ortodoxos.

Los Católicos Romanos tienen nociones cosmológicas engañosas, que les permiten examinar la esencia divina, porque la identificacian con las energías divinas La presunción de la Teolología Católica Romana es la "analogía fidei' (analogía de la Fe). Todas las cosas en el mundo son principalmente pinturas en el tiempo de los originales (arquetipos) que existen en la esencia del Unico (Dios).

Los Católicos Romanos después de la identificación Escolástica de la esencia divina con la energía divina, a fín de evitar el obvio Pateísmo, usan el sofísmo de que Dios no tiene una relación directa y real con el mundo, (porque esto significaría una sustancial dependencia de la esencia divina por el mundo), sino que Dios tiene una relación indirecta con el mundo, que Dios supuestamente concibe los arquetipos (los originales) de la Creación y el Orden entre ellos que es la eterna ley divina en su ausencia y sin haber nacido, consecuentemente Dios conoce y ama al mundo en sus arquetipos (originales). Pero entonces algunas preguntas pueden dar origen: "

_______________________

Comentários

_______________________

"Uma energia incriada " não essencial " ou uma energia " não criada essencial " são conceitos que não encontram paralelo na doutrina católica .

Deus é um ser que existe fora do tempo e do espaço , eterno , imutável , indiviso , substância simples , onipotente , onisciente e onipresente .

Afirma-se que Deus é onipresente ; a rigor , Deus é um ser que não possui restrições , limitações espaço-temporais , pois tem todas as regiões do mundo em si ; e está igualmente em relação com qualquer uma das regiões do mundo criado.

Deus , para , os católicos conhece os mal e suas consequências, mas não tem o mal em si, porque o mal é consequência da ação do homem primevo , da criatura , que por transgredir às leis de Deus ficou vulnerável ao sofrimento , cedendo às tentações dos anjos apóstatas.

Deus é ato puro , sem potência , e , portanto , o mal não pode ter efeito em Deus, apenas em seres criados e limitados, em termos espaço-temporais.

O homem passou a viver num mundo cheio de restrições , expulso do paraíso.

O trecho do artigo extraído do site ortodoxo , onde se fala claramente em energia 'não criada' porém não essencial

" Al contrario , los Padres ortodoxos ensenan una distinción unidimencional entre la esencia divina no creada y la energía divina no creada, toda vez que la esencia divina no es participada. (Sínodo de Constantinopla 1341 D.C. y Art. 10 de la confesión de fe de Constantinopla, 1727. D.C.).

_______________________

Tradução

_______________________

Os padres ortodoxos ensinam uma distinção unidimensional entre a essência divina não criada e a energia não criada , toda vez que a essência divina não é participada .

Conforme a los Padres Ortodoxos la Esencia Divina ni es aprovechada por el cerebro humano ni es identificada con las energias atributos y aptitudes divinas. (Padre Loannis Romanidis, pag. 16,29,30,).

__________________________

Tradução

__________________________

A Essência Divina não é aproveitada pelo cérebro humano nem é identificada com as energias divinas

En otras palabras, los humanos pueden participar en las energías y es exactamente que Dios a través de sus energías no creadas (y no con su esencia) crearon al mundo de la nada, El lo gobierna y lo conoce. "

_______________________

Comentários

________________

Deus criou o mundo com sua energia não criada , e não com a sua essência. Segundo o catolicismo, Deus criou o mundo por um ato de vontade, fazendo surgir o universo do nada , sem qualquer forma prévia de matéria.

_______________________

Filioque

_______________________

Ao contrário do que diz o leitor o filioque não foi um conceito positivo , inventado pelos homens

( sínodo de Toledo ou por Carlos Magno ou por quem quer que seja ) mas uma verdade divina revelada.

O Deus Filho é uma processão intelectiva em Deus e o Deus Espírito Santo é uma processão volitiva.

O Espírito Santo procede do Deus Pai e do Deus Filho .

Só o Deus Pai é que não procede de ninguém.

O Cristo mesmo afirma que enviará o Espírito Santo do Pai . Não há nenhum rebaixamento na adoração da Terceira Pessoa em admitir que esta procede do Deus Filho , nem , tampouco , o Deus Filho Se transforma em Pai do Deus Espírito-Santo. Quando uma das pessoas atua , traz sempre as outras duas , com as quais está unida em substância. O Deus Filho , também , quer o envio do Espírito Santo ; e se Ele quer esse envio, é porque Dele também procede o Deus Espírito Santo. O Deus Filho é a inteligência divina e como tal , o Espírito de Verdade deve dele proceder .

A existência de três Pessoas, em Deus, foi revelada Cristo que mandou seus Apóstolos irem e batizarem a todos "em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo"(Mt XXVIII, 19). Cristo Jesus falou aos homens das relações das três Pessoas em Deus uno, dizendo que "o Filho procede do Pai" - "ex Deo processit" (Jo VIII, 42) -- e disse que o Espírito Santo, Amor de Deus, é o Espírito enviado pelo Pai e por Ele, pois o Espírito Santo procede do Pai e do filho, Jesus disse: "Quando vier o Espírito Paráclito que Eu vos enviarei do Pai, o Espírito de verdade que procede do Pai". (Jo. XV,26).

Em Deus, só existem distinções , em suas relações. Em Deus não há "acidente" . As relações em Deus não são "acidentes" , são a própria essência divina , pela qual Deus é subsistente. Em Deus , portanto , 'Pessoa' é relação , enquanto subsistente , ou seja a própria essência divina.

Em Deus existem quatro relações e três Pessoas.

As pessoas são as relações ; a principio , deveriam existir quatro pessoas e não três , como Cristo nos revelou .

Processão intelectiva : Paternidade e Filiação .

Processão volitiva : Expiração e Processão .

As relações opostas têm que pertencer necessariamente a pessoas divinas distintas.

Paternidade e Filiação são relações opostas. A Paternidade corresponde a uma Pessoa - o Pai - , e a Filiação corresponde a outra ao Filho. A Paternidade subsistente é a Pessoa do Pai.A Filiação subsistente é a Pessoa do Filho. Expiração e Processão são relações que se opõem entre si , mas não se opõem nem à Paternidade nem à Filiação. Portanto, se a expiração se opõe à processão , elas não podem pertencer ambas a uma só Pessoa, quer ao Pai , quer ao Filho. É impossível que a "processão" - Deus amado - pertença ao Pai e ao Filho juntos, nem a cada um em separado, isto obrigaria o ato do querer divino preceder ao ato do entender divino. O que é impossível em termos lógicos , pois o conhecer precede logicamente o querer.

A Expiração é comum ao Deus Pai e ao Deus Filho , por essa razão , o Espírito Santo procede de ambos .

Essas reflexões são de caráter ontológico , em Deus não existe o tempo e o espaço , um antes e um depois . Não há um momento em que Deus começa a "Se conhecer" , nem um momento em que começa a manifestar o Seu amor. Tudo ocorre simultaneamente . Apenas é feita a distinção em termos de relação real , porque assim foi revelado por Cristo , como caraterística imanente da natureza divina , que é um ser racional e deseja , dessa forma , Se fazer conhecer aos homens.

_______________________

Maria , a Imaculada Conceição

_______________________

Maria Santísima , o vaso honorífico , a origem da dimensão humana do Cristo , ficou , desde o seu nascimento , isenta da culpa original ; ela recebeu a graça justificadora por antevisão da sua missão de permitir a vinda ao mundo do Cristo salvador. Essa verdade já era reconhecida pelos comentaristas sacros dos primeiros séculos. A Igreja selou com dogma essa verdade de fé , por decisão do Papa Pio IX.

______________________________________________

a) Negar a Imaculada Conceição e a Assunção de Maria é anátema.

b) Dizer que a comunhão deve ser ministrada obrigatoriamente em duas espécies é anátema.

c) Dizer que a eucaristia e a crisma devem ser ministradas para bebês é anátema .

d) Negar a existência do pecado original é anátema.

e) Dizer que o batismo só é válido por imersão é anátema .

f) Afirmar que a culpa é perdoada com a pena é anátema .

g) Afirmar que o casamento pode ser anulado em caso de adultério é anátema .

h) Afirmar que a Crisma pode ser ministrada normalmente pelo sacerdote é anátema .

i) Negar a virgindade perpétua de Maria é anátema

____________________________________________

Catecismo do Concílio de Trento , Sessão V (17-6-1546) . Decreto sobre o pecado original

" 789. 2) Se alguém afirmar que a prevaricação de Adão prejudicou a ele só e não à sua descendência; e que a santidade e justiça recebidas de Deus, e por ele perdidas, as perdeu só para si e não também para nós; ou [disser] que, manchado ele pelo pecado de desobediência, transmitiu a todo o gênero humano somente a morte e as penas do corpo, não porém o mesmo pecado, que é a morte da alma - seja excomungado, porque contradiz o Apóstolo que diz: Por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte e assim a morte passou para todos os homens, no qual todos pecaram. (Rom 5, 12).

790. 3) Se alguém afirmar que esse pecado de Adão - que é um pela origem e transmitido pela propagação e não pela imitação, mas que é próprio de cada um - se apaga ou por forças humanas ou por outro remédio, que não seja pelos méritos de um único mediador nosso Jesus Cristo, que nos reconciliou com Deus por seu sangue, fazendo-se para nós justiça, santificação e redenção (I Cor 1, 30); ou negar que o mesmo mérito de Jesus Cristo, devidamente conferido pelo sacramento do Batismo na forma da Igreja, é aplicado tanto aos adultos como às crianças - seja excomungado, porque sob o céu nenhum outro nome foi dado aos homens, pelo qual devamos ser salvos (At 4, 12); daí aquela palavra: Eis o cordeiro de Deus que tira os pecados do mundo (Jo 1, 29); e esta outra: Todos vós que fostes batizados em Cristo, vos vestistes de Jesus Cristo (Gl 3, 27)."

____________________________________________

Outras divergências doutrinárias

1) Negar que Deus , pelo uso da razão , também possa ser conhecido por analogia em face da realidade criada constitui anátema ( Concílio Vaticano I )

2) Os ortodoxos afirmam que a substância do pão e o vinho são trocadas e não que ocorre uma transformação dessas substâncias no corpo , no sangue , na humanidade e na divindade de Cristo. Eles consideram que sem a Epiclese não ocorre 'transubstanciação'.

3) A vida monástica é muito difundida entre os ortodoxos daí a afiramção de que os padres também deveriam usar a barba

4) Quanto às penitências aos santos , a informação estava presente no texto do site mencionado , que negava essa modalidade . Se o leitor afirma o contrário , tanto melhor , espero que seja prática comum entre todas as igrejas ortodoxas.

5) Neste mesmo site , a transubstanciação era negada , criticava-se o conceito católico , afirmando a metábole , um outro texto otodoxo em outro site , falava em transubstanciação , daí a afirmação de que havia a aceitação de um conceito diferente entre os ortodoxos. De toda forma , tarnsubstanciação é um conceito diferente de metábole

Muito grato

Autor: Editor, EJ

_____________________________________________________

Trecho do artigo em castelhano da Igreja Ortodoxa

_______________________

La cosmología de San Agustín no permitió la existencia de voluntades que se opusieran a la voluntad divina. Por lo tanto, conforme a los Católicos Romanos no solamente la muerte sino que aún la caída del hombre en manos del Diablo es un castigo de Dios.Los teólogos Católicos Romanos consideran a Dios como la causa de la muerte y ven a la muerte y a la corrupción como resultado de la desición de Dios considerar a la humanidad culpable y para castigarla.Conforme al entendimiento Católico Romano. Dios se encarga de alguna manera, de los trabajos bíblicos de Satanás, para castigar a los humanos con la muerte, la corrupción y con toda aflicción humana. La enseñanza de los Católicos Romanos sobre la "gracia salvadora creada" no es debido solamente a su errónea noción sobre la Salvación pero también sobre una enseñanza hereje sobre Dios.Los Católicos Romanos generalmente identifican la esencia divina no creada con la energía de Dios y claman que Dios es "actus purus". Por lo que es imposible que acepten la comunicación real de la energía divina no creada, porque esto significaría que también las criaturas participan de la divina esencia. Para evitar el Panteísmo, es decir, la comunión real de la esencia divina por las criaturas, ellos enseñan que la gracia divina salvificante la cual es participante por el mundo, es creada.Sin embargo enseñan que los que son salvados tienen una relativa comunión con la esencia divina clamando que los Santos tienen una dichosa visión de la esencia divina, esta es una enseñanza que es inaceptada por los Padres Ortodoxos.Los Católicos Romanos tienen nociones cosmológicas engañosas, que les permiten examinar la esencia divina, porque la identificacian con las energías divinas.La presunción de la Teolología Católica Romana es la "analogía fidei' (analogía de la Fe). Todas las cosas en el mundo son principalmente pinturas en el tiempo de los originales (arquetipos) que existen en la esencia del Unico (Dios).

LINK RELACIONADO :

Balanço do relacionamento entre católicos e ortodoxos

Hosted by www.Geocities.ws

1