Principal

DOUTRINA CATÓLICA

Mito e Religião

_____________________________________________________

JESUS FOI UM MITO ?

_____________________________________________________

PERGUNTA : Elementos da vida de Cristo estão presentes em outras religiões estranhas ao judaísmo ( politeístas , panteístas e gnósticas ) e até mesmo em mitologias , cito como exemplo Zeus , Dionisio , Mitra , Zoroastro , Buda , Horus , Venerável Beda , Hércules , Apolo , Apolônio de Tiana , Krishna , Tamuz , Lao Tzu , Baal e etc . O mesmo vale para a Virgem Maria que possui correspondência em Isis , Afrodite , Atena , Diana e assim por diante . Os elementos comuns são : o nascimento de seres divinos em mulheres virgens , a união de Deus com humanos , gurus que eram chamados de "caminho" , "luz" , "vida" , "bom pastor" , que faziam milagres , lutavam contra o mal , eram comparados ao sol , voltavam a viver após a morte , tinham geralmente doze seguidores e etc .O cristianismo não seria uma construção sintética sobre esse conjunto de religiões anteriores ao cristianismo ? Como é possível tanta coincidência ?

_____________________________________________________

RESPOSTA

_____________________________________________________

Inicialmente devemos fazer algumas observações . Como se sabe , os relatos míticos possuem variações significativas e os críticos do cristianismo destacam sempre os elementos mais próximos da vida de Jesus Cristo para tentar desacreditar a mensagem cristã.

Em segundo lugar , cumpre observar que os povo judeu travou contato com outros povos e outras culturas , tanto em termos pacíficos quanto em termos bélicos ; logo é provável que um intercâmbio cultural tenha ocorrido . Estudiosos verificam semelhanças entre o Livro dos Mortos do Egito e Leis da Babilônia com a Torá . Histórias do Antigo Testamento possuem uma certa correspondência em outras culturas como , por exemplo , a queda de Lúcifer , a idéia de um paraíso perdido , Caim e Abel , a Arca de Noé , a Torre de Babel , Sansão , Jonas e a baleia e etc . Esse fato indicaria o quê ? Cópia ou distorção , por outras culturas , da mensagem revelada aos judeus , ou vice-versa?!

O Patriarca Abrãao veio da região da Mesopotâmia para a Palestina , os hebreus foram escravizados no Egito , conviveram com outros povos na região ; quando voltaram à Terra Prometida , foram escravizados , também , pelos babilônicos , estiveram em contato com a civilização helênica e romana . Cabe lembrar que Alexandre , o Grande , levou o seu império até a India . É , portanto , altamente provável que elementos culturais tenham sido trocados . Posteriormente vieram os romanos que construíram um império gigantesco abarcando quase toda a Europa ocidental partes do norte da África e vastas regiões da Ásia . Além disso , existem valores e idéias sobre a transcendência , sobre a ordem espiritual , sobre Deus , que são mais ou menos comuns aos mais diversos povos e que reforçam a idéia de unidade do gênero humano . Elementos , inclusive , identificáveis ao nível dos arquétipos , do chamado " inconsciente coletivo ".

A vida de Jesus Cristo como era hábito na Antiguidade em relação aos grandes homens , foi escrita com riqueza estilística , e esse fato pode aproximar alguns elementos dessa narrativa de outros mais distantes . Contudo afirmar a partir dessa constatação feita hoje, no século XXI , com recurso aos mais modernos meios de comunicação e informação , que houve uma construção artificial do cristianismo é algo absolutamente forçado e , consequentemente , bizarro . Como poderiam naquele tempo esses possíveis criadores de mitos ter acesso aos textos sagrados e aos relatos orais de culturas tão distantes , sem a facilidade de acesso a livros e documentos em arquivos e bibliotecas ? Sem falar na Internet , obviamente !

A vinda de Cristo foi profetizada no Antigo Testamento por Isaias , nos Salmos e por outros profetas ; portanto , era de conhecimento público que haveria um Salvador , um Messias , tal como as profecias informavam . O Messias ( O Ungido por Deus ) que viria libertar espiritualmente o chamado povo de Deus . Por essa razão outros indivíduos podem ter reivindicado o título de Messias . Mas , no caso de Jesus , é muito dificil uma farsa , porque o volume de escritos concentrados em um determinado período de tempo e com alto grau de concordância , torna muito remota a possibilidade de fraude .

Fraude que durou tanto tempo e convenceu tanta gente seria inédita na história ! A vida de Cristo é narrada pelo historiador Flávio Josefo , no Talmude da Babilônia ; Cristo é citado pelos escritores romanos Suetônio , Plinio e Tácito e por diversos escritos apócrifos da Antiguidade .

No Talmude , em um livro escrito no ano 33 dC , ' Tol'doth Yeshua ', passado pelos massoretas da Babilônia , Jesus é mencionado como "Ben Pandera" ( Filho de Pandera ) . No Talmude babilônico é dito que Jesus foi pendurado no início da Páscoa , o Talmude se refere a Jesus como Ben Pandera ou Ben Pantere (corupção do Grego : "Filho da Virgem" , ' parthenos ' significa filho da Virgem ). Na Baraila está registrado : "no começo da Páscoa eles penduraram Yeshu (de Nazareth) sem possibilidade de perdão ". Sanhedin 43 a. fala dos discipulos de Jesus. A Toseifas menciona Jesus e diz " Jesus , Filho da Virgem ensinou-me "

A genealogia de Jesus é traçada nos evangelhos de Lucas e Mateus . São Paulo afirma que Jesus foi visto ressuscitado por uma multidão . Os Padres Apostólicos , os sucessores dos apóstolos de Cristo nas suas respectivas dioceses , conheceram os apóstolos . Portanto a possibilidade de uma construção mitológica é quase nenhuma ! Seria o mesmo que duvidar da existência de Aristóteles , Júlio César e assim por diante .

________________________________________________

DESTINO DO CORPO DE CRISTO

_______________________________________________

PERGUNTA

Não poderia ter havido uma fraude com o corpo de Cristo ? Não poderiam tê-lo roubado ? Não teria sido possível que Jesus Cristo , na verdade , não tenha morrido e tenha sido retirado vivo da Igreja ?

___________________________________________________

Será que alguém antes de Cristo , que desejasse promover uma fraude , não teria pensado em roubar o corpo de algum candidato a Messias ?

Será que os seguidores de Jesus acreditariam numa fraude dessas , a ponto de aceitar o martírio ?

Por que uma hipotética fraude com Jesus teria sido bem sucedida , e outras não ?

Será que nenhuma pessoa das que acreditou ao ver Jesus ressuscitado como afirma Paulo -- cerca de 500 , em uma única oportunidade -- teria suspeitado de fraude ?

Se Jesus não ressuscitou para onde foi seu corpo ?

Havia rumores de que Jesus era o Messias e que haveria de ressuscitar , por essa razão as autoridades do templo e as autoridades romanas estavam muito atentas para qualquer erro na avaliação das condições de Jesus ou para fraudes no túmulo . Os homens que constataram a morte de Cristo eram experientes , executavam centenas de pessoas . O tórax de Cristo foi aberto com uma lança ; as suas condições gerais e os conhecimentos médicos da época não permitiriam uma sobrevivência prolongada , mesmo que NS Jesus Cristo tivesse sido retirado vivo . Além evidentemente dos judeus partidários de outros grupos reliosos e políticos , que não acreditavam na mensagem de Cristo , estarem atentos contra eventuais fraudes .

Os povos da antiguidade acreditavam em fatos extraordinários de divindades ou de semi-deuses , mas não em atos sobrenaturais realizados por um homem com as características plenas de um homem , ou seja , de um mortal. Por isso , o impacto de verem um homem ressuscitar dos mortos era plenamente justificado .

Há correntes hindus que afirmam ter sido Jesus um místico que teria desenvolvido uma técnica para controlar a respiração e os batimentos cardíacos , a ponto desses não serem percebidos , o que permitiria o reconhecimento equivocado da morte do indivíduo nesse estado , até mesmo por pessoas experientes . Mas o problema é que esse tipo de controle não pode ser feito nas condições de Jesus , somente um milagre explica a ressurreição.

__________________________________

O TESTEMUNHO DOS APÓSTOLOS

___________________________________

São Papias (séc I) - padre apostólico , bispo de Hierápolis , próximo a Laodicéia e Colossae , no vale de Lycus na Phrygiateria . Escreveu uma obra em cinco livros , logion kyriakon exegesis . Teria conhecido S. João , o evangelista ; foi chamado por S. Irineu : "ouvinte de João, e companheiro de Policarpo , um homem dos primeiros tempos ". Recepcionou as filhas do apóstolo Felipe em visita a Hierápolis. Fez comentários sobre os evangelhos de Marcos e Mateus . Segundo Papias , S. Marcos escreveu fielmente , mas sem ordem , o que ouviu da boca de S. Pedro sobre Cristo , porque não fora seu seguidor naquele tempo ; e S. Mateus escreveu ordenadamente , em hebreu , as palavras de Jesus.

Santo Inácio de Antióquia - terceiro bispo de Antioquia, sucessor de S. Pedro . Ouviu São João pregar e conheceu São Policarpo , bispo de Esmirna . Considerado , com Clemente Romano , um padre apostólico .

Os primeiros sucessores de São Pedro na Sé de Roma foram , segundo a tradição , Lino (até o ano 80 ) , Anacleto , também chamado Cleto ( 80 82 ) , e , em terceiro lugar , Clemente , que não só conheceu , como conversou com os apóstolos e pôde avaliar detidamente a importância do magistério apostólico . São Clemente foi o quarto Papa , como indica Santo Irineu . Os dados sobre a sua morte são incertos , o Martyrium Sancti Clementis, dos séculos IV e VI, afirma que Clemente morreu como mártir no Mar Negro , entre os anos 99 e 101. Antes de seu martírio , redigiu a Carta aos Corintios, que é um dos escritos mais conhecidos da antigüidade cristã , pois foi muito citado nos primeiros séculos.

___________________________________

MITO , CIÊNCIA E RELIGIÂO

___________________________________

Qual a diferença entre mito , ciência e religião ? Podem os ateus e agnósticos definir a religião como mito ?

Podemos dizer inicialmente que o mito ignora a realidade , pois cria outra realidade , ou uma irrealidade. Ele nega a racionalidade natural e afirma verdades irracionais e não admite a impossibilidade das suas proposições. Ele constrói uma realidade fantasiosa , uma ilusão , a partir da vida concreta dos homens em sociedade. Mitos continuam a ser elaborados , voluntaria ou involutariamente , mesmo em sociedades nas quais o conhecimento racional e científico é hegemônico . A religião , muito ao contrário , tem a plena consciência de que algumas de suas proposições são impossíveis , irracionais , ou mesmo , absurdas , mas as aceita como mistério , como verdades reveladas , como verdades que não são contrárias à razão , mas sim , transcendentes e portanto sujeitas a ser plenamente inteligíveis em algum momento . O mito , ao contrário , não reconhece a irrealidade das suas afirmações . E o mito científico ocorre quando são intrpoduzidas teorias e explicações que não se confirmam , ou quando ocorre extrapolação do que é autorizado pela observação empírica ; por essa razão podemos dizer que o marxismo e a psicanálise criaram mitos . Pois , a pretexto de fazer ciência , a pretexto de tratar racionalmente as questões , criaram explicações fantasiosas. A religião trata de verdades transcendentes , de verdades que escapam ao entendimento racional puramente natural . Ela aceita que é possível a ocorrência de fatos sem explicação , porque crê numa força transcendente que criou e sustenta a realidade criada e nela pode intervir . Trata-se de uma verdade revelada e também de um verdade constatada empiricamente , pois , de fato , ocorrem fenômenos sem , rigorosamente , nenhuma explicação científica. Mas a religião ensina que a razão é um dom de Deus e jamais deve ser abandonada e também afirma que a fé e a razão são compatíveis , pois a fé é uma virtude que permite crer em verdades que não se pode plenamente conhecer e entender . Onde a ciência não explica , entra a fé na verdade transcendental . A fé só é possível em um ser racional criado à imagem e semelhança de Deus ; feito , portanto , para conhecer e amar a Deus e a realidade criada. A religião condena a criação de mitos , tanto no campo das ciências naturais quanto no âmbito religioso. Os mistérios de fé da religião católica são definidos e conhecidos e serão tornados inteligíveis por Deus , no dia do Juízo , não cabendo aos homens criarem explicações e mistérios onde estes não existem .

_________________________________________

LINK RELACIONADO Definição de Milagre pela doutrina da Igreja

Prof Everton Jobim

Hosted by www.Geocities.ws

1